sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bombeiros resgatam operários soterrados em obra ao lado da Igreja Adventista

Os militares do Corpo de Bombeiros resgataram na tarde desta terça-feira (26), por volta de 15h40, dois operários que ficaram soterrados em uma obra no bairro Coronel Isalino (Casa  de Saúde), ao lado da Igreja Adventista, onde um barranco desabou e atingiu os trabalhadores.
O primeiro operário soterrado nada sofreu e não quis o atendimento dos bombeiros, já que conseguiu sair rapidamente, pois estava na superfície do local onde a terra caiu já o segundo estava com muita terra sobre o tórax e com as pernas presas, devido as madeiras e material de trabalho que estavam no local.
Os bombeiros realizaram a operação  de resgate com calma, usando material para imobilização da vítima, José Francisco da Silva, 52 anos, de Matias Barbosa. Ele sofreu ferimentos na perna esquerda e no tórax e foi encaminhado ao Hospital São Paulo, onde foi atendido e ficou em observação.
Segundo informações colhidas pelos bombeiros no local, um dos operários soterrados estava trabalhando com um bate-estaca próximo ao barranco e com a trepidação a terra deslizou atingindo os dois.

Por InterligadOnline.com parceiro PortalClick

 



 

Escola Adventista homenageia Paulo Siufi na Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande foi homenageado durante a Sessão Ordinária desta terça-feira com a entrega da placa " Amigos do Colégio Adventista do Jardim dos Estados.

A comenda foi concedida em reconhecimento às pessoas que foram parceiras da educação durante o ano de 2010, desempenhando ações que beneficiaram este segmento dentro do município de Campo Grande.

A congratulação foi entregue pelo representante da Escola Adventista, professor José Aparecido de Araújo Oliveira.

Sete projetos seguem para votação na Câmara. Entre eles o da Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social

Seis projetos de autoria do Executivo e um do vereador Juninho da Padaria seguem para votação na sessão legislativa de quinta-feira (04). Todos entram em segunda votação.
O primeiro projeto de lei do prefeito proíbe a comercialização de madeira não certificada O texto foi aprovado por 11 votos na primeira votação.
O segundo e o terceiro projetos de lei autorizam o Executivo a conceder subvenções às entidades conveniadas: Centro Espírita Verdade e Luz, Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social, Nosso Lar, Instituto Allan Kardec, Núcleo Artevida, Udam, Lar Esperidião Prado e Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Na primeira votação ambos os textos foram aprovados por 11 votos.
Os projetos de lei seguintes dispõem sobre a manutenção dos veículos através de programa de gestão abrangendo o controle de emissão de fumaça e sobre o programa de capacitação para o trabalho. Os textos foram, respectivamente, aprovados por 11 votos e 9 votos em primeira votação.
De autoria do Executivo, o último texto, projeto de lei complementar, trata de adequar a jornada de trabalho dos assistentes sociais nas administrações direta e indireta com criação e acréscimo de novos cargos. Na primeira votação o projeto foi aprovado por 10 votos.
O projeto do vereador institui a Semana de Conscientização à Doação de Medula Óssea, a ser comemorada na primeira semana do mês dezembro de cada ano. O texto foi aprovado por unanimidade na primeira votação.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mutirão de Natal já arrecadou 500 Kg de alimentos em Ipiaú

A primeira etapa do projeto "Mutirão de Natal", promovido pelo Centro Cultural Esquadrão da Vida , da Igreja Adventista de Ipiaú, aconteceu no ultimo sábado, 23, na Vila de Japomirim e resultou na arrecadação de meia tonelada de alimentos não perecíveis que serão doados à população carente.

A ação se desenvolveu em pouco mais de duas horas e terá prosseguimento no bairro ACM. A meta do projeto é arrecadar 15 toneladas de alimentos até o final quando serão completadas as nove etapas planejadas.

