segunda-feira, 26 de abril de 2010

Hemosul realiza cadastro de doadores de medula óssea em igreja da Capital

Sábado, 24 de abril de 2010 08:55

Da redação

        

                O ônibus da Campanha de cadastro de doadores de medula óssea do Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) estará, neste sábado (24), na igreja Adventista do 7º Dia, localizada na rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 2099, até às 12h30. A campanha faz parte do projeto da igreja "Vida por Vidas" que ocorre há quatro anos e tem como objetivo estimular doadores de sangue e medula óssea junto aos integrantes da igreja, amigos e familiares. A população que passar pelo local também poderá participar.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Doadas 30 unidades de sangue no Hospital de Ondjiva

Cunene
Doadas 30 unidades de sangue no Hospital de Ondjiva

Ondjiva – centro de hemoterapia do Hospital Central de Ondjiva, província do Cunene, recebeu no primeiro trimestre deste ano 30 unidades de sangue, doadas por cidadãos voluntários.

A informação foi avançada hoje à Angop, pelo responsável do sector, José clemente, que disse terem recebido dadores jovens das Igreja Universal do Reino de Deus e Adventista do Sétimo Dia.

Para si, esse foi um acto de caridade e demonstração do contributo social da igreja, que está a colaborar com as autoridades sanitárias locais para ajudar a suprir as dificuldades daquela unidade.

Informou que, além de representar um acto de solidariedade, o gesto demonstrado pela igreja traduz-se numa acção de caridade destinada a salvar vidas humanas.

Do sangue doado 23 unidades foram da Igreja Universal e sete da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Justiça Itinerante realiza casamento coletivo no Farol

Publicado por Thiago Gomes em 19/04/2010 as 16:26 e arquivado em Opinião.
Você pode acompanhar essa notícia através do: RSS 2.0.

40 casamentos serão realizados nesta terça-feira (20)

40 casamentos serão realizados nesta terça-feira (20)

Por meio do Projeto Justiça Itinerante, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realiza, nesta terça-feira (20), mais um casamento coletivo. Dessa vez, a cerimônia ocorrerá na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada na Rua Dom Vital, 86, no bairro do Farol, onde 40 casamentos serão oficializados pelo juiz John Silas.

Durante o dia, a partir das 8h, o magistrado providenciará todos os documentos necessários à realização da cerimônia, prevista para acontecer às 15 horas.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Crianças abrigadas e adventistas de várias cidades visitaram o Planetário, no domingo

A tarde deste domingo (11) foi dedicada para as crianças e adultos abrigados no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto da Silva esquecerem por alguns minutos o desespero que passaram com as fortes chuvas na semana passada. Foi o momento de eles saciarem a curiosidade e conhecerem o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
 
Em torno de 25 crianças, acompanhadas por seus pais e assistentes sociais, assistiram ao programa "Kaluoka'Hina". O prefeito Tarcízio Pimenta também assistiu à sessão com sua família e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Justiniano França.
 
Antes de iniciar a sessão, todas as crianças estavam ansiosas para saber como seria o programa. Morador do bairro Feira IX, Moisés Silva, 12 anos, logo se acomodou em seu lugar e demonstrou a satisfação com o espaço. "Aqui é muito bonito. Quero logo ver os peixes e o espaço", disse.
 
A dona de casa e moradora do bairro Aviário, Veranilza Silva, 33 anos, assistiu ao programa acompanhada de dois filhos. "Gostei muito do ambiente e é bem confortável. Eu sempre ouvia falar no Parque do Saber, mas não esperava que fosse conhecer, ainda mais numa situação como essa", comenta.
 
Ao iniciar o programa, as crianças se assustaram, riram bastante e depois se envolveram na história sobre o fundo do mar, a vida dos peixes, o efeito gravitacional que a lua exerce sobre os mares e a importância da preservação ambiental.
 
Depois de ver "Kaluoka'Hina", a garota de seis anos e moradora da Queimadinha, Raquel dos Santos, disse que se divertiu muito com os peixes. "Achei tudo bonito. É muito lindo o fundo do mar", afirma
 
Neste domingo o Museu Parque do Saber também recebeu a visita de 150 fiéis e desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, situada nas cidades de Senhor dos Bonfim, Juazeiro, Ponto Novo, Filadélfia, Campo Formoso e Itiúba.
 
A professora Izabel Ferreira, 42 anos, estava participando de um curso na Faculdade Adventista e aproveitou a oportunidade para conhecer o Planetário. "Fiquei curiosa em conhecer o Parque do Saber. Será muito bom passar o conhecimento que vou adquirir aqui aos meus alunos", comenta.
 
