quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Juiz ordena que MEC mude data do Enem para alunos judeus

Folha Online

A Justiça ordenou ao Ministério da Educação que marque outro dia --que não o sábado-- para que 21 alunos de um colégio judaico de São Paulo façam o Enem. O MEC anunciou que recorrerá. O Enem está marcado para 5 e 6 de dezembro --sábado e domingo.

O sábado é o shabat, dia em que os judeus descansam. Do pôr do sol da sexta ao pôr do sol do sábado, não trabalham, não dirigem e não escrevem.

Vendo que seus alunos perderiam o Enem, o colégio Iavne, nos Jardins (zona oeste), apresentou a ação judicial. Na primeira instância, a Justiça não viu motivo para mudar a data. O colégio recorreu. E o Tribunal Regional Federal deu razão à escola.

O juiz Mairan Maia escreveu que o MEC deveria permitir que a prova fosse resolvida pelos alunos do Iavne "em dia compatível com o exercício da fé". Seria um exame com "o mesmo grau de dificuldade". "Ninguém será privado de direitos por motivos de crença religiosa."

Para os advogados da escola, o Ministério Público deveria exigir o mesmo direito aos demais alunos judeus e aos seguidores da Igreja Adventista, que descansam nos sábados.

A gravadora Novo Tempo está com muitas novidades para o segundo semestre do ano. São lançamentos para todas as idades.

Para quem ama a música do quarteto Arautos do Rei já está disponível, desde o dia 15 de setembro, o DVD duplo Vale a Pena Esperar, numa linda embalagem com o musical e os bastidores do evento.

É o primeiro produto da Novo Tempo com mídia especial compatível com IPOD e players MP4 diversos.

CD A Força da Vida de Joyce Carnassale, primeiro trabalho solo da cantora, conhecida por sua participação no grupo Novo Tom.

O grupo Reluz produziu o DVD Reluz ao vivo. Formado por crianças, adolescentes e jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Rondonópolis/MT o grupo procura desenvolver junto às crianças e
adolescentes a formação moral, cívica, social e espiritual, preparando para a integração junto à sociedade e para a vida adulta. Com o exemplo de suas ações incentivam os novos valores musicais e estão sempre divulgando a cultura mato-grossense no Brasil e no exterior.
O DVD Reluz ao vivo foi gravado em Cuiabá/MT no ginásio Aecim Tocantins com a participação do Arautos do Rei, Pr.Alejandro Bullón, Fernando Iglesias, Jader Santos, Fávio Santos e Big Band.
Uma embalagem luxo com três mídias: DVD, CD e Play back.

Outro lançamento que é destaque é o CD OBRA do cantor Dida,.
Ele que encantou o público com a música "Não há Razão", gravada em dueto com Riane Junqueira, traz agora seu primeiro CD solo. Produzido por Suzanne Hirle o trabalho tem a participação dos cantores Ronaldo Fagundes, Arautos do Rei, Felipe Valente, Dani Araujo e Laura Morena.

E para as crianças a grande promoção é o kit de Alessandra Samadello
com dois DVDs, dois CDs e duas revistas, numa embalagem muito especial para a criançada guardar os produtos.

Até o mês de dezembro a Novo Tempo trará ainda muitas novidades. Será um
fim de ano abençoado com muito louvor.

http://www.novotempo.com.br

0300 789 11 11

Lúcia H. Cardoso
Marketing e divulgação

Academia in Concert Quatro será realizado em novembro no Instituto Adventista

Está marcado para 23 de novembro a quarta edição do evento Academia in Concert, que terá por lugar o novo auditório do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul. Promovido pela Academia Lítero-Cultural Taquarense, o evento pretende reunir o melhor da produção artística do município nas áreas da música, dança, teatro e declamação. As apresentações são protagonizadas pelos próprios membros da entidade promotora e convidados. A edição deste ano contará com o apoio cultural do Serviço Social do Comércio, em parceria acertada nesta semana pela gerente da unidade operacional em Taquara, Fabiane Luiz Oliveira, e pela presidenta da Academia, Berenice Hackmann. Mantendo a tradição, o Academia in Concert acontecerá novamente numa segunda-feira à noite, a partir das 20 horas.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia do Servidor será comemorado com culto ecumênico e homenagens


Cuiabá / Várzea Grande, 26/10/2009 - 10:29.

Da Redação

Dia 28 de outubro é Dia do Servidor Público e nada mais justo que comemorar essa data especial, pois são os servidores públicos os responsáveis pela construção deste estado. Pensando desta forma, o Governo do Estado realiza na próxima quarta-feira (28), as 9 horas, no Salão Nobre "Secretário Cloves Vettorato", um culto ecumênico em comemoração ao Dia do Servidor.