O coordenador do movimento, Elias Andrade, lembra que cada quilo de alimento doado corresponde a um cupon que derá direito ao doador a concorrer ao sorteio de uma motocicleta Dafra , super 1000.
O sorteio ocorrerá no dia 23 de dezembro.


http://www.noticiasdeipiau.com/

terça-feira, 26 de outubro de 2010

MS: prefeito afastado de Dourados passa por exames médicos

Ari Artuzi recolheria 10% do valor dos contratos em troca de garantir licitações. Foto: A. Frota/Prefeitura/Divulgação

O prefeito afastado de Dourados (MS), Ari Artuzi, foi internado na noite de quarta-feira no Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande (MS), onde realizou exames apó sentir dores abdominais. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, um boletim médico com o estado de saúde de Artuzi será divulgado no final desta tarde, após a consulta da família do político.

Os exames foram um pedido do advogado de Artuzi, Carlos Marques, que foi acatado no final da tarde ontem pelo desembargador Manoel Mendes Carli. O juiz autorizou que o prefeito afastado realizasse os exames no período de 24 horas e fosse internado caso os médicos julgassem necessário.

Artuzi está preso na capital sul-mato-grossense há 51 dias por conta operação Uragano da Polícia Federal, que prendeu 28 pessoas, entre elas o vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, servidores públicos e empresários, e indiciou 60 pessoas por fraudes em licitações púbicas e pagamentos de "mensalinho" para legisladores de Dourados.

Jovens furtam igreja para comprar pedras de crack

Um adolescente de 15 anos e Alex Sandro Pereira dos Santos, 23 anos, furtaram equipamentos eletrônicos de uma igreja de Aparecida do Taboado, cidade distante 481 quilômetros de Campo Grande.
Presos ontem, eles confessaram que o dinheiro dos produtos foi usado para comprar pedras de crack.
O furto ocorreu na madrugada de ontem e os dois foram capturados em operação feita ao longo do dia, por policiais civis e militares.
A partir dos dois, outros envolvidos na ação foram presos: Samuel Silva de Oliveira, 20 anos, Douglas da Silva Dias, 20 anos, e Augusto Macedo Ribeiro, 21 anos.
Samuel, Douglas e Augusto estavam com os produtos que foram furtados da igreja Adventista do Sétimo Dia.
Foram levados: um aparelho de som, três caixas de som e dois microfones.
Apenas os microfones não foram recuperados.
Depois de prestar depoimento, o adolescente foi liberado porque o furto não prevê apreensão do adolescente infrator.
Já os maiores de idade ficaram presos. Eles têm antecedentes criminais.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LAGARTO: VEREADOR CRIA DIA DO DESBRAVADOR

A sessão da Câmara de Vereadores de Lagarto contou com a presença de representantes do grupo de Desbravadores do município. A entidade, ligada à Igreja Adventista do 7º Dia, atua não só em Sergipe, mas em cerca de 160 países, possuindo atualmente 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. 

Os Desbravadores são meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Eles participam de reuniões uma vez por semana para aprender a desenvolver seus talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Os integrantes do grupo de Lagarto foram acompanhar de perto a apresentação de um projeto de lei, de autoria do vereador Carlos Ângelo, o "Carlos da Brasília" (PT), que estabelece todo terceiro sábado do mês de abril como um dia dedicado aos desbravadores em Lagarto.

"Fiz o projeto para, antes de tudo, ressaltar a importância do grupo – que realiza diversos trabalhos, como o sopão, arrecadação de alimentos e doação de brinquedos para crianças carentes, especialmente no Natal –, para a cidade,

Segundo Carlos da Brasília, a beleza da ação dos Desbravadores, não está somente no trabalho social, mas também na pregação da palavra de Deus através da propagação do Evangelho.

Na quinta-feira, 4 de novembro, haverá uma sessão comemorativa quando será votado o projeto de lei municipal. Integrantes de coordenação estadual irão apresentar um breve histórico do grupo e sua atuação em Sergipe, no Brasil e no mundo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gov. Celso Ramos lança 17º AÇOR e entregará Troféu Açorianidade 2010

O cerimonial de lançamento do 17º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina e entrega do Troféu Açorianidade 2010 estão marcados para a próxima quinta-feira, dia 21, às 19h30, no CATRE – Centro Adventista de Treinamento e Recreação, na Praia de Palmas em Governador Celso Ramos.