De acordo com o coordenador regional do Clube de Desbravadores de Juazeiro, Gilvan Ferreira, 35 anos, esta é a oportunidade de ele fazer um passeio no planeta, obtendo mais conhecimento. "A expectativa é que a gente consiga descobrir coisas novas existentes no planeta", afirma.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Parlamento Jovem promove e fortalece a cidadania nas escolas


A Moderna Associação Campograndense de Ensino (MACE) reuniu nesta quinta-feira, dia 8, cerca de 600 alunos para a eleição dos membros do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense, criado por proposição do deputado Antonio Carlos Arroyo (PR). Além da MACE, participam da eleição organizada pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet as escolas públicas EE José Antonio Pereira; EE Amélio Baís; EE Silvio O. dos Santos; EE Orcírio T. de Oliveira; EE Lúcia Martins Coelho; EE Hércules Maymone e EE Dona Consuelo Müller, e as particulares CNEC e Colégio Adventista.

Na MACE, foram instaladas 2 urnas eletrônicas com seções eleitorais formadas por alunos da escola orientados pelo técnico do TRE/MS, Nildo Carvalho. "É uma lição que eles levarão para a vida toda", disse o funcionário do tribunal.

A aluna Giovana de Souza Matsuda, 16 anos, presidente de uma das seções, acredita que o projeto do Parlamento Jovem estimula a cidadania e conscientiza sobre o voto. São 29 candidatos que concorrem a 18 vagas de deputados estudantes e seis suplentes.

Os sete candidatos da MACE, que fizeram campanha com direito a discurso em palanque, são unânimes em apontar o processo eleitoral nas escolas como decisivo para melhorar a formação política dos jovens. O Projeto Parlamento Jovem é uma parceria da Assembleia Legislativa com a Secretaria Estadual de Educação e o TRE-MS.

Para a professora Marisa Santos, educadora há 25 anos, as eleições do Parlamento Jovem permitem que os estudantes possam, com a alegria natural da idade, se familizarizar com o processo de escolha dos representantes. "São eles que irão formalizar o nosso sonho de democracia", disse a professora.

Jovens adventistas promovem campanha de doação de sangue

Mato Grosso do Sul, Quinta-Feira, 08 de Abril de 2010 - 14:46


Jovens adventistas promovem campanha de doação de sangue


Campanha premiada nos Estados Unidos, pela Organização Mundial da Saúde, no Dia Mundial do Doador Voluntário. - Foto: Divulgação.
Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia irão realizar neste sábado (10), o projeto Vida por Vidas, no hemocentro de Dourados, a partir das 7h30.

A campanha, organizada mundialmente pela igreja desde 2005, e premiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2006 como "Campanha de destaque da Organização Pan-Americana da Saúde", tem como objetivo suprir a necessidade de estoque de sangue nos hospitais e hemonúcleos.

Neste ano o projeto, com o tema "não falta sangue, faltam pessoas", irá enfatizar o cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa, que já somou mais de 300 mil doadores em oito países da América do Sul, visa ainda, formar no cidadão o hábito da doação de sangue e a participação como doador de medula, uma vez que a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil.

Realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o projeto foi ganhando a participação de outros estados que apoiaram o trabalho, como no caso dos jovens adventistas de São Paulo, que no primeiro dia de campanha arrecadaram mais de dez mil bolsas de sangue.

O enfoque principal que é "Ele deu tudo para você doar um pouco" compara o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, doando sua vida à humanidade, (ato comemorado na Páscoa pelos cristãos), a ação de doar sangue, ajudando a salvar vidas, mobilizando dessa forma jovens e adultos para esta ação social.

Além da Páscoa, outras datas fazem parte do calendário da campanha, como o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho e o Dia do Jovem Adventista, solenizado no dia 19 de setembro.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia surgiu entre 1850 e 1860, simultaneamente nos Estados Unidos e na Europa. A instituição reúne cerca de 1400 membros em Dourados em dez igrejas, distribuídas no município. No mundo já são mais de 11 milhões de membros, além de milhares de simpatizantes.

Interessados em participar da campanha devem estar devidamente alimentados, sem ingerir bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter entre 18 e 60 anos e pesar mais de 50 quilos. Com a doação são realizados exames de tipagem sangüínea e fator RH, além da pesquisa de anticorpos e testes sorológicos.

