segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Homem invade colégio para tentar matar ex-mulher

A estudante Miriam de Souza dos Santos, 28 anos, livrou-se por pouco da morte, nesta quinta-feira (26) pela manhã, no interior do Colégio Adventista Paranaense, em Ivatuba. No momento em que seguia para a sala de aula, Miriam foi surpreendida e atacada pelo ex-marido, Elifal Pires Maciel, 33 anos, que tentou matá-la asfixiada.

A estudante foi salva por colegas, que investiram contra o agressor e, com muito custo, conseguiram dominá-lo. Dentro de uma bolsa que estava com Elifal, a polícia encontrou uma faca, dois estiletes, uma corda, uma tesoura e um litro de álcool.

Foi a terceira vez que Elifal tentou matar a ex-esposa. O motivo: ela recusa reatar o casamento, rompido em 2006. Nas duas primeiras investidas, Elifal usou um punhal e uma corda. A polícia foi avisada, mas nenhuma providência foi tomada para manter o agressor afastado da vítima.

Nesta quinta pela manhã, minutos antes do início das aulas, Elifal conseguiu adentrar ao colégio através de uma abertura existente no final do muro. A presença de Elifal no pátio acabou despertando a atenção de alguns alunos, que correram para alertar Miriam, que caminhava em direção da sala de aula.

Ao avistar o ex-marido, Miriam saiu correndo, mas foi alcançada e dominada com uma chave de pescoço. Indiferente aos apelos da ex-mulher e dos gritos dos alunos, Elifal continuou apertando o pescoço da ex até que ela desfalecesse. Alertados pelos gritos, alguns alunos investiram contra o agressor e só conseguiram domina-lo depois de atacá-lo a socos.

Mesmo dominado, Elifal voltou-se para uma aluna, de 18 anos de idade, e proferiu uma ameaça velada: "Vou olhar para você para gravar a sua cara e depois te pegar", disse ele. A Polícia Militar chegou em seguida e conduziu Elifal à 9ª Subdivisão Policial (SDP), em Maringá, onde foi autuado por homicídio tentado.

Em interrogatório ao delegado Laércio Cardoso Fahur, o designer apresentou uma versão pouco consistente. Sobre o primeiro ataque à ex-mulher, ocorrido há cerca de dois meses, ele explicou que "apenas envolveu o pescoço de Miriam com uma corda para conversar".

Questionado sobre a nova agressão, ele voltou a negar a intenção de matar. "Dei uma gravata nela porque ela tentou correr. Eu queria só conversar com ela", disse ele. Elifal também justificou o material encontrado em seu poder, alegando que os usa no exercício da profissão. Menos a faca, que a manteria para defesa pessoal.

Academia in Concert se firma como grande mostra da cultura taquarense

Matéria em Caderno Diet 

academia-4Chegando a sua quarta edição, o Academia in Concert confirmou a condição de grande mostra da produção cultural de Taquara ao longo do ano. O evento constou de cerca de 30 números (foto), protagonizados, em sua grande maioria, por talentos da própria comunidade, mostrando a riqueza artística do município em diferentes manifestações, como a música vocal e instrumental, artes cênicas, declamação e contação de histórias.
Um bom público, que praticamente lotou o novo auditório do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs), prestigiou a promoção organizada pela Academia Lítero-Cultural Taquarense na noite da segunda-feira 23. O evento prestou uma homenagem ao maestro Arlindo Gerhard, que é membro da entidade promotora e se apresentou junto com a família.
O Academia in Concert contou com apoio do Sesc, Faccat, Iacs e Jornal Panorama

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lei estadual sancionada institui “Dia do Jovem Adventista"

Em solenidade na terça-feira (24), no Colégio Adventista Jardim do Estados (CAJE), o vereador Flávio César (PTdoB) participou da cerimônia em que o governador André Puccinelli (PMDB) sancionou o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), que institui o terceiro sábado do mês de setembro como "Dia do Jovem Adventista".

O evento contou com a presença do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) que mencionou a importância da instituição Adventista, como modelo de pensamento contemporâneo para progresso humano e espiritual. "Como médico, trabalhei por 12 anos no Hospital Adventista do Pênfigo e digo que ali percebi o comportamento, dedicação, generosidade e desprendimento com que os adventistas tratam as questões relacionadas ao semelhante". Comentou o prefeito.

Antes mesmo de entrar em vigor, a nova lei foi recebida com entusiasmo pelo corpo diretivo da igreja que convocou líderes e membros da denominação para prestigiarem o evento.

Durante breve pronunciamento Flávio César fez questão de destacar o papel da denominação nos setores voltados a educação, saúde, meio ambiente e bem estar social, mantidos pela igreja. "Como membro da comunidade Adventista, há mais de 30 anos, posso dizer que a função da igreja hoje transcende a questão teológica visto que somos responsáveis por ações solidárias que estão em sintonia com as necessidades da população de Campo Grande. Mais: é importante destacar que trata-se de uma entidade religiosa com histórico de lutas e conquistas que não utiliza critérios demagógicos, discriminatórios ou preconceituoso para com o próximo nem para obter benefício do Poder Público", disse Flávio.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

STF suspende decisão que obrigava MEC a mudar data do Enem para alunos judeus

O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu nesta segunda-feira a decisão que obrigava o MEC (Ministério da Educação) a marcar outra data, que não o sábado, para a aplicação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para pelo menos 21 alunos de um colégio judaico de São Paulo.

O sábado é o shabat, dia em que os judeus descansam. Do pôr do sol da sexta ao pôr do sol do sábado, não trabalham, não dirigem e não escrevem. Vendo que seus alunos perderiam o Enem, o colégio Iavne, nos Jardins (zona oeste), apresentou a ação judicial, e o Tribunal Regional Federal deu razão à escola.

Entretanto, nesta segunda, o ministro Gilmar Mendes suspendeu a decisão do TRF alegando que o MEC, na ocasião da inscrição, oferecia a possibilidade de "atendimento especial por razões religiosas". O Supremo cita o exemplo dos estudantes da igreja Adventista do Sétimo Dia, que poderão fazer a prova do sábado após o pôr do sol.

"Tal providência revela-se aplicável não apenas aos adventistas do sétimo dia, mas também àqueles que professam a fé judaica e respeitam a tradição do shabat. Em uma análise preliminar, parece-me medida razoável, apta a propiciar uma melhor 'acomodação' dos interesses em conflito", concluiu Mendes.

A prova do Enem deveria ter ocorrido nos dias 3 e 4 de outubro, mas foi adiada para os dias 5 e 6 de dezembro --sábado e domingo-- após a denúncia de vazamento do conteúdo.

Vereadores farão festas no Natal, em comunidades carentes


Com a aproximação das festas natalinas, alguns vereadores já começam a programar atividades para garantir um fim de ano mais alegre principalmente às comunidades mais carentes. Distribuição de brinquedos e guloseimas está na lista dos que aproveitam a data para garantir o Natal de muitas famílias.
 
O vereador Almir Silva (PR) garante que realiza a ação mesmo antes de se tornar político. É um trabalho social que ele desenvolve com a ajuda de amigos e com recursos próprios. Ele conta que há alguns anos se veste de Papai Noel e percorre bairros da cidade distribuindo brinquedos, balas e outros tipos de doces, maneira encontrada para deixar o Natal das crianças mais alegre. Os bairros Jardim Triângulo, Vila Arquelau, Primavera e Mangueiras são alguns dos beneficiados pela ação do parlamentar. Este ano, o vereador disse que pretende inovar e vai deixar o papel de Papai Noel para outra pessoa: alguém de sua equipe que já participa das atividades. A data da festa ainda não está definida, mas deverá acontecer mais próximo do Natal.
 