Em cada edição do evento são entregues o total de 10 troféus. Cada um deles leva o nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano (São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores) e o décimo troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana. Neste ano será entregue um "Troféu Açorianidade Especial" que foi proposto e aprovado pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos para o embaixador de Portugal no Brasil o doutor João Manuel Guerra Salgueiro. A relação dos agraciados com o Troféu Açorianidade 2010 segue abaixo.

O grandioso evento do AÇOR acontecerá este ano na cidade de Governador Celso Ramos, entre os dias 5 e 7 de novembro, na Praia da Camboa – Fazenda da Armação. A 14ª edição da festa foi realizada na cidade, em 2007, em que mais de 25 mil visitantes participaram dos três dias do evento. Para este ano, a coordenação aguarda mais de 35 mil pessoas. O AÇOR já foi realizado também nas cidades de Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna e Palhoça.

Haverá nos três dias de festa mais de 60 apresentações folclóricas, dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 5 e 6 de novembro. Na Praia da Camboa – Fazenda da Armação, às 10 horas do dia 6, data em que o município completará 47 anos de emancipação político-administrativa, acontecerá o Desfile Folclórico dos Grupos que estarão atuando nos três dias do evento. No domingo, dia 7, às 9h30, na Igreja da Fazenda da Armação, será realizada a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, estão confirmadas seis cantorias (folias do Espírito Santo) e 12 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para atuarem na missa.

No Estande Gastronômico haverá um diversificado cardápio enriquecido com frutos do mar. "A proposta é fazer com que associações e cooperativas de pesca e maricultura participem do evento. Será uma preparação para o próximo ano uma vez que pretendemos promover a 2ª Mar & Festa. Esta festa, inclusive, fará parte do Calendário Turístico e Cultural de nossa cidade. Além da gastronomia açoriana feita por produtores locais, faremos também competições e brincadeiras entre os pescadores", adianta a Secretária de Educação e Cultura Azenir Porto Soares.

Receber a Festa Açoriana pela segunda vez no município de Governador Celso Ramos é motivo de orgulho para o Prefeito Municipal Anísio Soares. "Esta é a ocasião para mantermos nossas tradições açorianas e mostrar aos visitantes nossa rica cultura. Os preparativos estão sendo feitos com a competência e a dedicação da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte, do NEA e de todas as Secretarias Municipais que se envolvem na organização desse grandioso projeto. Temos certeza que esta edição superará nossas expectativas de público ultrapassando os 35 mil visitantes", complementa o Prefeito Anísio.

Cantora Ana Caram mostra repertório gospel em Curitiba

[20-10-2010]
foto: divulgação

Conhecida em todo o mundo por seu talento e belas interpretações de canções da Música Popular Brasileira, a cantora Ana Caram mostrará seu repertório gospel, do novo CD dela, neste sábado (23), em Curitiba. As canções, com toques de MPB e no melhor estilo voz e violão, serão apresentadas na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Bom Retiro, a partir das 17h30, com entrada gratuita.

 As músicas traduzem o estilo que a fez famosa no Brasil, Estados Unidos, Japão e países dos continentes europeu e africano. Natural de Presidente Prudente, interior de São Paulo, Ana nasceu em uma família de músicos e iniciou a sua carreira artística cedo. Aos 13 anos, ela já gravava jingles e ganhou vários prêmios pelas interpretações de canções próprias em festivais.

 Estudou composição e regência na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em meados da década de 1980 começou a sua carreira profissional. No início de sua trajetória de sucesso, Ana Caram tocava e cantava em casas noturnas paulistanas. Com o tempo, passou a viajar por todo o mundo, mostrando o que há de melhor na Música Popular Brasileira.

 Gravou mais de dez álbuns e seus trabalhos e apresentações receberam críticas elogiosas em conceituadas publicações, como o jornal The New York Times e a revista Billboard. Conviveu com diversos artistas que influenciaram diretamente as suas composições, como Tom Jobim, de quem guarda cartas escritas a próprio punho especialmente para ela.