O banco de sangue de Dourados recebe em média 40 doadores por dia e socorre 13 municípios com quatro tipos de hemoderivados, utilizados em atendimento clínico de pacientes de câncer, doenças crônicas, vítimas de acidentes ou que se submeteram a cirurgias cardíacas, entre outros procedimentos eletivos e de urgência.

O hemocentro, que recebe doadores apenas um sábado por mês, e nos dias úteis das 7h às 11h, fica localizado na rua Valdomiro de Souza, 295, em anexo ao Pronto Atendimento Médico (PAM), na Vila Industrial. Telefone 3424-4192 ou 3424-0400.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Projeto do deputado Ruy Muniz beneficia adventistas do 7° dia

O Norte de Minas Uma publicação da Indyugraf Ltda. www.onorte.net


Projeto do deputado Ruy Muniz beneficia adventistas do 7° dia

06/04/2010 - 08h28m

Samuel Nunes
Repórter

O deputado Ruy Muniz (DEM) marcou presença, na noite do último sábado, 03, em evento musical promovido por jovens da igreja Adventista do 7º dia no auditório da escola técnica. O grupo Novo Tom, formado por estudantes e funcionários da universidade Adventista de São Paulo, foi elogiado pelo parlamentar, pelas belas canções apresentadas ao público formado por Adventistas, membros de várias igrejas evangélicas e católicas e ainda caravanas de várias cidades, como Pirapora, Janaúba, Januária, Grão Mogol e Salinas.

(FOTOS VANELLE OLIVEIRA)

O deputado Ruy Muniz falou sobre o projeto de lei
e prestigiou apresentação musical
.

A apresentação se deu por meio do jornal Folha do Advento, veículo de comunicação interno da igreja Adventista de Montes Claros e do Norte de Minas. Segundo o diretor Manoel Machado, a presença do deputado estadual Ruy Muniz demonstra o comprometimento do parlamentar com eventos promovidos pela denominação. Manoel Machado destacou ainda o projeto de lei de autoria do deputado que beneficia membros da igreja. Trata-se da liberação de alunos de educandários estaduais de provas e concursos públicos no dia de guarda dos Adventistas, o sábado.

O deputado Ruy Muniz, presidente da comissão de Educação da assembleia, falou ao público sobre o projeto. Segundo afirmou, os estudantes adventistas do 7° dia ficam dispensados de qualquer exame de avaliação entre o pôr-do-sol de sexta-feira e o pôr-do-sol do sábado, dia reservado pelos fieis para culto.

Segundo Muniz, o projeto de lei visa a assegurar aos alunos adventistas o direito ao culto de sua religião, valendo-se das prerrogativas do art. 5º, incisos VI e VIII, da Constituição Federal. O inciso VI garante a liberdade de culto e, principalmente, a não-privação de direitos por motivo de crença religiosa. Já o inciso VIII determina que ninguém poderá fazer uso de suas crenças para eximir-se de suas obrigações.


Auditório lotado da escola técnica ouviu
atentamente a fala do deputado
.

Outra medida considerada relevante e que foi muito comemorada diz respeito à criação de curso de pós-graduação que beneficia os adventistas, com aulas aos domingos, oferecido pela Soebras - Sociedade educativa do Brasil e Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas, empresas das quais Ruy Muniz é presidente de honra.

De acordo com o deputado, esta é uma medida das mais significativas, uma vez que as pós-graduações existentes até então em Montes Claros não possibilitavam a participação dos Adventistas, pois geralmente as aulas são ministradas às sextas-feiras à noite e aos sábados.

Para Eliel Siqueira, formado em Letras Português pela Unimontes, a pós-graduação é uma oportunidade ímpar para os adventistas do 7º dia se qualificarem ainda mais para o mercado de trabalho.


Grupo Novo Tom, da cidade de São Paulo, foi
elogiado por Ruy
.

Elias Rocha, membro da igreja Adventista do 7º dia, elogia a iniciativa do deputado.

- É uma medida importante, pois nossos jovens já foram e são prejudicados com a realização de provas aos sábados. Parabenizo o deputado Ruy Muniz por este projeto e oro a Deus para que ele se torne lei o mais rápido possível e seja incentivo para deputados de outros estados do Brasil.

José Henrique, pastor de uma igreja Adventista do 7º dia em Montes Claros, afirma que são mais de 80 mil fieis ansiosos pela aprovação do projeto, que dará mais tranquilidade aos estudantes membros da igreja.