Para celebrar o culto estarão presentes, o padre Pedro Canísio da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, e o pastor Charles Britis da Igreja Adventista do 7º Dia. O culto também terá a participação do grupo vocal Reluz Jr.

Durante o evento também serão homenageados os servidores que completaram, em 2009, 25 anos de serviços prestados ao Poder Executivo Estadual. Ao todo são 1.641 servidores de 22 órgãos estaduais. Cada órgão terá um representante homenageado no evento.

Os homenageados estão distribuídos da seguinte forma: SAD (22), Setecs (2), Saúde (99), Corpo de Bombeiro (1), Polícia Militar (158), Sejusp (40), Seduc (1028), Empaer (23), Indea (11), Intermat (1), Imeq (1), Sema (7), Seel (3), Cultura (1), Sefaz (71), Casa Civil (4), Casa Militar (1), Cepromat 922), Unemat (2), Sinfra (13) e Detran (3).

Homem mais alto do Brasil visita a Prefeitura

O homem mais alto do Brasil, Denis Albino, 36 anos, 2,30 metros de altura e 130 quilos, esteve nesta sexta-feira (23)

Publicada: 23/10/2009 - 15h13m|Fonte: Assessoria de Imprenssa - PMM|

  • Homem mais alto do Brasil visita a Prefeitura

  • Foto: André Renato/PMM
O homem mais alto do Brasil, Denis Albino, 36 anos, 2,30 metros de altura e 130 quilos, esteve nesta sexta-feira (23), com o prefeito Silvio Barros e a presidente do Provopar de Maringá, Bernadete Barros, durante visita à Prefeitura. Albino mora em Formosa (GO), e esteve em Maringá para as comemorações dos 53 anos do Colégio Adventista.

Durante a visita, o "gigante" - como gosta de ser chamado, entrgou uma Bíblia e uma camiseta ao prefeito e recebeu material sobre Maringá. "É muito bom estar em uma cidade tão bonita", elogiou Albino depois de responder muitas peguntas sobre as dificuldades da altura. "Minha cama tem dois metros e setenta", contou.

Albino começou a crescer acima da média aos 14 anos, já fez cirurgia para retirada da glândula que regula o crescimento e faz tratamento. Mesmo assim, continua crescendo. Já foi jogador de basquete, mas hoje usa a estatura para ganhar a vida participando de eventos promocionais. "Participo de programas de televisão, comerciais e eventos", revelou.

Academia in Concert 4 será em novembro no Iacs

Matéria em Caderno Diet 

Está marcado para 23 de novembro um dos momentos mais significativos do calendário anual de atrações culturais em Taquara. É o Academia in Concert, cuja quarta edição terá por lugar o novo auditório do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs).
Promovido pela Academia Lítero-Cultural Taquarense, o evento pretende reunir o melhor da produção artística do município nas áreas da música, dança, teatro e declamação. As apresentações são protagonizadas pelos próprios membros da entidade promotora e convidados.
A edição deste ano contará com o apoio cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc). A parceria foi acertada nesta semana pela gerente da unidade operacional em Taquara, Fabiane Luiz Oliveira, e pela presidenta da Academia, Berenice Hackmann.
Os ingressos começarão a ser vendidos nos próximos dias e custarão R$ 10,00.

Orador Mark Finley apresenta mensagens via satélite de Brasília para 10 mil pontos no Brasil



23/10/2009 - 09:59:59


Um dos maiores oradores religiosos internacionais estará em Brasília a partir deste sábado, dia 24. O norte-americano Mark Finley, um dos vice-presidentes mundiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia no mundo, vai falar para milhares de pessoas de maneira presencial no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e para pelo menos outros 10 mil pontos que estarão conectados com a sua mensagem através do sinal via satélite. Finley já levou esse tipo de mensagem para 80 países de todos os continentes e tem larga experiência com teleauditórios, pois apresentou durante 15 anos um programa de TV na América do Norte chamado It´s Written (que tem o similar em português chamado Está Escrito).

Esta transmissão via satélite tem o sugestivo nome de Futuro com Esperança e apresentará aos ouvintes, telespectadores e internautas (porque será transmitida pela Internet também) mensagens bíblicas relacionadas com profecias (inclusive do Apocalipse) que mostram um futuro esperançoso e não de medo como popularmente se pensa quando se fala do último livro da Bíblia Sagrada. Até mesmo um site específico para o projeto foi criado e mostra as principais informações sobre o programa (www.futuroesperanca.org).

