sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Adventistas realizam ação social na Cidade Operária

Aconteceu no último domingo, 17, a 4ª Ação Social "Servindo com Amor", realizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia da Cidade Operária. Foram atendidas cerca de 2.600 pessoas durante o dia inteiro.

A abertura do evento contou com a apresentação dos grupos Libras e Esperança e, ainda, dos Desbravadores da Igreja Adventista. Após essas atrações, foi feita a oração pelo pastor Sérgio Oliveira, uma vez que a ação também teve um momento de evangelismo.

O evento teve a coordenação do pastor Sérgio Oliveira, de Sônia Oliveira e de Robert Moraes, com apoio da Prefeitura de São Luís. Os serviços oferecidos foram palestras, aplicação de flúor, vacinação e exame de glicemia; oficinas do Centro de Artes Japiaçu e dos Bombeiros, com noções de primeiros socorros. Houve também a emissão de documentos como Carteira de Trabalho e Identidade.

Estudantes se tornam agentes de trânsito por um dia

Juazeiro (BA) - Estudantes da escola adventista em Juazeiro tiveram a oportunidade de participar da primeira blitz educativa da Semana Nacional de Trânsito 2006, que tem como slogan:” Você e a moto uma união feliz”. A blitz que aconteceu na Avenida Adolfo Viana, é uma iniciativa da Secretaria de Transporte e Serviços Públicos da Prefeitura de Juazeiro (Setesp) através da gerencia de trafego e transportes, em pareceria com a 8ª Circunscrição Regional de Transito (Ciretran) e a Policia Militar. A atividade faz parte da programação da campanha que vai até o dia 25.

Segundo o gerente de Trafego e Transporte da Setesp, Onias Mendes, a escolha das crianças que estudam na Escola Adventista, se deu por a escola estar situada em uma rua que tem diversos problemas de trânsito. Ele disse esperar que a ação contribua também para a formação da criança que será no futuro um possível condutor.

“Os veículos que estiverem cometendo algum tipo de infração serão identificado pela Policia e agentes de transito e as crianças farão uma notificação simbólica, entregando junto à notificação panfletos educativos”, explica o gerente.

O estudante da 4ª serie, Mateus Penha Santos de sete anos, já se preocupa com o numero elevado de acidentes. “Queremos conscientizar os motoristas, pois estão ocorrendo muitos acidentes e queremos um transito mais seguro”, afirmou.

De acordo com diretor da Ciretan, Dirley da Cunha Borges, o objetivo da blitz não é autuar, mais sim educar. “No município de Juazeiro de janeiro deste ano até a presente data nós tivemos 419 acidentes e 70% foi em relação à moto. Então esse trabalho é de educar o motociclista para diminuir as infrações”, ressaltou o diretor.

Dirley lembra que existe uma diferença entre motociclista e motoqueiro. O motociclista observa as leis de transito sem infrações, já o motoqueiro é aquele que não obedece às leis de transito. Também Alerta aos pais que só podem transportar crianças em motos a partir dos sete anos de idade e quem não cumprir essa norma pode ser autuado pelos agentes de trânsito e policiais de transito que atuam no município.

A blitz educativa continua hoje (21) na Praça Barão do Rio Branco (em frente ao Paço Municipal) às 8h30; e na Praça da Igreja às 15h e no dia 22 no Terminal Urbano às 8h30e Rua Raul Alves (no antigo Bonzão) às 15h.

Reunião entre prefeitura e entidades visa divulgar projeto social em Santo André

Integrantes da prefeitura de Santo André e representantes de entidades e grupos que prestam ajuda às pessoas que vivem nas ruas se reuniram na última terça-feira (20) para discutir novas ações com relação a distribuição de alimentos em locais públicos aos moradores de rua e carrinheiros. O objetivo da reunião foi a divulgação do Programa de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, realizado pela prefeitura, e uma possível parceria entre o poder público e as entidades.

“Nossa intenção é conhecer as entidades que distribuem alimentos para as pessoas em situação de rua e apresentar o programa que o poder público tem”, conta a supervisora técnica de proteção especial da Secretaria de Inclusão Social de Santo André, Isabel Cristina Bueno da Silva. O programa citado pela supervisora prevê auxílios como higiene pessoal, moradia, assistência psicológica e encaminhamento para outras fases do programa.