Alunos recolhem mais de 5 mil peças de roupa para pessoas carentes

Resultado foi exibido no Varal Solidário

Denise Waskow  |  denise.waskow@diariogaucho.com.br

Quentinho como um abraço cheio de afeto e calor humano. É assim que os 1,5 mil alunos do Colégio Adventista de Porto Alegre, no Bairro Camaquã, esperam que seja o inverno das pessoas que receberão as mais de 5 mil peças de roupa arrecadadas por eles em uma das ações do projeto Mão Amiga, desenvolvido pela escola.

Parte das doações foi exposta ontem no pátio da instituição, formando o Varal Solidário. Os estudantes estenderam as peças de roupa e deram-se as mãos, abraçando o resultado da sua solidariedade.

– Esse é um abraço para aquecer não apenas o inverno, mas os corações das pessoas – destaca o diretor do colégio, Robledo Moraes.

Encantada com o resultado da iniciativa – a escola já promoveu ações semelhantes em outros anos, mas é a primeira vez que monta o Varal Solidário – a diretora acadêmica, Roseli Garcia, já faz planos:

– Acho que vai virar uma cultura. Alcançamos os nossos objetivos e eles estão muito felizes.

Limpeza nos armários

Alunos da quarta série, Natália Martins Borges, nove anos, e José Henrique Brusch de Faveri, dez anos, adoraram a atividade.

– No primeiro dia da campanha, eu já trouxe várias peças de roupa – conta a menina, enquanto o seu colega completa:

– Não fazemos isso para ganhar nada, mas para ajudar. Eu fico muito feliz.

Empolgado ao lembrar que tirou todas as roupas do armário e separou o que iria doar, reunindo um bom número de peças, Lucas Teixeira da Silva, nove anos, aluno da terceira série, comemora:

– Tô me sentindo alegre, é bom ajudar as pessoas.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Em menos de uma hora, 2 carros são furtados na Capital





Por Redação Pantanal News/Campo Grande News

Dois veículos foram furtados em menos de duas horas ontem (31) à noite em Campo Grande, conforme ocorrências registradas pelas vítimas no Cepol (Centro Especializado de Polícia da Capital).

Por volta das 20h, Luiz Fernando Ferreira, de 30 anos, estacionou seu veículo Fiat Uno Mille, placas HQW-7932, na avenida Salgado Filho, em frente a uma igreja Adventista, no bairro Amambaí. Ao sair do culto na companhia da esposa, a vítima constatou o furto do carro.

Já Vagner Frides Vasques de Albuquerque, de 34 anos, teve seu veículo Fiat Uno Mille, placas HQZ-0080, furtado em frente ao Posto de Saúde do bairro Guanandi. A vítima informou que chegou ao local às 20h15 para entrar no local e quando retornou onde estava o automóvel, ele não estava mais no lugar.

"Vida por Vidas" incentiva doação de sangue no feriado

Redação

Durante feriados, as doações nos bancos de sangue são mais escassas. O projeto "Vida por Vidas" quer aproveitar esse momento para ajudar a manter o estoque de bolsas em alta além de estimular o cadastramento de doadores de medula óssea. Em parceria com o Hemepar, o projeto espera cadastrar cem doadores de medula em Curitiba com uma campanha no próximo sábado (3).

Uma equipe do Hemepar vai estar na sede da Igreja Adventista, local de concentração da mobilização, para levar os possíveis doadores até o banco de sangue. O projeto Vida por Vidas (www.vidaporvidas.com.br), idealizado em 2005, já ajudou a levantar mais de 300 mil doadores de sangue em oito países sul-americanos.

Os coordenadores do projeto no Sul do Paraná, Aryel de Paula e Jayme Gandra, explicam que neste ano a intenção é ter um cadastro atualizado de doadores de medula, a fim de colaborar com a cura de muitos que estão na fila de espera por um transplante.

Serviço:

Data: 3 de abril, a partir de 14h30
Local: Hemepar, Rua João Prosdócimo, 145, Alto da XV

Palestra na Adventista

Estará em Bauru, de amanhã a domingo, Jonathan Gallagher para uma série de quatro palestras na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Green Ville, que fica na avenida José Henrique Ferraz 3-15, no Jardim Terra Branca. Gallagher é natural de Surrey, Inglaterra, possui doutorado em divindade e também bacharel em história, teologia e química aplicada à pesquisa espacial.

Ele foi representante da Igreja Adventista do Sétimo Dia junto à Organização das Nações Unidas (ONU).As palestras são gratuitas e tem como tema "Falando Bem de Deus".