Nesta semana que antecede as mensagens de Mark Finley, os adventistas mostraram solidariedade na comunidade e reuniram quase 500 voluntários para doar sangue no hemocentro da capital federal e aumentar os estoques. Também já distribuíram gratuitamente à comunidade do Distrito Federal mais de 400 mil exemplares do livro Tempo de Esperança, escrito pelo pregador norte-americano e que fala de um dia especial para contato com Deus, com a família e com as pessoas que precisam de ajuda. "A mensagem de Finley é muito atual, porque fala da necessidade que as pessoas têm para se voltar a Deus, aos filhos, enfim, a si mesmos, entendendo que o mundo não consiste apenas em ganhar dinheiro e acumular títulos ou posições profissionais", comenta Erton Köhler, que dirige a sede sul-americana dos adventistas situada em Brasília e que coordena o projeto Futuro com Esperança. 

As mensagens de Mark Finley serão apresentadas, com entrada franca, a partir do dia 24 até dia 30, sempre às 19h30min, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Nas cidades brasileiras, as mensagens podem ser vistas em igrejas adventistas do sétimo dia que possuem antenas parabólicas. Para saber a localização, basta acessar http://www.futuroesperanca.org/igrejas/.
Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Homem mais alto do Brasil visita Maringá

Denis Albino, de 2m30 de altura, está na cidade para a comemoração dos 53 anos do Colégio Adventista de Maringá


Com 2m30 de altura, 126 kg, tênis número 55, Denis Albino, 36 anos, não passa despercebido. Desde esta terça-feira (20), o homem mais alto do Brasil está em Maringá, tendo de se curvar para passar por qualquer porta e chamando a atenção da população – especialmente de crianças – em seus passeios pela cidade. Durante a tarde, visitou a redação de O Diário e, antes mesmo de entrar na sede no jornal, foi observado e fotografado (em câmeras de celular) por quem passava na rua.

O gigante – que gosta de ser chamado assim – está na cidade a convite do Colégio Adventista, que na segunda-feira (26) comemora 53 anos em Maringá. Denis estará presente na festa, que acontece na sede da instituição e será aberta ao público das 19h30 às 22 horas. Além de ver de perto o homem mais alto do País, o visitante poderá assistir a apresentações da orquesta e de corais do colégio, entre outros atrativos.

Denis, que supera em altura qualquer jogador de basquete do País, não é atleta – embora na juventude tenha tentado o basquete, sem sucesso. Residente em Formosa, Goiás, ele curte a fama que sua estatura proporciona, e tira o sustento dela. Figurou no antigo programa do Ratinho por um ano, fez participações especiais no Show do Tom, da TV Record, e entre tantas atuações em comerciais foi garoto propaganda, em 2006, da premiada campanha do Natal da Claro.

Demonstrando ótima saúde – na redação de O Diário chegou com trajes esportivos e, extrovertido, fez uma abertura total de pernas para mostrar sua elasticidade – Denis segue para Londrina após o evento da próxima segunda-feira. De lá, parte para cidades de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, sempre participando de eventos promocionais. Membro da Igreja Adventista, o gigante diz ter gostado de Maringá, mesmo tendo de redobrar os cuidados com os galhos das árvores.

Adra completa 25 anos e recebe homenagem

Vale Notícia
keila Oliveira
Pindamonhangaba


A Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistênciais) recebeu uma homenagem especial na Câmara dos Deputados Federais, por seus 25 anos de atividade. A sessão solene foi um pedido do deputado paulista, Francisco Rossi do PMDB.

A sessão ainda contou com lideranças da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mantenedora da Adra em todo o mundo.

Em Pindamonhangaba a Adra funciona com quatro postos de atendimentos. Um deles atende na rua Taubaté, 290 - bairro Alto do Cardoso, sempre aos sábados pela manhã, e domingos e quartas a noite.

Os outros postos em Pindamonhangaba, funcionam nos bairros Cidade Nova, Araretama e distrito de Moreira César.

Lagoa recebe pelo quarto ano consecutivo uma edição da ExpoSaúde


Numa organização a cargo da Associação Internacional de Temperança (AIT), em colaboração com o Núcleo de Lagoa da Assistência Social Adventista (ASA), o espaço de exposições da FATACIL recebe de 25 a 27 de Outubro mais uma edição da ExpoSaúde.

Assim, no dia 25, das 15h00 às 22h00, e nos dias 26 e 27, das 19h30 às 22h30, este evento é composto por diversos stands, nos quais os visitantes poderão ficar a saber como vai o seu colesterol, a sua glicemia, forma física, tensão arterial, visão, a percentagem de gordura do seu corpo, o estado das vias respiratórias e a sua saúde em geral.

À entrada do recinto, o visitante recebe um documento onde poderá registar os resultados dos exames feitos em cada stand e, no final, esses dados são informatizados e entregues às pessoas, resultando um relatório sobre o estado de saúde em geral, que inclui uma conclusão especial: a idade pela saúde.