“Não podemos e não queremos impedir que as pessoas ajudem os moradores de rua. A caridade é importante, mas deve ser feita com responsabilidade. Queremos mostrar que existe um serviço completo para essas pessoas, que oferece muito mais do que o alimento”, completa Isabel. Segundo ela, ao acostumar essas pessoas a receberem alimentos periodicamente, a entidade acaba, indiretamente, fazendo com que o morador de rua não queira sair daquela situação.

Solange Moreno Ramirez, integrante da Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) conta que distribuía alimentos nas ruas, mas que depois que teve conhecimento do programa da prefeitura a Agência mudou o tipo de trabalho. “Hoje nós distribuímos cestas com alimentos para famílias necessitadas. Mudamos nosso foco de ajuda para não prejudicar o Programa”, afirma Solange.

Em Santo André, um dos locais utilizados como moradia e ponto de distribuição de alimentos é a praça do Carmo. Entretanto, depois de algumas reuniões com representantes de entidades, o número de moradores de rua naquele ponto diminuiu. “Fomos informados por policiais da base de polícia que fica na praça do Carmo que depois que este trabalho de conscientização começou, o número de pessoas que dormiam e se alimentavam naquele ponto diminuiu muito”, explica o presidente da Sociedade Oliveira Lima e Região (SOL), Hélio Farber.

Outras reuniões serão marcadas com o objetivo de atingir outras entidades e grupos, para firmarem uma parceria de trabalho social e voluntário com a prefeitura de Santo André. (Colaborou Aline Bósio)

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Presidente do Cimi morre atropelado na BR-230

O corpo do bispo de Balsas (MA), Gianfranco Masserdotti, 65 anos, será enterrado hoje no Maranhão. Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), voltado à evangelização dos pobres e das minorias, ele morreu no domingo ao ser atropelado na BR-230, quando andava de bicicleta às margens da rodovia.

Conhecido como dom Franco, o bispo, de acordo com testemunhas, foi ultrapassado por uma carreta e teve de desviar para a esquerda. Ao mudar de faixa, ele foi atingido por um Corsa azul que vinha logo atrás do caminhão. O religioso teve morte instantânea.

A rodovia não tinha acostamento. O condutor do Corsa, um pastor da Igreja Adventista, parou para prestar assistência. Apesar de ter aberto inquérito, a polícia trata o caso como acidente. Dom franco estava sendo velado na catedral de Balsas desde a noite de domingo.

Nascido em Brescia, na Itália, dom Franco foi ordenado sacerdote da ordem dos cambonianos no país e vivia há cerca de 30 anos no Brasil. O religioso também participava de projetos missionários na África, para onde costumava viajar.

Depois de presenciar a repressão policial aos índios que protestavam durante as comemorações dos 500 anos do Brasil, em 2000, o bispo aprofundou a ligação com os povos indígenas. Na ocasião, o religioso chegou a ficar cinco horas detido pelos policiais. - Da redação do clicabrasilia.com.br, com agências

Prefeitura de Ilhéus encerra dia 20 inscrição aos Jogos Estudantis

A Secretaria de Esporte e Cidadania de Ilhéus encerra, nesta quarta-feira (20), as inscrições para os Jogos Estudantis, que será realizado no ginásio de esportes Herval Soledade e no Clube Social de Ilhéus. Os jogos vão acontecer de 11 a 15 de outubro, envolvendo as modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal. De acordo com a comissão organizadora, 14 escolas das redes pública e privada de ensino do município participarão do evento.
Disputarão os jogos alunos do Centro Educacional Álvaro Vieira (Ceamev), Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Estadual de Ilhéus, Moisés Bohana, Paulo Américo, Sá Pereira, Horizontina Conceição, Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne e as escolas Banco da Vitória e Princesa Isabel. Também vão participar os colégios Status, Impacto, Adventista e Nossa Senhora da Vitória, estabelecimentos da rede particular.
Para garantir o máximo de organização e segurança durante os jogos, o vice-prefeito e secretário Newton Lima vai se reunir com representantes das polícias Administrativa, Civil e Militar, e das secretarias de Saúde e de Transporte e Trânsito para montar uma estratégia especial de trabalho. A reunião está marcada para as 16 horas do dia 26, na Secretaria de Esporte e Cidadania.

