quinta-feira, 4 de março de 2010

Homens marcham contra violência à mulher

foto: reprodução
violência
Agenda das marchas

-1ª marcha - Em Colatina - será realizada no dia 8 de março, a partir das 18 h, saindo enfrente da Igreja Adventista Central em direção a Av.Beira Rio.

-2ª marcha - Em Vila Velha - será realizada no dia 13 de março às 18 h saindo da praça de Santa Mônica, em direção a praia de Itapuã;

-3ª marcha- Em Vitória- será realizada no dia 14 de março às 8:30 saindo da ponte de Camburi em direção ao Clube militar;

-4ª marcha - Em Linhares- será no dia 21 de março às 8 h saindo do Praça do Aviso em direção ao Bairro de Interlagos.

-5ª marcha- será realizada em Cachoeiro de Itapemirim no dia 28 de março às 8:30h, saindo da praça da Jerônimo Monteiro em direção a Av. Beira Rio.
Março, mês com atividades diversas pela igualdade de direito entre os sexos e pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher, será marcado no Espírito Santo por cinco passeatas de homens contra a violência ao sexo oposto.

A iniciativa é inédita. São cinco marchas programadas para Vitória, Colatina, Vila Velha, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com a subsecretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Vitória, Sandra de Almeida, as caminhadas em favor das mulheres são uma proposta do 'Projeto Quem Ama protege'.

O Projeto tem realizado Palestras sobre tipos e enfrentamento da violência contra as mulheres; de promoção dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.


História

8 de Março - o Dia Internacional da Mulher foi reconhecido em 1975 pela Organização das Nações Unidas, em homenagem ao dia 08 de março em 1857, ocasião na qual um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.

Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica. Em seguida, a indústria foi incendiada e 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Ao ser criada a data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. De acordo com entidades de defesa dos direitos humanos, a ideia é diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.

Frase de Kofi AnnanVários estudos e pesquisas, entre elas policiais e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE ) mesmo com todos os avanços, mostram que as mulheres ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

A violência contra a mulher continua sendo a forma mais universal de abuso contra os direitos humanos.

As mulheres ao longo da história vêm, através dos movimentos feministas, lutando para garantir seus direitos. Essas ações políticas pela conquista da cidadania e implementação de específicas para as mulheres deixaram marcas na sociedade.

Confira algumas dessas conquistas

1827 - Acesso à escola;
1928 - Participação em Olimpíadas;
1932 - Direito ao voto;
1945 - Igualdade de direitos perante o homem;
1951 - Igualdade de remuneração para cargos iguais;
1960 - Uso da pílula anticoncepcional;
1960/70 - Participação no processo de redemocratização do país e pela garantia da igualdade da cidadania;
1985-Criação de Conselhos da Mulher e das Delegacias Especializadas no Atendimento a Mulher;
1988 - Direito a se candidatar a cargos políticos;
2006 - Criação da Lei Maria da Penha

(com informações da PMV)

Jovem taquarense surge como nova promessa do golfe gaúcho

golfe-4Aos 14 anos, Luís Carlos Gomes Lopes Filho não só alimenta o sonho  de se tornar um atleta profissional do golfe, como está dando os primeiros passos concretos para realizá-lo. Em um ano e meio de treinos e competições, já desponta como uma nova promessa do esporte em nível estadual, reunindo uma galeria de 19 troféus conquistados em diferentes cidades gaúchas.
O jovem, que é natural de Taquara e aluno do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs), mora atualmente em São Francisco de Paula. A atração pelo golfe surgiu ao assistir a um canal de televisão voltado ao esporte. Impressionado com o nível técnico das jogadas, Luisinho (foto), como é mais conhecido, confeccionou um taco artesanal e começou a praticar em sua própria casa.
Percebendo o interesse do filho, o pai Luís Carlos Lopes levou-o ao clube Green Village, de Gramado, onde começou a fazer aulas e a participar de competições. Logo passou a chamar a atenção pelo progresso no esporte, participando de torneios em várias cidades gaúchas e conquistando, no final de 2009, títulos estaduais de campeão e vice-campeão.
O projeto do estudante é conseguir uma bolsa para se aperfeiçoar nos Estados Unidos e seguir carreira profissional no golfe.