Em cada dia, haverá ainda lugar a uma conferência sobre saúde, sendo que no domingo, às 15h00, esta decorrerá sob o tema "Hipertensão, o assassino silencioso.", por Joel Monteiro. Na segunda, dia 26, a partir das 19h30, o destaque irá para a "Osteoporose, proteja os seus ossos.", por Rui Alemão, enquanto na terça será a vez dos "Dez passos para um peso saudável!", por Clélia Colaço, à mesma hora.

Quem visitar a ExpoSaúde pode também inscrever-se, gratuitamente, num seminário de saúde, que decorrerá em Lagoa, de 4 a 6 de Dezembro subordinado ao tema "Nutrição e Cozinha Vegetariana".
BN / RS

Deputados aprovam 12 projetos na sessão de hoje na Assembléia

Os deputados estaduais aprovaram 12 projetos na Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira. O destaque foi à aprovação do Projeto de Lei 029/09, do líder do PT, Pedro Teruel, que altera dispositivos da Lei 3.150, de 22 de dezembro de 2005, que dispõe sobre o Regime de Previdência do Estado. Agentes patrimoniais acompanharam a votação. O plenário derrubou parecer contrário das comissões permanentes e o aprovou por unanimidade. Teruel explicou que a proposta dá a opção do servidor contribuir para o MS-Prev pelo vencimento total, incluindo-se gratificações e adicionais. Atualmente, só é recolhido sobre o subsídio. A medida permite que o funcionário se aposente com um salário maior.

Líder do Governo, deputado Youssif Domingos (PMDB), afirmou que os deputados aprovaram a proposta, mas a sanção depende de análise técnica da Ageprev. Ele orientou os servidores a manter a gestão para que a proposta seja sancionada pelo Governo.Foi aprovado em primeira, o PL 113/09, do deputado Paulo Duarte (PT), que dispõe sobre a compensação de créditos inscritos em dívida ativa com créditos contra a Fazenda Pública.

Homenagens - Foi aprovado o PL 185/09, de Marquinhos Trad (PMDB), que institui o Dia do Radialista. O Projeto de Resolução 172/09, do líder do PSDB, Professor Rinaldo, que institui o Dia do Jovem Adventista. O PL 162/09, do deputado Zé Teixeira (DEM), institui no Calendário Oficial do Estado a Festa da Abóbora, comemorada em Bodoquena. O PL 188/09, do líder do PMDB, Akira Otsubo, nomina José Domingos trecho da MS-080, entre Rochedo, Corguinho e Rio Negro.

O PL 185/09, do deputado Coronel Ivan (PRTB), cria o Conselho Estadual de Redução de Acidentes. Dois projetos de Diogo Tita (PMDB) concedem a Medalha do Mérito Legislativo. O PR 076/09 contempla Wagner Roberto Prado e o PR/078/09, Marcos José Brito.O PR 077/09, de Paulo Corrêa (PR), concede Medalha do Mérito Legislativo ao presidente do CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Ricardo Kuninari. O PR 079/09, de Marquinhos Trad (PMDB), faz a mesma homenagem para Aluizio Pessoa Frazão. O PL 094/09, do vice-líder do Governo, Márcio Fernandes (PSDB), dispõe sobre a execução do Hino Nacional em eventos esportivos e cívicos em Mato Grosso do Sul.

Por Alessandro Perrin (www.capitalnews.com.br)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sessão solene marca 25 anos da agência humanitária adventista no Brasil

Durante um quarto de século, a sociedade brasileira tem contado com ações, projetos e programas de uma instituição que acredita no desenvolvimento humano.

É a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), o braço social da Igreja Adventista do Sétimo Dia que completa 25 anos com sessão solene no próximo dia 19 de outubro, na Câmara Federal, em Brasília. A cerimônia acontece às 10 horas no Plenário Ulysses Guimarães.

A sessão vai contar com a presença do presidente da Câmara, deputado Michel Temer, e do autor do requerimento, deputado federal Francisco Rossi. A ADRA tem atuação em todas as regiões brasileiras e no mundo também.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Evento estimula leitura da Bíblia

Livro viajará por 204 países

Um evento na manhã de ontem serviu para divulgar o projeto "Siga a Bíblia", promovido mundialmente pela Igreja Adventista, em Florianópolis. Um monumento foi inaugurado, e a Bíblia, mostrada aos presentes.

O Brasil é o 75º país a receber o livro, escrito em 66 idiomas e que percorrerá 204 países.