O tucano João Gilberto Ripposati (PSDB) é outro pioneiro em realizar estas comemorações. Com data definida para o dia 22 de dezembro, a festa natalina vai acontecer na Associação Amigos do Conjunto Alfredo Freire.
 
Samuel Pereira não está preparando nenhuma festa natalina, mas faz parte de uma campanha idealizada pela Igreja Adventista e há mais de dois meses recolhe donativos para serem distribuídos junto às comunidades carentes. 
 
Marcelo Machado Borges (PMDB) informou que como fez uma grande festa no Dia da Criança, no Natal a comemoração será mais simples. Apesar de ainda não ter nada programado, o vereador pretende fazer uma pequena distribuição de brinquedos pelas ruas da cidade apoiado por sua equipe de gabinete.

Morre o artista plástico paraense Acácio Sobral

Depois de um ano de luta contra um câncer, morre em Belém, o artista plástico paraense, Acácio Sobral, de 66 anos. O artista estava internado há um mês no Hospital Adventista e faleceu na madrugada desta segunda-feira.

O corpo de Acácio Sobral será velado na Capela do Pão de Santo Antônio, no bairro do Guamá, onde amigos e parentes farão suas últimas homenagens.

Parentes e amigos prestam as últimas homenagens na Museu do Estado do Pará, no bairro da Cidade Velha, onde o corpo está sendo velado.

Dois homens são presos acusados de estelionato

Acusados de tentarem 'vender' uma prova, dois funcionários do Uniceuma (Renascença) foram presos e autuados em flagrante na noite de sexta-feira, 20, sob a acusação de estelionato. Marcelo Bulhões e Luís Fernando Tavares tentavam vender uma prova do curso de Direito quando foram surpreendidos. O coordenador de Segurança do Uniceuma, Tiago Souza tomou conhecimento que os dois funcionários estariam vendendo uma prova do curso de Direito. Ele comunicou à direção da universidade e ontem, uma professora armou o flagrante dos dois funcionários. Se passando por aluna, a professora combinou o pagamento do valor solicitado (R$ 800,00) e marcou o local para efetuar o pagamento. O local foi o calcadão do Colégio Adventista, próximo ao retorno da Cohama. Marcelo se dirigiu até o local em companhia de Luís Fernando. A professora já aguardava no local em companhia do delegado Alberto Castelo Branco que também é funcionário do Uniceuma. Os dois funcionários entregaram a prova e acabaram surpreendidos. Os dois foram presos em flagrante e conduzidos para o Plantão Central Beira Mar, onde o delegado plantonista procedeu a lavratura do auto de prisão. Os dois acusados já teriam vendido uma outra prova, também do curso de Direito por R$ 1.500 e teria beneficiado aproximadamente 10 alunos. Marcelo Bulhões Lima trabalhava na biblioteca e Luís Fernando Tavares era lotado na farmácia do Uniceuma.

Noite de segunda-feira tem concerto da Academia no Iacs

Com a intenção de reunir num único palco o melhor da produção cultural de Taquara ao longo do ano, ocorre na próxima segunda-feira mais um Academia in Concert. Depois de três edições realizadas no Cine Viena, o evento da Academia Lítero-Cultural Taquarense muda de endereço e vai para o novo auditório do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs), que tem capacidade para mais de 300 pessoas acomodadas em poltronas.
Com início marcado para às 20h30min e programado para cerca de duas horas de duração, o espetáculo será uma mescla de diferentes manifestações artísticas locais, passando pela música nos seus mais variados estilos e contemplando também as artes cênicas, a dança, a leitura, a declamação e a narração de histórias.
Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente, ao preço de R$ 10,00, na Rádio Taquara/Jornal Panorama, Sesc, Lu Cabeleireira (Galeria Comassetto), Casa das Lãs, Sabor Café, Feira do Livro da Faccat e pelos próprios integrantes da Academia. O evento conta com apoio cultural do Sesc, Faccat, Jornal Panorama e Iacs.

Matrículas abertas para 2010 na Escola Adventista de Ijuí

 A Escola Adventista de Ijuí está com matrículas abertas para 2010. Segundo o diretor, Jaqueson Michels, o recebimento de matrículas segue até enquanto tiver vagas.

 Para o próximo ano a escola organiza algumas atividades diferenciais para envolver os estudantes e comunidade escolar, como projeto de solidariedade que já inicia no período de Natal deste ano. No dia 06 de dezembro ocorre cantata com arrecadação de alimentos não-perecíveis.

 Já a coordenadora pedagógica da Escola Adventista de Ijuí, Cátia Timm, frisa que o colégio possui também ensino de informática, inglês e também o coral para envolver os alunos.

Open de Xadrez Vale do Ribeira na Escola Adventista dia 3 de dezembro


Avalie a matéria!

Está confirmado: a sétima edição do Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira começa dia 3 de dezembro, feriado em Registro, na escola Adventista.

Neste ano serão disputadas as categorias Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Livre. O evento servirá também para a disputa da Copa Interbairros, que incluirá as categorias Sub 10, Sub 18 e Veterano, além das já citadas.

A organização é da Diretoria de Ensino da Região de Registro, em parceria e com o apoio do Programa Escola da Família, Prefeitura de Registro -DECEL, Departamento de Educação da Prefeitura de Iguape e Escola Adventista.

As inscrições são gratuitas e o evento começa às 9 horas, em seis ou sete rodadas, no sistema suíço.

Os finalistas continuarão a disputa na Juréia, a exemplo dos anos anteriores, integrando natureza, lazer e respeito ao meio ambiente.

Inscrições pelo Blog Xadrez do Vale
(http://xadrezdovale.blogspot.com), nas escolas e na Diretoria de Ensino de Registro.

Katatal busca alternativas para resolver problemas da comunidade em Cacoal

O presidente da Câmara vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), esteve na manhã desta terça

ASCOM/CMC - 2009-11-17 - 13:10:00 -

 O presidente da Câmara vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), esteve na manhã desta terça-feira, 17, acompanhando o Secretário de Obras, Gervano Vicent, na visita ao Bairro novo Cacoal, onde a comunidade está encontrando sérias dificuldades devido a uma vala que corta as ruas e alguns terrenos daquele bairro. Katatal juntamente com lideranças da Igreja Adventista estiveram no local apresentando soluções para resolver o problema com o escoamento de água na localidade. 


Katatal frisou que é preciso canalizar toda a extensão no trecho entre a Rua Niterói até a Malaquita, para resolver o problema de vários moradores. "Essa é uma situação que há muito tempo vem sendo cobrado pela comunidade, porém não basta mostrar o problema é preciso também apresentar solução e é isso que estamos fazendo", frisou o presidente, destacando que o Secretário de Obras se mostrou sensível a situação daqueles moradores e se prontificou em solucionar o problema no menor espaço de tempo possível. 



O presidente disse ainda que sabe das dificuldades encontradas em todos os setores da Administração, porem é preciso buscar alternativas e unir forças para solucionar os problemas que aflige a população. "A Câmara não tem medido esforços para contribuir com a administração e encontrar soluções viáveis para que o município possa vencer as dificuldades", disse Katatal, frisando que não basta mostrar os problemas é preciso também apresentar soluções. 