Cerca de 600 pessoas participaram na Exposaúde

Durante três dias, o Pavilhão do Vale de Zebras, em Arganil, recebeu a Exposaúde, uma iniciativa inédita no concelho.

Várias pessoas deslocaram-se, no passado fim-de-semana, ao Pavilhão do Vale de Zebras, em Arganil, para participar ou simplesmente visitar a Exposaúde, uma iniciativa inédita no concelho. Organizada pela Associação Nacional de Temperança, em colaboração com o Município de Arganil, Igreja Adventista de Arganil, Centro de Saúde de Arganil, Bombeiros Voluntários Argus, Acústica Médica e Multióptica de Arganil, e contando também com o apoio de empresas locais, a Exposaúde decorreu ao longo de três dias.
Nos oito ateliers existentes na exposição foram efectuados testes grátis ao colesterol/glicemia, tensão arterial, teste de forma física, gordura corporal, teste respiratório, risco de doença cardíaca e acústica médica, a cerca de 600 pessoas, por médicos e outros profissionais de saúde responsáveis por analisar o estado de saúde das pessoas e fazer o respectivo aconselhamento global.
Para além disso, decorreram algumas conferências sobre a depressão, o cancro e as dependências, actividade que, de acordo com a organização, contou com a presença de "uma média de 100 pessoas por noite".
"Também tivemos o stand das crianças com cerca de 25 a 30 crianças por dia", referiu ao DIÁRIO AS BEIRAS, Álvaro Ribeiro, coordenador da Exposaúde no Norte e Centro do país, explicando que existe sempre nesta iniciativa um atelier dedicado aos mais novos para que os pais não andem com as crianças enquanto efectuam os rastreios.
Fazendo um balanço positivo da Exposaúde em Arganil, o coordenador revelou que o grande objectivo desta iniciativa é "avaliar o estado de saúde das pessoas e os factores de risco que as pessoas podem modificar em casa", procurando simultaneamente "motivá-las para um novo estilo de vida que na prática é sem tabaco, com uma alimentação mais vegetal do que animal, com a ingestão de boas quantidades de água, respirar um bom ar, fazer exercício, repousar e ter uma atitude forte e positiva perante a vida". Relativamente ao diagnóstico efectuado, os arganilenses apresentam problemas de saúde semelhantes à generalidade da população, que se caracteriza por "uma alimentação rica em carne e pobre em vegetais, fruta e água. As pessoas fumam muito, e daí as taxas altas de colesterol e glicemia, realçou Álvaro Ribeiro.
Questionado sobre a continuidade desta iniciativa em Arganil, o coordenador da Exposaúde no Norte e Centro do país garantiu que estão “disponíveis mas precisam de muitas ajudas”, advertiu, deixando os agradecimentos aos apoios dados para a realização deste evento pelas empresas arganilenses e sobretudo pela Câmara Municipal de Arganil, no que concerne à logística. Álvaro Ribeiro adiantou ainda, ao DIÁRIO AS BEIRAS, que esta semana vai começar a Exposaúde no Seixal e posteriormente na Madeira. Quanto à região do Norte e Centro do país, a organização prepara-se agora para organizar as Exposaúde a levar a efeito no próximo ano.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Jovens Adeventistas de C. Mourão realizam Dia do Sim a Saúde



Unidade do Hemonúcleo estará em
frente ao Colégio recebendo doações


Os Jovens Adventistas de Campo Mourão estarão promovendo hoje e amanhã o "Dia do Sim à Saúde", evento que contará com uma programação de atividades físicas e sociais, incluindo palestras, recreação, exames preventivos, caminhada e doação de sangue.

As atividades serão iniciadas às 9 horas com a palestra "Saúde para Todos", ministrada pelo professor Osmindo Malikoski Zitkiccics, na quadra coberta do Colégio Adventista com entrada pela Avenida Capitão Índio Bandeira.

Em seguida, às 11 horas haverá uma passeata pelas ruas da cidade e a partir das 16 horas palestras sobre Cuidado com a Mente, Música e a adolescência e Perigos na Internet, com o Pastor Adilson Gonçalves Silva.

Amanhã a unidade móvel do Hemonúcleo estará recebendo doações de sangue a partir das 8 horas na Rua Roberto Brzezinski, em frente ao Colégio Adventista. Além da campanha, também serão realizados exames de Diabetes e pressão arterial, atividades de alongamento e aquecimento, caminhada e recreação para ás crianças com sorteio de brindes. Toda a programação terá apoio da Secretaria de Saúde de Campo Mourão.