Segundo o pastor e coordenador do projeto em Santa Catarina, Charles Rampanelli, o objetivo principal do "Siga a Bíblia" é que as pessoas tirem um tempo diário para a leitura, e sigam as orientações contidas no livro considerado sagrado pelos cristãos.

– É a palavra de Deus. Apesar de antiga, a Bíblia tem uma mensagem atual, e seus princípios devem ser aplicados para a união familiar e a para restauração dos valores da sociedade – avalia o pastor.

De Florianópolis, a Bíblia parte hoje para Porto Alegre (RS), e depois vai para a Argentina.

CCJR da AL analisa 14 projetos e distribui 5 para relatoria

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa do Estado analisou e aprovou hoje o relatório referente a 14 projetos, sendo um veto parcial do governador André Puccinelli (PMDB).

O deputado Maurício Picarelli (PMDB) teve os relatórios referentes a sete projetos aprovados, sendo que quatro são de concessão de Comendas do Mérito Legislativo. O Projeto de Lei 172/09, do deputado Professor Rinaldo (PSDB), institui o Dia do Jovem Adventista. O PL 175/09, do deputado Marquinhos Trad (PMDB), institui o Dia do Radialista.

Picarelli teve o parecer favorável aprovado referente à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 06/09, do deputado Ary Rigo (PSDB). A proposta se refere a nomeação de auditor para o Tribunal de Contas do Estado.

O deputado Onevan de Matos (PDT) relatou quatro projetos, sendo dois de concessão de Comendas do Mérito Legislativo. Foi aprovado a constitucionalidade do PL 187/09, da deputada Dione Hashioka (PSDB), que inclui no Calendário Oficial do Estado a Festa do Tomate, que está na 8ª edição e reúne 50 produtores.

Teve parecer contrarário, aprovado por unanimidade, o PL 173/09, de Celina Jallad (PMDB), que autoriza o Governo do Estado a instituir o Programa Pró-Mulher.

O deputado Reinaldo Azambuja (PSDB) devolveu o PL 188/09, de Akira Otsubo (PMDB0 que denomina José Domingos o trecho da MS-080, entre Rochedo, Corguinho e Rio Negro. O parecer favorável foi aprovado por unanimidade.

Júnior Mochi, presidente da CCJR, devolveu o PL 113/09, de Paulo Duarte, que dá nova redação ao artigo 2º da Lei 2.606/2003, que dispõe sobre a compensação de créditos tributários inscritos na Dívida Ativa com créditos contra a Fazenda Pública.

Empréstimo - Paulo Duarte pediu a prorrogação, por mais 24 horas, do pedido de vista para relatar o PL 191/09, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), conhecido como Banco Mundial, com garantia da União, destinada ao financiamento parcial do PDE/MS (Programa de Transporte e Desenvolvimetno Sustentável de Mato Grosso do Sul).

Para analisar o projeto, Mochi convocou sessão extraordinária para amanhã, às 8h30. O objetivo é permitir a votação do projeto de lei na sessão ordinária desta quinta-feira.

Duarte deu parecer contrário, aprovado por unanimidade, ao veto parcial ao PL 138/09, de Picarelli, que institui o Dia Estadual de Ação de Graças em Mato Grosso do Sul.

Mochi distribuiu cinco projetos para serem relatados pelos deputados.

Responsável considera positiva contribuição de associações em actividades cívicas

Lunda Sul

Saurimo – O chefe do departamento da Juventude, da direcção provincial da Juventude e Desportos na Lunda Sul, António Izumbo, considerou hoje, em Saurimo, de importante o contributo das associações cívicas e organizações partidárias da província, em acções de carácter cívico, filantrópico e de exaltação patriótica.
 
O responsável disse à Angop, que as acções voluntárias de doação de sangue ao centro de hemoterapia do hospital provincial da Lunda Sul, pela associação dos "Desbravadores", afectos a Igreja Adventista do Sétimo Dia, têm contribuído bastante para salvar vidas.
 
Disse que as organizações YTWEZA, vocacionada a actividades filantrópicas, entregaram recentemente uma ambulância ao hospital de Saurimo e têm realizado visitas e entrega de bens diversos às populações das aldeias e a leprosaria de Camundambala, entre outras acções de índole cultural.
 
António Izumbo realçou o trabalho efectuado pela associação de luta contra as drogas, que está a resultar na diminuição do consumo de álcool e drogas, sobretudo por parte da juventude.
 
Enalteceu igualmente as participações do grupo religioso "Dom Bosco", em várias campanhas programadas pelo governo local, actividades de campo da Governadora provincial, visitas aos reclusos da comarca de Saurimo, visitas as obras de construção e
reconstrução realizadas pelo executivo.
 