Ainda nesta terça-feira, o presidente da Câmara juntamente com uma equipe do Executivo Municipal estará se deslocando até a cidade de Ariquemes, para conhecer o sistema de atendimento da saúde implantado naquele município. Conforme informou o presidente, se está funcionando em Ariquemes também pode dar certo em Cacoal. "Não há nada de errado em copiar o que está dando certo em outros municípios", disse o presidente, frisando que, não é hora de orgulho e sim de buscar alternativas para resolver as questões essências do município.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Catarinense é regente no Natal Luz em Gramado

Foto: Divulgação

Divulgação

Um catarinense é um dos regentes do famoso Coral Natal Luz, em Gramado, evento conhecido como Nativitaten e neste ano pretende entrar para o livro dos recordes como o maior evento de Natal do mundo. Trata-se de Rafael Digiácomo Coelho, formado no curso de Música da Udesc.

Rafael cursa pós-graduação em Gestão Cultural no Senac/RS e atualmente trabalha como maestro do Coral Jovem do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, na cidade de Taquara, composto por 120 jovens do ensino médio e já possui com três CDs gravados.

Além de reger o coral, ele é professor de piano do Conservatório Musical de Taquara e, paralelamente realiza trabalho de produtor musical. Junto com ele, em Gramado, os gaúchos Ana Maria Quevedo e Gerson Felipe Salcedo, e carioca Débora Tavares também são regentes do Nativitaten.

Beiramar Shopping traz atrações especiais neste Natal

Além do Coral de Crianças que faz parte da decoração de Natal do Beiramar Shopping, o empreendimento terá nesta quinta e sexta-feira a participação de dois grupos de Florianópolis: o Coral do Colégio Adventista, que se apresenta na quinta-feira ( 19/11) e o Coral Vivace, na sexta-feira, (20/11) – ambos às 19h15 no vão central do shopping. Já as apresentações do coral de bonecos, da decoração "Símbolos do Natal", acontecem de hora em hora – das 10 às 22h.

Beiramar Shopping presenteia clientes com foto com o Papai Noel

Quem for ao Beiramar conferir a decoração de Natal e fazer seus pedidos para o Papai Noel, poderá levar como lembrança para a casa uma foto com o mesmo. A iniciativa faz parte das ações programadas para o fim de ano pelo empreendimento e tem atraído crianças e até escolas de Florianópolis. "A foto fica pronta na hora. A criança vem até o trenó falar com o Papai Noel, registra o momento e o leva pra casa como recordação", explica o gerente de marketing do Beiramar, Júlio Geesdorf.

Horário do Papai Noel - Novembro

De terça a sábado das 10h às 22h

Aos domigos das 14h às 20h

Às segundas-feiras das 16h às 22h

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Presidente da Força Sindical pede desculpas aos candidatos da UFBA

A presidente da Força Sindical na Bahia, Nair Goulart, pediu desculpas aos vestibulandos pela paralisação dos rodoviários na manhã desta segunda-feira, mas   transferiu a culpa ao grupo vencedor da eleição para presidência do Sindicato dos Rodoviários, acusado de fraudar o  pleito.

"Não fizemos paralisação nem piquetes nas garagens, fizemos assembléia. Se eles não tivessem roubado essas eleições, hoje (segunda) não teríamos causado esses transtornos. Tivemos que fazer isso porque não podemos conviver com esse tipo de postura anti-democrática. O que aconteceu é grave, é crime", afirmou.

Assembléias realizadas com trabalhadores das empresas de ônibus da Ondina, Central, União e  BTU "seguraram" nas garagens, desde as 4h da manhã de segunda, cerca de 3000 rodoviários. Puxados pela Força Sindical, que apoia a Chapa 4, derrotada com 4759 votos na eleição para presidente do Sindicato dos Rodoviários, eles contestaram a vitória da Chapa 1, que obteve 5135 votos e é vinculada a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A diferença é de 376 votos. De acordo com a presidente da Força Sindical, Nair Goulart, o grupo vencedor deixou  de computar os votos de 7 urnas   durante as apurações, fraudando a eleição.

Uma parte dos rodoviários que  participaram das assembléias voltaram ao serviço ainda antes das 7h, outros no decorrer da manhã até às 10h30. Eles se reuniram para criarem uma lista contendo as declarações dos seus votos, que, conforme afirmou Nair Goulart, será enviada ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo ela, a Chapa 4, é a verdadeira vencedora.

Tolerância - A UFBA respondeu por meio de sua assessoria de comunicação que a tolerância de meia hora dada no fechamento dos portões foi uma decisão tomada em conjunto pela Pró-reitoria de Graduação, o reitor Naomar de Almeida Filho e a coordenadora do Serviço de Seleção, Antônia Elisa Caló, que levou em conta o grande número de candidatos que seriam prejudicados pela paralisação dos rodoviários. "Em qualquer instituição, a administração tem que decidir pelo que beneficia a maioria", afirmou a assessoria.

Questionada sobre o trecho do edital que enfatiza "os portões de acesso aos estabelecimentos serão abertos às 7h30min e fechados, impreterivelmente, às 7h50min", a assessoria afirmou que a administração da UFBA não acredita que a exceção abra um precendente jurídico para estudantes atrasados que não puderam fazer as provas no dia anterior. "Reclamar é um direito de todos, mas o  que aconteceu hoje (segunda) foi um episódio aparentemente com uma gravidade maior do que o caso de alunos que chegaram fora do horário ontem (domingo) em Ondina. São coisas diferentes", reiterou.
 
Provas - A manhã de provas foi tranquila na segunda-feira no Instituto Central de Educação Isaías Alves Geral (Iceia), no Barbalho, onde quase 1500 candidatos participaram do segundo dia do vestibular 2010 da UFBA.

Apesar da parada das empresas de ônibus, não foram registrados na escola casos de candidatos que ficaram sem  entrar por conta dos atrasos. Isto porque, como em todas as escolas, o  horário de fechamento dos portões foi protelado  para às 8h20.

A paralisação dos ônibus parece não ter sido o fator de maior peso no desempenho de Marjan Flores, 20 anos, que chegou às 6h30 na porta do colégio ICEIA. Candidata a uma vaga em Ciências Sociais, a jovem disse ter sentido maior nervosismo pela prova em si. "Hoje não fui muito bem, passei mal, fiquei enjoada. Acho que foi a ansiedade", lamentou. "Agora é esperar", disse pouco confiante a jovem, que saiu do colégio às 12h30.
 
Serravale -
Mateus Pereira, 18, estudante do 3ª ano do Colégio Adventista, que fez as provas no Colégio Raphael Serravalle, na Pituba, reclamou do imprevisto. "Eu sai de casa às 6h30. Tive que vir andando às pressas do colégio Militar (na Pituba) até aqui. Cheguei às 7h40. Se não fosse a paralisação, chegaria mais tranquilo e relaxado. Pelo menos achei o portão aberto", afirmou o jovem, um dos primeiros a concluir a prova no colégio.  

A apreensão nem passou perto do colega Daniel Pinheiro, 19, aparentemente tranquilo na disputa por uma vaga no curso de engenharia civil. Ele foi o primeiro candidato  a sair do colégio Raphael Serravalle, quando os portões foram abertos, por volta das 10h30. "Pra quem se preparou, a prova não foi difícil", afirmou, confessando ter chutado 8 das 35 questões aplicadas no dia. "Eu vou ficar lá sofrendo?", justificou.

Funorte abre curso de pós-graduação para adventistas



16/11/2009 - 10h31m

Samuel Nunes
Repórter

A Funorte/Soebras, dentro do seu projeto de inclusão e responsabilidade social, inicia curso de pós-graduação lato sensu em diversas áreas tendo como foco atender estudantes da Igreja Adventista do 7° Dia. A coordenadoria da pós está a cargo das professoras Augusta Silva Maggionni e Maria das Graças Silva Vieira. Esta última destaca a importância do curso diante da necessidade do estudante realizar uma especialização.