Segundo o diretor dos Jovens Adventistas, Newton Leal, a programação do evento visa envolver a comunidade em geral em atividades de cuidados com a saúde. "Serão atividades saudáveis de motivação e orientação direcionadas à pessoas de todas as idades. Toda a comunidade está convidada", afirmou Leal, que também participou da campanha "Mais Vida", que incentivou a doação de sangue no último mês de abril.

Desbravadores Shallon: Amor a Deus e a Pátria

Quarta-feira, 13 de Setembro de 2006 10:19
[SILVESTRE DE CASTRO/JORNALISMO PREFEITURA DE COSTA RICA/COSTA RICA NEWS – CRN]

O Grupo formado por jovens de 10 a 15 anos, sem distinção de classe social, cor ou religião, reúne uma vez por semana para aprender coisas novas e desenvolver talentos. Participa de atividades ao ar livre como acampamento, caminhada, escalada e exploração de matas e cavernas, combate o uso de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas. Empreende projetos comunitários de diversos tipos, desenvolve o amor a Deus e a Pátria.

Começou a existir oficialmente em 1950 como um projeto para jovens e adolescentes. É dirigido pela Igreja Adventista do 7º Dia, hoje tem mais de 90 mil clubes presentes em 167 paises com dois milhões de desbravadores.

É um bonito exército que usa a influência do bem, o poder do sorriso, e uma força de vontade incrível gastando energia juvenil para ser útil à sociedade, cultivando boas amizades, e desenvolvendo talentos para Deus e para o próximo, mostrou sua irreverência ao fechar o desfile de 07 de setembro.

Juiz decide que religião não pode ser obstáculo para presença em provas

Ivan Iunes
Do CorreioWeb/Concursos
Em decisão polêmica, um juiz substituto da 1ª Vara de Fazenda Pública decidiu que a religião não pode ser obstáculo para o cumprimento de uma obrigação legal. O entendimento é do magistrado Flávio Henrique de Melo, que indeferiu pedido inicial ao julgar Mandado de Segurança que visava assegurar a um candidato, o direito de realizar prova em concurso público para motorista da Prefeitura de Porto Velho (RO).

O Mandado foi solicitado porque o candidato, fiel à Igreja Adventista do Sétimo Dia, não poderia realizar as provas marcadas para sábado – o dia é destinado a resguardo religioso pela religião. Após perder o exame, o concorrente ao posto de motorista recorreu à Justiça para reaver o direito de participar da avaliação. Na ação, ele alegou ter direito líquido e certo de se submeter à avaliação, por ela ter sido feita em um dia não compatível com sua religião. O juiz, porém, entendeu que o candidato não tinha esse direito.

Em sua decisão, o magistrado considerou que o candidato sabia de antemão que a prova seria aplicada em um sábado, e que o comparecimento à avaliação seria um ônus, esteja autorizado ou não por sua religião. Diretor de Liberdade Religiosa para América do Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Williams Costa Júnior acredita que a decisão foi equivocada. “Temos legislações em dez estados que asseguram o direito de resguardo religioso ao sábado, mas infelizmente Rondônia não está entre eles” reclama.

Segundo o Júnior, a decisão fere a liberdade religiosa do candidato, prevista na Constituição. “Liberdade Religiosa não significa apenas poder falar de uma igreja, mas assegurar o respeito à vontade e aos direitos que todo ser humano tem, independente do seu credo”, ressalta. Segundo o adventista do sétimo dia, o resguardo está previsto na própria Bíblia, e não seria exclusividade da religião.

Na ação indeferida pelo magistrado de Porto Velho (RO), o candidato teria reclamado que a prova teria sido realizada sem que o mesmo fosse avisado por documento. O juiz considerou que a alegação era improcedente, pois o cronograma havia sido divulgado no edital, o que daria ciência prévia da data da prova.

Consultor jurídico do CorreioWeb/Concursos o procurador Leandro Bueno, afirma que decisões como essa são controversas. “O tema depende muito da interpretação do juiz, alguns são favoráveis, outros não”. Geralmente, afirma Bueno, quando o candidato pede com antecedência para realizar a prova quando o sol já se pôs – o que é permitido pela religião adventista -, o pedido costuma ser atendido.