 Atualmente, Ana Caram faz apresentações em todo o Brasil para mostrar o seu repertório gospel, que une ritmos como a Bossa Nova a letras que falam sobre Deus.

Serviço
O que: Apresentação da cantora Ana Caram em Curitiba
Quando: 23 de outubro (sábado), às 17h30
Onde: Igreja Adventista do Sétimo Dia do Bom Retiro. Rua Carlos Augusto Cornelsen, número 76, no bairro Bom Retiro
Entrada franca

Portimão: ciclo de conferências proporciona conselhos para vida saudável

A Câmara Municipal de Portimão e a Assistência Social Adventista promovem o ciclo de conferências "Viver Saudável", onde são abordados temas como a osteoporose, as doenças cardiovasculares, o cancro ou o stress.

O ciclo de conferências decorre entre 29 de Outubro e 26 de Novembro no Clube Naval de Portimão, juntando alguns especialistas nas áreas abordadas.

A entrada livre para todos os interessados, que se devem inscrever até dois dias antes para o seguinte contacto: Câmara Municipal de Portimão – Divisão de Acção Social e Saúde – telefone: 282 470 818, email: accaosocial@cm-portimao.pt

No dia 29 Outubro o tema é: "Sem stress"; a 5 Novembro: Osteoporose: Proteja os seus ossos"; a 12 Novembro: "Quando a alimentação previne"; a 19 Novembro: "Doenças cardiovasculares: O assassino silencioso"; e a 26 Novembro: "Como evitar o cancro".

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Educação Adventista do Mato Grosso realiza 1º Dia do Aluno Adventista

Cuiabá, MT ... [ASN] A Rede Educacional Adventista de Mato Grosso promoveu, em 9 de outubro, no auditório do Cuiabá Lar Center, na capital mato-grossense, a primeira edição do Dia do Aluno Adventista. O evento contou com a participação de 200 adolescentes das quatro unidades escolares de Cuiabá e Várzea Grande matriculados entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, bem como Ensino Médio e teve por objetivo reunir alunos adventistas da rede a fim de prepará-los para o serviço, cumprindo a missão que Jesus deixou: "Ide".

 Estiveram presentes como convidados especiais o pastor Wesley Zukowski, diretor do Instituto Adventista Brasil Central (IABC), que apresentou os devocionais e palestras, bem como o maestro Anderson Ramos, coordenador musical da mesma instituição, que trouxe as mensagens musicais da programação ao longo do dia.

Zukowski i o Dia do Aluno Adventista falando a respeito da fidelidade de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na Babilônia e mostrou lições para a vida diária dos alunos com muita criatividade. Seu segundo seminário, ainda pela manhã, foi uma reflexão a respeito da vida de José, que escolheu manter-se puro, quando teve a oportunidade de desobedecer por estar distante de sua terra e de seu pai. À tarde, o diretor do IABC falou aos participantes a respeito de namoro e sexualidade, um tema atual e relevante para a faixa etária. Ele encerrou sua participação com um breve devocional para fechamento do programa falando a respeito da importância de uma vida motivada para conseguir alcançar resultados otimizados.
O pastor Wesley contagiou o grupo de alunos com a simpatia e ideias inovadoras na apresentação dos temas e também em apresentações musicais com diversos instrumentos, alguns inusitados, como um serrote e um pente.
Ao longo da tarde, o professor Henilson Erthal de Albuquerque, diretor geral das Escolas Adventistas de Mato Grosso, apresentou o projeto da "Escola em Ministérios". A ação consiste em projetos sociais e espirituais que serão lançados nas escolas e que contarão com a participação dos alunos conforme seus dons. "Nós precisamos cumprir a missão, mas também precisamos ter orientações sobre como fazer isto. Por essa razão, a Educação Adventista apresenta hoje a Escola em Ministérios. Por meio deste projeto vocês poderão pregar o evangelho, ajudando pessoas, sorrindo, abraçando, mandando mensagens, participando de mobilizações, conforme seus dons e sentir o doce sabor do cumprimento da ordem de Jesus, 'ide'", disse Erthal ao grupo de adolescentes presentes. A programação deverá ser realizada anualmente e o grupo de participantes já está ansioso pela edição 2011 do Dia do Aluno Adventista. [Equipe ASN, Henilson Erthal]