Entretanto, aquele responsável destaca as boas relações entre as organizações partidárias e outras associações pela importância da participação destes em fóruns de mobilização para os actos de exaltação patriótica.

Projeto Vida por Vidas irá cadastrar doadores de medula óssea

O Projeto Vida por Vidas, desenvolvido por jovens adventistas e com apoio da Escola Adventista, realiza no próximo sábado, 17, o cadastramento de Doadores de Medula Óssea em Rio Grande. A ação será realizada no Teatro Municipal das 10h às 17h. 
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças hematológicas, como a leucemia. No entanto, as chances de compatibilidade são de uma para 100 mil. Por isso, a importância da sensibilização para que as pessoas se engajem nessa ação.
O cadastramento consiste na coleta de uma amostra de 10ml de sangue para o teste de compatibilidade o preenchimento de uma ficha de identificação. Os dados e tipagem HLA e de cada pessoa que fizer o exame ficarão cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). 
Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea, a pessoa deve ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde e estar munido da carteira de identidade. Para fazer a coleta é preciso que a pessoa esteja bem alimentada.
Segundo o pastor da Escola Adventista do Rio Grande, Leonir Rellinger, neste ano o cadastro será levado ao Redome. Mas o objetivo é de que em 2010 seja criado um cadastro mundial de doadores. "É muito importante que as pessoas participem e se cadastrem, no sentido de ajudar e não ficar parado diante da necessidade de outras pessoas", disse.

Vida por Vidas
Criado em 2005 no Rio Grande do Sul, o projeto Vida por Vidas busca incentivar o cadastramento de doadores de sangue de forma sistemática. Atualmente o projeto é desenvolvido em oito países da América do Sul e foi premiado em 2006 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma campanha modelo para o incentivo da doação de sangue. A intenção desse projeto é de divulgar a importância da doação, informar sobre o assunto assim como tornar o jovem adventista doador e incentivador.

Melina Brum Cezar

Estudantes adventistas em convenção

Luanda - Seiscentos estudantes pertencentes à Igreja Adventista do Sétimo Dia estarão reunidos na sua primeira convenção estudantil, a decorrer de 15 a 17 de Outubro, em Luanda, sob o lema "Os Estudantes Adventistas, Uma luz Para este Século".

Segundo um dos organizadores do evento, Francisco Guimarães dos Santos, o encontro terá lugar na Igreja Central de Luanda e vai abordar vários temas distribuídos em sete painéis, com destaque para a problemática da violência e delinquência juvenil na sociedade angolana: causas, consequências e soluções a ser proferida pelo psicológo Pedro Gomes.

Os estudantes vão abordar também o tema "A liberdade de consciência um direito à luz da constituição angolana", que terá como orador o deputado e jurista João Pinto, bem como "A visão dos estudantes adventistas em relação a problemática do Vih/Sida" dissertada pelo médico Isaac Ngola, entre outros temas.

De acordo com Francisco dos Santos, o evento visa desenvolver o pensamento lógico dos estudantes nas vertentes académica, social e espiritual e reuni-los para mehor se conhecerem e juntos refletirem sobre a importância da escolaridade dentro e fora da igreja.

Participam do evento, que começa às 14 horas, delegados oriundos de todas as igrejas adventistas sediadas em Luanda.

O encontro é uma promoção do Departamento de Educação da Igreja Adventista Missão Norte de Angola, que engloba as províncias de Cabinda, Bengo, Zaire, Kwanza Norte, Uíje, Malanje e Luanda.

A Igreja Adventista está presente em Angola desde 1924, realizando acções nos domínios da saúde, educação e outras questões sociais.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Prefeito se reúne com administradores de escolas adventistas

Educação
Na região de Curitiba há mais de 10 mil alunos em 20 instituições de ensino
  08/10/09 às 11:21  |  SMCS
O prefeito Beto Richa esteve na Associação Sul Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A convite da entidade, o prefeito falou para um grupo de administradores de escolas adventistas, que apenas na região de Curitiba reúnem mais de 10 mil alunos em 20 instituições de ensino.

Richa destacou a importância do trabalho dedicado das instituições religiosas na formação educacional dos jovens, como fator de integração e inclusão social, de cidadania e até da formação do caráter das pessoas, calcados em valores morais e éticos. O prefeito disse ainda que a Prefeitura de Curitiba encontrou nestas entidades grandes parceiros para aumentar o alcance de projetos e ações de políticas públicas em benefício principalmente da população mais carente. "Mantemos inúmeros projetos de alcance social e temos nas entidades religiosas grandes parceiros e multiplicadores das nossas ações, porque têm contato direto com as comunidades", disse.