Maria das Graças, que é graduada em geografia, especializada em metodologia do ensino superior, supervisão, inspeção orientação, e mestre em geografia, frisa que a Funorte/Soebras, ao destinar a pós-graduação, com aulas aos domingos, uma vez por mês e quinzenalmente, atende sobremaneira quem é da Igreja Adventista do 7° dia e não tinha, até então, condições de se especializar por meio de pós-graduação, uma vez que as existentes eram realizadas aos sábados, dia reservado pelos membros para adoração e culto religioso.

- Quebramos paradigmas, e a Funorte/Soebras optaram mais uma vez por ter olhar diferenciado uma vez que o nosso lema é: aqui todo mundo pode estudar, independente de raça ou religião. É válido salientar que o público-alvo são os adventistas, mas tem também aqueles que trabalham no sábado e não tem condições de fazer a pós. Estes também podem participar da pós graduação – afirma.

Os cursos de pós-graduação oferecidos são: educação física, matemática, história cultural, física, química e biologia, psicopedagogia clínica e institucional, psicopedagogia e inclusão social, gestão ambiental e biodiversidade, leitura, produção de texto e linguística, serviço social, orientação, supervisão e inspeção escolar, alfabetização, letramento e educação infantil, políticas públicas sociais e intervenção junto à família, docência do ensino superior e planejamento educacional e gestão em administração empresarial e gestão de pessoas.

Maria das Graças Silva Vieira revela que a duração prevista da especialização é de 10 a 12 meses.

Edson Rodrigues, membro da referida denominação religiosa, graduado em administração de empresas pela Unimontes, afirma que esta é uma ótima oportunidade que a Funorte concede aos adventistas de se especializarem de modo a enfrentar o competitivo mercado de trabalho.

- Profissionalmente, esta é uma excelente oportunidade, principalmente porque ainda não tínhamos na cidade nenhuma faculdade que destinasse uma pós-graduação ao público adventista. É algo, de fato, inédito em Montes Claros e a Funorte sai na frente.

Cássia Nunes Soares se formou recentemente em letras português e espanhol pela Funorte. Também integrante da Igreja Adventista do 7° dia, ela destaca a decisão da instituição em oportunizar aos adventistas, realizar a tão esperada pós-graduação. Afirma que todos estarão aproveitando a oportunidade se preparando naturalmente para o mercado de trabalho.

Mais informações sobre a pós-graduação podem ser obtidas pelos telefones: (38) 9100-2618, 3821-6628 ou 9127-9414.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Projeto quer dispensar estudantes adventistas de provas em dia sagrado



 

Repórter

O deputado Ruy Muniz, líder do DEM na assembleia legislativa de Minas Gerais, afirma que está em tramitação projeto de projeto de lei nº 3.241/2009, de sua autoria, que possibilita aos membros das Igrejas Adventistas do 7° dia, matriculados na rede pública estadual de ensino, serem dispensados de exames de avaliação curricular a partir das 18 horas de sexta-feira às 18 horas de sábado, dia este reservado na sua totalidade para adoração e culto.

(ARQUIVO/XU MEDEIROS)
Ruy Muniz destaca relevância do projeto de lei para os fieis da Igreja Adventista do 7° dia.

Ruy Muniz explica que, pelo projeto, os estudantes Adventistas do 7° dia ficam dispensados de qualquer exame de avaliação nos dias de culto de sua religião. Frisa que serão consideradas adventistas todas as pessoas que, por respeito à religião guardarem, a sexta-feira depois  das 18 horas e o sábado.

- No ato da matrícula, os alunos deverão identificar sua condição de adventista por meio de declaração da igreja onde são congregados. Os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual de educação definirão, em calendário escolar, os dias em que os alunos adventistas realizarão, em  segunda  chamada,  os exames a que não se submeterem nas sextas-feiras e nos sábados – explica.

O deputado Ruy Muniz afirma que cabe processo por falsidade ideológica, previsto no art. 299 do Código Penal aos alunos que forjarem a condição de adventista para se beneficiarem desta lei. O parlamentar do DEM afirma que este projeto de lei visa a assegurar aos alunos adventistas o direito ao culto de sua religião, valendo-se das prerrogativas dadas pelo art. 5º, incisos VI e VIII, da Constituição Federal. O referido inciso VI, diz o deputado, garante a liberdade de culto e, principalmente, a não-privação de direitos por motivo de crença religiosa. Já o inciso VIII determina que ninguém poderá fazer uso de suas crenças para eximir-se de suas obrigações.

- Deixamos bem claro que o projeto não visa a dispensar alunos das atividades curriculares, muito menos quer ferir o direito de igualdade. Quer somente que eventuais exames de avaliação marcados para as sextas-feiras, a partir das 18 horas, ou para os sábados, até o mesmo horário, sejam transferidos para qualquer outro dia. Assim, não se cria nenhum impasse entre a obrigação humana e a ordem divina, imprescindível para o ser humano. Esperamos que a aprovação deste projeto de lei seja o mais breve, possibilitando aos alunos adventistas matriculados nas escolas públicas estaduais o cumprimento do currículo escolar, sem a criação de conflito com os preceitos religiosos – conclui o deputado Ruy Muniz.

José Henrique, um dos pastores da Igreja Adventista do 7º dia em Montes Claros, ressalta a importância do projeto de lei do deputado Ruy Muniz. De acordo com ele, nos estado de Minas Gerais, são mais de 80 mil fieis a esta denominação religiosa e que todos estão naturalmente ansiosos pela aprovação do projeto.

José Henrique afirma ainda que vários estudantes tem enfrentado problemas com relação as aulas nas sextas-feiras à noite e aos sábados e que, com a aprovação deste projeto, os jovens Adventistas do 7º dia terão mais tranquilidade em sala de aula.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ingressos à venda para o Academia in Concert 4

Matéria em Caderno Diet 

Podem ser adquiridos em diversos locais os ingressos para o Academia in Concert 4. O evento, organizado pela Academia Lítero-Cultural Taquarense, está marcado para o próximo dia 23 (segunda-feira), às 20h30min, no novo auditório do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs).
Em duas horas de espetáculo, estarão no palco integrantes da própria entidade promotora e convidados, apresentando números de música, dança, teatro, declamação e outras artes. Os ingressos, custando R$ 10,00, estão à venda na portaria da Rádio Taquara/Jornal Panorama e Sesc, que são parceiros da promoção juntamente com a Faccat e o Iacs. Também podem ser adquiridos na Casa das Lãs, cafeteria Sabor Café e com os membros da Academia.

Música para contar a história de Jesus e arrecadar alimentos para o Natal

Saimon Novack | Da Redação

Neste domingo, às 20h, o teatro Elias Angeloni de Criciúma recebe a cantata "A vida de Jesus", que tem a finalidade de arrecadar alimentos para o mutirão de Natal, uma das maiores campanhas beneficentes do país. A entrada para o espetáculo será um quilo de alimento não perecível. "Tudo o que for arrecadado será destinado às famílias carentes de Criciúma", afirma um dos participantes da campanha, Ricardo Santana.