Prefeitura homenageia membro de família tradicional de Cuiabá

Da assessoria - PMC

Hoje (26-02), às 18h, o prefeito Wilson Santos descerra placa em homenagem a Alice de Lima Grisólia. Essa tradicional cuiabana dará o nome a praça localizada próxima a igreja Nossa Senhora de Guardalupe, no bairro Quilombo (centro).

Em seus 90 anos de vida, Alice Grisólia sempre morou no bairro Quilombo ao lado do esposo, de descendência italiana, Atilho Grisólia. Na comunidade, ela desenvolveu trabalhos sociais como missionária da igreja Adventista. É o que explica Atilho Grisólia Filho, que vê a homenagem como um marco para a família.

"Eu tenho 70 anos, nasci e moro até hoje no bairro Quilombo. Pude acompanhar de perto as ações da minha mãe (Alice Grisólia) na igreja adventista. Lá ela foi missionária durante 40 anos e desenvolveu trabalhos importantíssimos junto à comunidade. Vejo essa homenagem como um marco para família e agradeço todo o reconhecimento dado pela Prefeitura de Cuiabá", disse.

Não é a primeira vez que um membro da família Grisólia ganha reconhecimento do poder público municipal. O então prefeito de Cuiabá, Dante de Oliveira, também descerrou uma placa, em outra praça do bairro Quilombo, com o nome de Atilho Grisolia Pai.

EPTC visita escolas

Os colégios Santa Teresa, Santa Luzia e Adventista, na Zona Sul, receberão hoje a ação educativa da Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC), às 7h e às 13h. O foco da iniciativa é a campanha do Novo Sinal. Agentes da EPTC alertarão os alunos sobre normas e perigos do trânsito, com abordagens criativas e distribuição de materiais didáticos.

Ano será da educação solidária no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul

Primeiro educandário de Taquara a abrir o ano letivo, no último dia 17, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs) contabilizava 1.333 alunos matriculados até a metade desta semana. O número, que inclui a unidade Ricardo Olm, no centro da cidade, representa um aumento de 7% na comparação com 2009, mas a expectativa da direção é alcançar a meta de 1.400 matrículas.

Segundo o diretor Irineu Pereira de Souza, uma das principais atividades será o projeto "Cidadania, a arte de viver bem", inserido numa iniciativa da organização das escolas adventistas na Região Sul do Brasil, que elegeu 2010 como o ano da educação solidária. Segundo ele, a ideia é envolver todos os alunos em ações dentro e fora das salas de aula, com caráter transdisciplinar. As atividades, distribuídas ao longo dos quatro bimestres do ano, focalizarão os aspectos pessoais, familiares, escolares e sociais da vida dos estudantes.
No que se refere a obras físicas, a principal meta para este ano é a conclusão do novo bloco do residencial feminino, que abrirá 128 novas vagas para alunas residentes.

Agência humanitária registra imagens do terremoto no Chile e organiza ajuda para as vítimas

Fotos na capital do país, Santiago, mostram a destruição de prédios e casarões históricos

Pastores que atendem às congregações mantidas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no Chile registraram os estragos provocados pelo terremoto de sábado. As imagens na capital do país, Santiago, mostram a destruição de ruas, prédios, igrejas e casarões históricos, como a Academia de Bellas Artes.

Para ajudar as vítimas, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) disponibilizou US$ 105 mil e apoio técnico. Os pastores também prestam auxílio aos desabrigados e estão arrecadando mantimentos, água potável, colchões, cobertores, roupas, camas e barracas. Quem quiser ajudar pode entrar em contato por meio do telefone (61) 3701-1850.

A Igreja Adventista possui 119.026 membros no Chile, com 599 igrejas e 260 grupos. O presidente da igreja no país, Eber Liessi, é brasileiro. A Adra é uma das maiores agências humanitárias do mundo, presente em mais de 120 países.

O terremoto danificou algumas sedes da igreja, principalmente no Sul do Chile. O depósito da Adra, na cidade de Talca, foi destruído.