O encontro teve a participação do vereador Dirceu Moreira, do diretor financeiro regional sul da Associação Sul Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia e dos pastores Stanley Arco e Amarildo Ferreira.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Em João Pessoa, Câmara aprova 14 projetos de lei e quatro decretos legislativos


A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) apreciou, na Ordem do Dia da sessão ordinária desta quarta-feira (7), 14 projetos de lei e quatro decretos legislativos. Dez dos 14 projetos foram aprovados de forma definitiva, sendo encaminhados para a sanção do prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB).

Um dos projetos aprovados foi de autoria da vereadora Eliza Virgínia (PPS) que institui a 'Semana Municipal da Pessoa com Deficiência'. Para a vereadora, as discussões em torno da questão da deficiência são essenciais, porque, através delas, pode-se criar uma maior conscientização e sensibilização, gerando maior respeito às pessoas deficientes. Ela ainda acrescentou que a semana instituída culminará com o 'Dia Nacional da Pessoa com Deficiência', comemorado no dia 21 de setembro. A vereadora ainda teve aprovado, de forma definitiva, outro projeto que institui o 'Dia Municipal do Jovem Adventista'.

Outro projeto aprovado de forma definitiva teve como propositor o vereador Bruno Farias (PPS), que autoriza o Poder Executivo a conceder um dia de folga para a servidora pública municipal doadora de leite materno. Ambos os projetos aguardarão a sanção do prefeito da Capital.

Os outros projetos de lei aprovados definitivamente foram denominações de nomes de praças e de ruas, além de reconhecimento de utilidade pública da Associação dos Policiais Civis de Carreira do Estado da Paraíba (Aspol-PB), de propositura da vereadora Sandra Marrocos (PSB); a Instituição Adventista Nordestina e Brasileira de Educação e Assistência Social, de autoria do vereador Bruno Farias (PPS); e a Ação Social e Paróquia Santo André Apóstolo, de iniciativa do vereador Tavinho.

Políticas Públicas

Das matérias que seguiram para a Comissão de Políticas Públicas (CPP), teve destaque o projeto do vereador Geraldo Amorim (PDT) que dispõe sobre o posicionamento dos semáforos nos cruzamentos de ruas e avenidas da cidade de João Pessoa. De acordo com o vereador, os semáforos devem ser colocados antes dos cruzamentos e não depois, como é atualmente.

Outro projeto encaminhado para a CPP foi de autoria da vereadora Eliza Virgínia, que dispões sobre a responsabilidade da sinalização de segurança para pedestres na entrada e saída de estacionamentos, tais como sinalizadores de alerta e placas de sinalização. O vereador Tavinho Santos sugeriu que se faça uma compilação de todas as leis relacionadas ao trânsito para informar a população sobre sua aplicabilidade.

Também seguiu para a CPP o projeto dos vereadores Marcus Vinícius (PSDB), Hervázio Bezerra (PSDB) e Luís Flávio (PSDB) que autoriza o Executivo Municipal a implantar nas creches e escolas da rede municipal o 'Programa Respire Bem': um projeto que tem como objetivo sanar as deficiências respiratórias por mau posicionamento dente-maxilar, proporcionando o tratamento por dentistas e fonoaudiólogos.

A vereadora Raíssa Lacerda (DEM) também teve um projeto encaminhado para a CPP: que dispõe sobre o pronto atendimento de saúde em eventos públicos de qualquer natureza, nos quais se reúnam a partir de cinco mil pessoas.

Decretos Legislativos

O vereador Jorge Camilo (PT) concedeu 'Título de Cidadã Pessoense' à vereadora Sandra Marrocos. O vereador justificou sua iniciativa enfatizando que a vereadora representa as mulheres vitoriosas, vencedoras e que a presença da vereadora engrandece os trabalhos da Casa.

O vereador Fernando Milanez (PMDB) concedeu a 'Medalha Cidade de João Pessoa' a Paulo de Tarso Benevides Gadelha. Já o vereador Bruno Farias concedeu 'Título de Cidadão Pessoense' a Raulino Maracajá Coutinho. E a vereadora Eliza Virgínia concedeu a 'Medalha Cidade de João Pessoa' à Igreja Presbiteriana do Brasil na Paraíba, que está completando 150 anos no país e 125 anos no estado. 

Encontro de Corais 2009 reúne 20 grupos de vozes da cidade


Da Assessoria

A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, comandada pela professora Susan Meire Moretti Binha, iniciou nesta segunda-feira, 5 de outubro, o Encontro de Corais 2009. Susan destaca que esta é a 8ª edição do evento que conta com o apoio da Igreja Ministério Sal da Terra. A apresentação reuniu dez grupos de vozes no primeiro dia, sendo mais dez grupos no dia 6 de outubro, na sede da Igreja, no Jardim Buriti.