Segundo ele, o show, que tem cerca de 1h30min de duração, vai contar com o coral jovem de Criciúma, conjunto Musicare e Quarteto Adventos. "Por meio da música, juntos irão narrar a história da vida de Jesus", adianta. Santana disse ainda que a arrecadação de alimentos iniciou-se há 30 dias e deve prosseguir até 15 de dezembro. "Estamos visitando residências e empresas. O evento é mais um meio de divulgar a campanha e conseguir mais ajuda". A campanha é uma promoção da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), por meio da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Natal do Porto Velho Shopping inaugura neste domingo com carreata e decoração


Quinta-Feira , 12 de Novembro de 2009 - 16:06

Enviar por e-mailEnviar por e-mail  |  Imprimir PáginaImprimir Página

Decoração com mais de 75 mil lâmpadas será acesa após carreata do Papai Noel pelas ruas da cidade
 
O Porto Velho Shopping inaugura neste domingo, 15 de novembro, o maior Natal do Estado, com a realização da carreata do Papai Noel pelas ruas de Porto Velho. A saída será às 17h da Praça das Três Caixas d´Água, chegando ao shopping às 18h, quando será inaugurada a decoração de Natal. A carreata contará com a participação dos lojistas, junto com a administração do shopping e o público em geral.
 
Papai Noel será recepcionado no shopping pela banda da Polícia Militar. Em seguida haverá apresentação dos corais do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e dos alunos do Colégio Adventista de Porto Velho.
 
"Preparamos várias surpresas para agradar ainda mais nossos clientes. A decoração deste ano é especial, além disso, os lojistas estão muito animados, preparando seus estoques, muitas ofertas e lindas vitrines para o Natal", explica a gerente de marketing do Porto Velho Shopping, Vera Ribeiro.
 
Decoração
 
Com o tema "Festa do Papai Noel" a decoração vai ocupar uma área de mais de 100m² da praça central. Uma das atrações do cenário será uma grande árvore de Natal com 8 metros de altura. No local haverá também um coral com 20 Papais Noéis animatrônicos que se movimentam ao som de músicas natalinas e o tradicional trono do Noel. Em meio da decoração haverá ainda um espaço por onde as crianças podem passar, admirando os enfeites mais de perto. Ao todo serão usadas mais de 75 mil microlâmpadas na decoração externa e interna do Porto Velho Shopping.
 
A decoração do shopping também contemplará enfeites distribuídos pelos corredores, praça de alimentação e em sua fachada. Os espaços serão ornamentados com estrelas, laços, gorros, cascatas de microlâmpadas, bolas, guirlandas, festões, e outros adereços, totalizando mais de 4500 enfeites.
 
A área interna da decoração do shopping ficou sob responsabilidade da Cipolatti, uma das maiores empresas do país em decoração de Natal. Já parte da iluminação externa ficou por conta da Centerlux.
 
Percurso do Noel em Porto Velho
 
A carreata do Papai Noel sairá às 17h da Praça das Três Caixas d´Água, retornando ao shopping por volta das 18h. Papai Noel e as Noeletes seguirão pelas avenidas Carlos Gomes, Farquar, Sete de setembro, Marechal Deodoro, Joaquim Araujo Lima (antiga Abunã), Venezuela, Calama, Rio Madeira, José Vieira Caúla, retornando pela Rio Madeira até o shopping, onde ele irá oficializar o início do segundo Natal do Porto Velho Shopping e acender toda a decoração.
 
De 15 de novembro a 24 de dezembro o bom velhinho estará diariamente no shopping, animando crianças e adultos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fernandópolis promove arrastão de alimentos para o Mutirão de Natal da ADRA

Geral - Fernandópolis
11/11/2009 - 13:30:00 - Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa
O Mutirão de Natal é um projeto da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais)

Com objetivo de ajudar as famílias carentes, a Prefeitura de Fernandópolis, aderiu ao Mutirão de Natal da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) e promoverá o Arrastão de Alimentos neste sábado, 14 e no próximo dia 21, das 12h30 às 17h, para arrecadar alimentos não perecíveis.

O objetivo é uma grande campanha de arrecadação de alimentos junto à comunidade. Os itens arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade e as entidades sociais que atendem as famílias carentes do município.

O mutirão envolverá 250 voluntários entre funcionários e estagiários da Prefeitura, agentes comunitários, membros do Interact, Rotaracty e as Meninas do Arco Íris que se dividirão por setores e percorrerão toda a cidade, casa por casa recolhendo os alimentos.

"Para ajudar no arrastão, as pessoas podem separar antecipadamente as doações, que serão doadas no período do Natal", enfatiza a presidente do Fundo Social, Izabel Alves de Siqueira.

A campanha acontece até o mês de dezembro. Para receber as doações foram colocadas 300 caixas no comércio, órgãos públicos e nas escolas.

O mutirão saíra da Igreja Adventista do Sétimo Dia na avenida Paulo Saravalli, 1315. Acompanhando a mobilização 10 veículos estarão à disposição dos voluntários, que estarão identificados.

Apoio ao Mutirão

Apoiando o Mutirão está o comércio fernandopolense. Entre os estabelecimentos estão todos os supermercados, Secol, Mega Metal, Bilhares Pinotti, Sabesp, Deaço, Incabrás, Sgotti, Titronic, Fernanpel, Serralheria Lacerda entre outros colaboradores.

Projeto Mutirão de Natal

O Mutirão de Natal é um projeto da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) que mobiliza desde 1994 empresas e voluntários para a realização de uma grande campanha beneficente em prol os mais necessitados.

Mais informações sobre o Mutirão de Natal podem ser encontradas no site www.mutiraodenatal.org.br

Bairros onde acontecerá o arrastão neste sábado, 14

• Água Vermelha;
• Albino Mininel;
• Ana Luiza;
• Bernardo Pessuto;
• Brasilândia;
• Coester;
• Morada do Sol;
• Corinto;
• Emílio Mininel;
• Higienópolis;
• Jardim Barbosa;
• Jardim Brasitália;
• Jardim Eldorado;
• Jardim Guanabara;
• Jardim Independente;
• Jardim Paulista;
• Jardim Planalto;
• Jardim Progresso;
• Jardim Rio Grande;
• Jardim Santista;
• Jardim Santo Afonso;
• Núcleo da Cesp;
• Parque Estoril;
• Parque São Bernardo;
• Por do Sol;
• Ana Luiza;
• Benez;
• Nova Canaã;
• Palma Mininel;
• Santa Filomena;
• Vila Esplanada;
• Vila Mioto;
• Vila Veneto.

Bairros onde acontecerá o arrastão no próximo sábado, 21

• Centro;
• Santa Helena;
• Jardim América;
• Boa Vista;
• Santa Rita;
• Parque Vila Nova;
• Parque das Nações;
• Jardim Acapulco;
• Jardim Bela Vista;
• Parque Paulistano;
• Morada do Sol;
• Jardim Independente;
• Parque Estorial;
• Por do Sol;;
• Rosa Amarela;
• Santa Bárbara;
• Jardim do Trevo;
• Vila Ubirajara;
• Jardim Antonio Brandini;
• Jardim Paraíso;
• Água Vermelha;
• Uirapuru;
• Ipanema

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

AL/MT comemora 113 anos da Educação Adventista no Brasil


Uma sessão especial vai comemorar no dia 24 de novembro os 113 anos da Educação Adventista do Brasil. A solenidade, que foi requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa deputado José Riva (PP), será realizada a partir das 9h, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

No requerimento, Riva justifica que a iniciativa é uma forma de reconhecer o trabalho dessa instituição educacional que contribui de forma significativa com o estado de Mato Grosso. No estado, a Educação Adventista mantém 7 colégios, sendo que 4 destes no interior do Estado, totalizando mais de 3 mil alunos em 2009. "Pretendemos fazer uma justa homenagem ao sistema educacional adventista, a quem tanto vem contribuindo para educação de nosso Estado e do Brasil", justificou Riva.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia teve sua origem num grupo de estudiosos da Bíblia que organizou-se como igreja em 1863. O propósito era oportunizar aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos.

No dia 3 de junho de 1872, a educação adventista teve seu início com a abertura da Battle Creek School, Michigan, que se destinava a atender os níveis elementar e secundário. A primeira Escola Adventista no Brasil surgia em Curitiba, capital do Paraná, com o nome de Colégio Internacional.

Mundialmente, a Educação Adventista está presente em 160 países, representada por mais de 6 mil instituições da Educação Infantil à livre docência, totalizando 1 milhão de alunos. No Brasil, conta com mais de 500 unidades escolares e 128 mil alunos. Além destas unidades, a organização mantém 12 colégios em regime de internato, com Educação Básica à Superior e um Centro Universitário em São Paulo.

GUAÍRA: CAMPUS REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO ‘UNIPAR ABERTA’


Cerca de três mil alunos dos ensinos fundamental e médio prestigiaram a exposição dos cursos. O intuito foi descobrir vocações e colaborar para a escolha certa da graduação

A 8ª edição da ação 'Unipar Aberta', do Campus de Guaíra, contemplou estudantes de trinta escolas, que puderam conhecer vários ambientes da Universidade e tirar dúvidas sobre o curso desejado: tempo de duração, atividades desenvolvidas e mercado de trabalho. Professores dos cursos de Umuarama também falaram sobre profissões específicas.

Com o evento buscou-se promover a integração entre a comunidade acadêmica e alunos dos ensinos fundamental e médio (em 28/10). Clínicas, laboratórios e salas de aulas foram transformados em 'cenários' de cursos, para receber os visitantes. Cerca de três mil estudantes prestigiaram a exposição.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação e representantes da imprensa local. Integrantes dos corais 'Jovens de Valor' e 'Gotas de Louvor', do Colégio Adventista, acompanhados pelo professor Juliano Gonçalves, cantou para alunos e acadêmicos.

O evento foi promovido pela DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), em parceria com a direção da Unidade, coordenadorias dos cursos, coordenação setorial do PROVE (Programa de Valorização da Educação) e do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante). Funcionários e acadêmicos, ao todo 250 pessoas, executaram o projeto.

Governador André Puccinelli é recebido com aplausos pela população

Luciana Aguiar

 

Governador em CR (Foto Joao de Oliveira)

 
 

Em solenidade realizada na manhã de segunda-feira, 09 de novembro de 2.009, o governador do Estado André Puccinelli e comitiva, o prefeito Jesus Baird e autoridades municipais foram recebidos com aplausos pelas 438 famílias que recebem o beneficio do Vale Renda em Costa Rica e ainda, ao som do Coral da Igreja Adventista do 7º Dia "Cor & Voz", no Conviver (Centro de Convivência do Idoso).

Puccinelli estava acompanhado do Deputado Federal Waldemir Moka e dos deputados estaduais Junior Mocchi, Onevan de Matos, Ari Rigo, Akira Otsubo, Reinaldo Azambuja e Paulo Correia, além da secretária Estadual de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária - Tânia Mara Garibe e do secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto.

Na oportunidade o governador entregou o cartão magnético as famílias do Vale Renda e anunciou que o programa estará pagando a partir do dia 22 de dezembro de 2.009, o 13º salário, e ainda, que em janeiro de 2.010 as famílias passarão a receber R$ 130.

Puccinelli garantiu as famílias que mesmo que mude o governo o benefício do Vale Renda será garantido por Lei dentro do programa MS Forte.

Também na solenidade foi assinada a Ordem de Serviço para construção da nova Delegacia de Polícia Civil e o governador anúncio que em dezembro de 2.009 estará voltando para assinar a Ordem de Serviço para a pavimentação das rodovias 306 e 359 e construção do Anel Viário.

Esteve na solenidade o vice-prefeito Waldomiro Bocalan (Biri), a secretária de assistência social Dionne do Nascimento Delgado Baird, a coordenadora do Programa Vale Renda em Costa Rica Regina, os vereadores: presidente da Câmara Adair Tiago de Oliveira, Joaquin Alcides Carrijo, Lourenço Filisbino de Paula, Lucas Lazaro Gerolomo, Anízio de Andrade, Ivan da Cruz, José Augusto Maia, José Paulino e Mocir Justino.

E ainda, a coordenadora do Conviver Jaci de Pina Bulhões, o delegado de Polícia Civil Arivaldo Teixeira, o ex-prefeito de Costa Rica Waldeli dos Santos Rosa, o ex-prefeito Laucídio Coelho, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) regional e ex-prefeito Roberto Rodrigues, o secretário municipal de Governo Benone Martins Carrijo, o secretário de Saúde Nilton Sérgio Carneiro, o secretário de finanças Sérgio Delgado, o secretário de Turismo e Meio Ambiente Wilson Matheus, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Ivanildo Ferrari, a secretária de Educação Marilete Bertuol, os sub-secretários Averaldo Amorim (Administração), Agoncílio Correia (Agricultura e Desenvolvimento) e Anivaldo (Obras), o diretor do SAAE José Antônio Cabaron Vargas, e demais;

Indaial arrecada donativos para famílias carentes

INDAIAL - Com o objetivo de proporcionar um Natal diferente às famílias carentes, a Igreja Adventista do 7º Dia, do Bairro das Nações, iniciou sábado uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos. O Mutirão de Natal é uma organização da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais. Com os donativos arrecadados serão montadas cestas básicas, que beneficiarão famílias carentes.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Maringá Park realiza campanha para presentear moradores de asilo no Natal

[06-11-2009]

A programação da Campanha de Natal do Maringá Park Shopping Center começará neste mês e incluirá apresentações de corais, teatro e a chegada do Papai Noel. E neste ano, o shopping contará com um projeto solidário voltado para pessoas que moram em asilos de Maringá.

Intitulado "Encontre um Velho Amigo", o projeto contemplará 170 pessoas que vivem no Lar São Vicente de Paulo, Lar dos Velhinhos Nova Lourdes e no Wajunkai. A partir do dia 20, data da chegada do Papai Noel no shopping, uma árvore será montada no terceiro piso e decorada com a foto e o nome de cada "velhinho", com a informação de qual entidade ele mora. Os voluntários - clientes ou visitantes do shopping – poderão adotar um "Velho amigo" e presenteá-lo.
 
As fotos dos "velhinhos" estão sendo produzidas por uma equipe composta por maquiadores, cabeleireiros e fotógrafo. E em dezembro, haverá a distribuição, no shopping, dos presentes doados pelos voluntários. Os "Velhos amigos" receberão os presentes das mãos do Papai Noel, ganharão um lanche especial e assistirão à apresentação do grupo Arautos do Evangelho.

Outras atrações
A chegada do Papai Noel será no dia 20 de novembro com uma programação especial. A partir das 17h30 haverá apresentação do Circo e Teatro Rosa dos Ventos, com perna de pau, malabares, entre outros, e a peça teatral "Hoje tem espetáculo". Na sequência, haverá apresentação dos Arautos do Evangelho. O Papai Noel chegará às 20 horas acompanhado da carreata do Clube dos Carros Antigos.

No dia 22 haverá cantata de Natal do Colégio Adventista de Maringá (zonas 4 e 7), Instituto Adventista Paranaense e Orquestra e Musical dos Sinos. Estão previstas ainda apresentações de corais, orquestra e grupo de saxofone em diversas datas de novembro e dezembro.