Segundo Susan Moretti o objetivo do evento é proporcionar à comunidade uma noite de lazer com boa música. "É uma forma dos grupos mostrarem seu talento para toda a população. Outro propósito é incentivar o público a participar de corais e de eventos deste nível", comenta.

Ela comenta ainda que a administração municipal vai incentivar os meninos e meninas a praticar música. "Vamos inaugurar uma oficina permanente de música no Centro Cultural José Sobrinho, para que as pessoas possam aprender música gratuitamente", afirma.

No primeiro dia, participaram do evento os corais da igreja Adventista do 7º Dia; da Fundação André Maggi; da Escola Adventista; da Escola CIE; da Escola Albino Saldanha; do Libras Mãos que Exaltam; e da Igreja Sal da Terra.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Adventistas poderão ter a opção de guardar o sábado estabelecida em lei

A Comissão de Educação, Cultura, Tecnologia e Desporto da Assembléia Legislativa se posicionou favorável em projeto de lei de autoria do deputado Sérgio Ricardo (PR) pelo qual ficam dispensados de qualquer exame de avaliação curricular os alunos adventistas matriculados nas escolas públicas estaduais, nos dias de culto de sua religião. O relator é o deputado José Domingos.

De acordo com a matéria, as instituições de Ensino deverão abonar as faltas de alunos que não comparecem às aulas entre 18 horas de sexta-feira e 18 horas do sábado, por motivo de crença religiosa, desde que o aluno realize tarefas alternativas.

Se a lei for aprovada pelo parlamento e sancionada pelo governo, serão consideradas adventistas todas as pessoas que, por respeito à religião guardarem, a sexta-feira, depois das 18 horas, e o sábado. Para tanto, no ato da matrícula, os alunos deverão identificar sua condição de adventista por meio de declaração da igreja onde são congregados.

Para cumprimento da lei, sem perda aos beneficiados, os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual de educação definirão, em calendário escolar, os dias em que os alunos adventistas realizarão, em segunda chamada, os exames a que não se submeterem nas sextas-feiras e nos sábados.

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, é assim composta: Alexandre Cesar (presidente), Vilma Moreira (vice-presidente), Sérgio Ricardo, Antônio Brito e José Domingos (membros), Otaviano Pivetta, Nilson Santos, Dilceu Dal Bosco e Hermínio Barreto (suplentes).

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Alunos ensinam pedestres e motoristas sobre faixas de segurança

Foi realizada nesta quarta-feira,  uma atividade conjunta  de educação para o trânsito em Cachoeira reunindo alunos  da Escola Adventista   e  a equipe de agentes de trânsito do Município.  As crianças da escola  portando cartazes  colocaram-se  por alguns instantes por  repetidas  vezes, sobre a faixa de pedestres da rua Julio de Castilhos,   nas proximidades da praça Honorato. O objetivo era conscientizar os pedestres da importância de utilizarem  a faixa  e os motoristas  sobre a  obrigatoriedade de parar o veículo,  toda vez que um pedestre ingressar  na faixa. De acordo com o responsável pelo setor de trânsito do município Luis Roberto Nunes Job, a atividade de hoje consistia  numa aula prática, uma vez que a parte teórica foi ministrada  na escola através de palestras dos agentes de trânsito. "Precisamos  investir sempre mais  na  educação  das crianças que serão os motoristas de amanhã para que tenhamos em breve um transito mais humanizado"declarou o diretor.

Agremiação Adventista visita vereador Flávio César

Representantes do Clube dos Aventureiros Mirim da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Vila Jacy estiveram na terça-feira (29) no gabinete do vereador Flávio César para conhecer o funcionamento da Câmara Municipal e o papel que desempenha um parlamentar Adventista dentro da Casa de Leis.

O grupo de crianças foi conduzido até a Sede do Legislativo Municipal pelas mãos da psicóloga Elenise Damasceno, monitora voluntária da agremiação e responsável por agendar a visita com o vereador Flávio César. "Acho importante que crianças e adolescentes conheçam que são seus representantes no legislativo.

A política existe para um bem comum: servir os diferentes setores da sociedade",define Elenise. Na ocasião, o vereador respondeu as perguntas do grupo de aventureiros a despeito dos projetos que tramitam no legislativo municipal destinados as comunidades evangélicas da Capital.

Como anfitrião, Flávio César falou ainda aos visitantes sobre o relacionamento entre as instituições Igreja e Estado, na qual manifesta-se contrário a interferência da política dentro das denominações. Em contrapartida, o vereador posiciona-se favorável à postura cristã de relacionamento como recurso adicional para a formação de uma sociedade mais justa e equilibrada.