Concurso e homenagem difundem obra do Mestre Vitalino entre estudantes

Na última quinta-feira, cerca e 300 pessoas lotaram o auditório da Fafire para participar das comemorações; a banda de pífanos Alvorada de Caruaru abriu a festa

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Estudantes que pouco conheciam a vida e o trabalho do Mestre Vitalino, se transformaram em fãs do artista, depois que participaram de um concurso em homenagem ao caruaruense que levou a arte dos bonecos de barro para o mundo.  A abertura da homenagem ao centenário do ceramista, no auditório da Fafire, foi com a banda de pífanos Alvorada de Caruaru.

Estudantes do Colégio Adventista do Recife fizeram o tributo ao Mestre Vitalino em uma festa que reuniu cerca de 300 pessoas. Do cenário ao figurino dos participantes, tudo fazia referência ao Rei do Barro. Que foi o instrumento principal de pesquisa e aprendizado dos 190 estudantes que participaram do projeto "Mestre Vitalino: do barro para a vida".

"Sempre digo que a obra do Mestre Vitalino representa o nordestino, um homem sofrido, mas forte, que fez do seu sofrimento, beleza, artes, música e poesia", afirma o coordenador do projeto, Jurandir Vicente de Carvalho (foto 3).

A Rede Globo Nordeste foi uma das homenageadas da noite, por incentivar a cultura pernambucana. Os estudantes do Colégio Adventista foram premiados num concurso de redação, poesia, foto e música sobre o Meste Vitalino. Gabriela Paula Machado venceu a categoria caricatura. "Eu aprendi que ele é um grande artista realmente, nunca me interessei por cultura, mas fui e amei de verdade", comenta a aluna de 16 anos.

Administração da Caála actualiza estatística das igrejas existentes na região

Caála  - Administração Municipal da Caála, situada a 23 quilómetros ao oeste da cidade do Huambo, começou no decurso deste mês com o processo de actualização de dados estatísticos das instituições religiosas existentes na circunscrição.

De acordo com o responsável da Cultura na Caála, Fortuna Cassinda, a administração local pretende combater a proliferação das instituições religiosas com actividade missionária duvidosa e prejudicial à vida humana.

Segundo o responsável, a intenção não é impedir o funcionamento das igrejas, mas exigir a sua legalização, para que em parceria com governo contribuam no desenvolvimento socioeconómico das populações.

O município da Caála tem legalizadas as Igrejas Católica, Adventista do Sétimo Dia, Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Evangélica Sinodal em Angola, Adventista Reformista, Fé Apostólica, Fé Apostólica Fundamental, Baptista, Baptista Livre em Angola, Salvação Eterna, Profética Vencedora no Mundo e Testemunha de Joavá.

Universal do Reino de Deus, Cristo Companheiro, Nova Apostólica, Bom Deus e Pentecostal.


Iacs completa 81 anos com programação no final de semana

Matéria em Educação 

Tem início, às 20 horas desta sexta-feira, a programação que celebrará os 81 anos do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs). Na ocasião, acontecerá a abertura religiosa do evento, com a atividade "Iacs Agradecendo", que contará com uma apresentação sobre o primeiro ano do educandário e de como será a festa dos 81.
As atividades de sábado serão iniciadas às 6 horas, com o Culto da Mata "Iacs em comunhão", relembrando a iniciativa que era realizada há tempos atrás, ao amanhecer dos sábados. A programação seguirá com atividades durante todo o dia. A novidade deste ano será um encontro social que promoverá confraternização de ex-alunos em Gramado, às 20h30min.
No domingo pela manhã, haverá desfile de carros antigos. O encerramento será com uma queima de fogos à noite. Outras atrações durante o final de semana serão a Casa Aberta, Superbom, artesanato, parque inflável e a exposição de veículos antigos.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Festival Cultural no Recife homenageia centenário de Mestre Vitalino

Serão apresentados trabalhos feitos por estudantes do Colégio Adventista na Fafire, no centro do Recife; atividades começam às 19h desta quinta-feira

Da Redação do pe360graus.com

Os cem anos de nascimento de Mestre Vitalino serão lembrados com um Festival Cultural. A partir das 19h, no teatro da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no centro do Recife, serão apresentados trabalhos feitos por estudantes do Colégio Adventista.

O ceramista Vitalino Pereira dos Santos nasceu em Ribeira dos Campos, em Caruaru, no ano de 1909. Filho de lavradores, ainda criança começa a modelar pequenos animais com as sobras do barro usado por sua mãe na produção de utensílios domésticos, para serem vendidos na feira de Caruaru.

Ele também foi músico e criou, na década de 1920, a banda Zabumba Vitalino, da qual foi o tocador de pífano principal. Mudou-se para o povoado Alto do Moura, para ficar mais próximo ao centro de Caruaru, onde viveu até 1963, ano da sua morte. No local atualmente funciona uma Casa Museu em sua homenagem.

Campanha e projeto de lei pedem mais cortesia no trânsito

Vereador quer instituir Dia Municipal da Paz no Trânsito, e Ministério das Cidades quer motoristas mais gentis

Curitiba pode ter instituído o Dia Municipal da Paz no Trânsito. A data escolhida foi o dia 24 de outubro, em alusão ao lançamento de um projeto de conscientização da Igreja Adventista chamado Anjos no Trânsito, que traz como slogan "Eu dirijo com sabedoria divina". A ideia é que todos os anos, nesta data, sejam realizadas atividades de conscientização para a segurança no trânsito. Na semana passada, o Ministério das Cidades lançou uma campanha educativa apontando que gentileza e cordialidade podem evitar acidentes. O objetivo é reduzir o número de mortos no trânsito, que chega a 35 mil por ano. 

A iniciativa do projeto Dia Municipal da Paz no Trânsito é do vereador Dirceu Moreira, líder do PSL na casa. De acordo com o vereador, a data tem como objetivo lembrar as pessoas da necessidade de dirigir com prudência. "A igreja é muito empenhada em realizar ações de conscientização no trânsito, então queremos aproveitar esta data para que cada motorista seja um anjo no trânsito. Sabemos que o trânsito é uma das coisas que mais mata no mundo e as vias públicas de nossa cidade viraram uma verdadeira guerra", apontou.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em 2008 foram registrados 360 homicídios culposos no trânsito. Este número é 34,8% maior do que no ano anterior, que registrou 267 homicídios da mesma espécie. De acordo com o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), no primeiro trimestre de 2009 aconteceram 207 prisões por embriaguez na Capital. Os motoristas que mais se envolveram em acidentes são aqueles que tem carteira há mais de 15 anos.
O projeto está em trâmite e deverá passar pelas comissões antes de ir à votação em sessão plenária. "Acredito que não teremos problemas em sua aprovação. Este é um assunto que interessa a todos", disse o vereador.

Cortesia — A campanha do Ministério das Cidades, assim como o projeto do vereador Dirceu, vem pedir conscientização da população. Desde o dia 1º de novembro, peças publicitárias estão sendo divulgadas pela televisão, jornais, rádios, internet e outras mídias como parte da campanha do ministério. A iniciativa aborda oito temas, dentre eles a importância e manutenção dos veículos, atenção à travessia de pedestres e uso do cinto de segurança no banco traseiro.

De acordo com o ministro Marcio Fortes, o brasileiro precisa ser mais cortês ao dirigir. "É preciso ter no trânsito um comportamento educado, respeitoso às leis, seguindo o nosso slogan: Eu sou Legal no Trânsito. Não é só ser legal no sentido de seguir as leis, é preciso ser legal tendo um comportamento cordial, amigo, solidário, valores da vida cotidiana, privada", afirmou. 

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Igreja Adventista do Sétimo Dia em Lucas do Rio Verde realiza reunião na Câmara Municipal

Acontece hoje (04) às 19h30 uma reunião na Câmara Municipal sobre o Projeto Mutirão de Natal 2009 de Lucas do Rio Verde. Segundo o coordenador do projeto, Hélio Klein,  o objetivo é arrecadar alimentos, roupas e brinquedos juntos a comunidade para doar as pessoas que precisam. "Hoje falaremos sobre o início do projeto e assim que finalizarmos as arrecadações será feita uma programação especial, onde faremos a apresentação do musical "IMAGINE", cantando um pouco do espírito natalino e na oportunidade entregaremos cestas básicas simbólicas", relatou o coordenador.

Toda a comunidade está convidada a comparecer e saber de que forma pode ajudar, a Câmara de Vereadores é um dos órgãos convidados a apoiar esse projeto.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Joyce Carnassale - "A Força da Vida"

"A Força da Vida", é o primeiro trabalho solo da cantora Joyce Carnassale, pela Gravadora Novo Tempo.

Joyce Carnassale nasceu no dia 17 de maio na cidade de São Paulo. É graduada em Educação Musical pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - campus Engenheiro Coelho. Incentivada pelos pais Helio Carnassale, pastor, e Jussara Reichert, desde muito pequena começou a cantar, sobretudo na igreja. Aprendeu música com sua mãe, e logo ingressou em corais e grupos na cidade de Curitiba - PR. Mas foi no IASP (Intituto Adventista de São Paulo / Centro Universitário Adventista de São Paulo - campus Hortolândia) que descobriu sua paixão pela música como ministério.

Cantou no grupo Tom de Vida e no Coral jovem do IASP nos anos de 98 e 99. Já em Engenheiro Coelho, no ano de 2000, ingressava no recém formado grupo Novo Tom, dirigido pelo maestro Lineu Soares, grupo no qual permanece até hoje. Em 2003 casou-se com Elivelto Vital, atualmente pastor do distrito de Itapeva - SP. Recebeu o convite para gravar seu primeiro disco solo, projeto que se concretiza atualmente com muita alegria. "Música é o meu universo. É o meu trabalho, é meu lazer, minha realização e, principalmente, minha missão.

Trabalhar para Deus com a minha voz é um presente dos céus. Meu CD tem como tema "a força da vida", uma mensagem sobre louvor. Louvor é muito mais que cantar ou usar qualquer dom para Deus. Louvar é uma atitude de vida que me permite dar graças em toda e qualquer circunstância. Louvor é resposta. Louvamos porque fomos criados, louvamos porque fomos redimidos em Jesus. "Louvar ao Senhor é a Força da Vida. Cumprir seu querer é a nossa canção. Ouvir Sua voz é sabedoria. Andar em sua luz é adoração." Essa é minha mensagem pra você! Joyce Carnassale.

Fonte:
Gravadora Novo Tempo


Confira o hotsite da cantora no portal

Curso para abandonar o uso do cigarro está com inscrições abertas em Bauru

Lígia Ligabue
A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Bauru abre mais uma vez inscrições para o curso que incentiva tabagistas a abandonar o cigarro. As palestras começam no dia 9 e vão até o dia 13, na igreja Greenville, no Jardim Terra Branca. O curso é oferecido há 20 anos e, de acordo com os organizadores, cerca de 80% dos que participam conseguem abandonar o vício.

O curso conta com um grupo de voluntários composto por profissionais de educação, médicos, psicólogos e assistentes sociais. O objetivo, explica a voluntária Silma Kennerly Herrera, é oferecer qualidade de vida às pessoas. "Durante o curso, ligamos durante o dia para quem está freqüentando as palestras, para incentivar e oferecendo apoio psicológico", conta.

Todos os dias, os tabagistas que estão tentando abandonar o cigarro ouvem o relato de pessoas que conseguiram deixar o vício após freqüentar o curso. Durante os encontros, os inscritos participam de palestras motivacionais, terapia musical e aula de educação física com personal trainer.

"Dessa forma, eles se sentem motivados a parar de fumar", avalia Silma. Além disso, o grupo de voluntárias agenda consulta médica para as pessoas que precisam. De acordo com os organizadores do evento, 80% dos que concluem o curso conseguem abandonar o cigarro. Este ano, serão oferecidas 120 vagas para as palestras.

O hábito de fumar começou a ser combatido por volta de 1964, quando o chefe de saúde pública dos Estados Unidos condenou o cigarro como perigo para saúde. Desde então, houve um declínio de fumantes de 1% a 2% a cada ano, durante três décadas.

Depois disso, porém, a curva decrescente foi estagnada. Na tentativa de ajudar na diminuição do número de pessoas com dependência, a Igreja Adventista do Sétimo Dia trava uma batalha desde 1960, quando o curso foi fundado em solo norte-americano. Desde então, ele tem sido realizado em todo o mundo, inclusive no Brasil, acrescenta a assessoria de comunicação da igreja.

Como as pesquisas não param, o curso tem sido aperfeiçoado e envolvido um número maior de profissionais especializados. Na universidade de Loma Linda, Califórnia, pesquisadores adventistas têm trabalhado para melhorar a eficiência dos tratamentos de dependentes da nicotina, explica a assessoria. Em 1997 foi criada uma fundação que ajuda aqueles que querem abandonar o cigarro.



• Serviço

As inscrições do curso para parar de fumar da Igreja Adventista do Sétimo Dia Greenville podem ser feitas pelo telefone 3021-0034. O curso, gratuito, será ministrado das 19h30 às 21h, de 9 a 13 de novembro. A igreja fica na avenida José Henrique Ferraz, 3-15, Jardim Bela Vista.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Adventistas e evangélicos recusam culto dos finados

Lisboa, 01 Nov (Lusa) - A inexistência de alma imortal ou a impossibilidade de intercessão pelos mortos são os argumentos de adventistas e evangélicos para justificar a recusa de práticas religiosas em torno da memória dos fiéis defuntos.

Ao contrário de católicos, judeus, muçulmanos, hindus, ortodoxos, baha'is e budistas, os fiéis daqueles credos não têm a tradição de rezar pela alma dos defuntos, o que não quer dizer que não respeitem a dor da separação.

É o que defende a Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde se "ora mais pela dor dos que ficam", pois "não tem qualquer sentido rezar ou celebrar a memória dos defuntos", disse à Lusa o pastor Artur Machado.


Governadora passa bem após cirurgia

Da Redação

Agência Pará

A governadora Ana Júlia Carepa passa bem após ter sido submetida, na tarde desta sexta-feira, 30, a uma cirurgia para realização de uma histerectomia parcial do útero, realizada por videolaparoscopia.

A cirurgia foi realizada no Hospital Adventista de Belém, pela equipe do ginecologista e obstetra Ricardo Quintairos, formada pelos médicos Alexandre Tuma, Roberto Rocha, Antônio Simões e Celeste Basili, e durou cerca de duas horas.

A governadora ficará internada pelas próximas 36 horas, em observação, devendo receber alta no domingo pela manhã. Ela permanecerá em repouso, na sua residência, até a quarta-feira 4, quando poderá retomar sua agenda no Palácio dos Despachos. A partir do dia 10 de novembro, ela poderá também retomar as agendas fora de Belém.

Como o procedimento videolaparoscópico é minimamente invasivo, é prevista uma recuperação mais rápida, apenas com a indicação médica de que a governadora Ana Júlia tenha regularidade de horários de alimentação e repouso.

Aline Monteiro - Secom