Menino de 9 anos volta a negar que tenha matado colega em SP

O aluno de 9 anos suspeito de ter atirado acidentalmente no colega Miguel Cestari Ricci, da mesma idade, voltou a negar nesta sexta-feira que tenha levado um revólver calibre 38 para a Escola Adventista de Embu, na Região Metropolitana de São Paulo, e disparado contra o menino, que acabou morrendo no dia 29 de setembro. A audiência, realizada no fórum da cidade, teve a presença de um psicólogo e uma assistente social, designados pela Justiça, além dos pais do garoto.

Eles reafirmaram que nunca tiveram uma arma dentro de casa, conforme já haviam dito para a polícia. Segundo o delegado do setor de homicídios da Delegacia Seccional de Taboão da Serra, Carlos Eduardo Ceroni, uma nova avaliação do menino deve acontecer na próxima semana, pois os avaliadores não teriam se convencido dos depoimentos prestados hoje.

A perícia não encontrou vestígio de pólvora na mochila e nas roupas do menino suspeito, mas, segundo o delegado Carlos Eduardo Ceroni, o laudo também indicou que os objetos foram lavados. Mesmo assim, conforme Ceroni, os depoimentos apontam para a criança como autora do disparo. De acordo com o delegado, a única coisa que falta é a arma utilizada no crime. "Nós fizemos uma busca na casa do menino no dia em que pegamos a mochila e as roupas, mas não encontramos", afirmou na semana passada.

Caso o menino assuma que atirou no colega, a investigação será para descobrir a quem pertencia o objeto e como o garoto teve acesso a ele. Segundo o delegado, os pais podem ser responsabilizados pelo crime se for provado que a arma pertencia a eles. No entanto, Caroni afirmou que essa decisão caberá à Justiça.

O Caso
Miguel Cestari Ricci foi baleado dentro da sala de aula. Segundo a polícia, a arma do crime é um revólver calibre 38 e o tiro foi dado de cima para baixo, a menos de 5 cm do corpo do estudante. A principal linha de investigação é de que o tiro que atingiu o menino foi acidental e disparado por um colega que levou uma arma para o local.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Advogada Adventista toma posse como presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP

No dia 4 de outubro a Drª Damaris Dias Moura Kuo foi empossada como presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP. A solenidade reuniu diversas autoridades civis e religiosas e contou com a participação de mais de 200 pessoas. O evento contou com a participação especial do Coral da OAB SP.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, Dr. Luiz Flávio Borges D'Urso, há três anos instituiu a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, com uma atitude visionária e vanguardista. Em seu discurso destacou a importância da defesa da liberdade religiosa, a qual se assenta no respeito pelo sentimento religioso das pessoas e na premissa constitucional que assegura que ninguém será privado de direito em função de crença religiosa.

O pastor Edson Rosa, líder dos departamentos de Liberdade Religiosa e Comunicação da Igreja Adventista para a América do Sul enfatizou que este é um espaço muito importante e valioso. "Parabenizamos a Drª Damaris por tão nobre missão e lembramos que se constitui também numa grande responsabilidade. Estaremos orando pelo trabalho dessa comissão".

Dentre as várias autoridades eclesiásticas presentes o grupo de líderes de Liberdade Religiosa das várias Uniões da Divisão Sul-Americana foi destaque. Dr. Alcides Coimbra, diretor de Liberdade Religiosa e assessor jurídico da Igreja Adventista para o Estado de São Paulo (UCB), também tomou posse como um dos membros da comissão. "A OAB é uma das mais conceituadas instituições do Brasil, é extremamente positivo tê-la como uma das promotoras e defensoras da Liberdade Religiosa com uma comissão especialmente destacada para esse fim", argumentou o líder da UCB.

Comprometida com a missão de defender e promover a Liberdade Religiosa para todos em todos os lugares, a Drª Damaris Moura Kuo, em seu discurso parafraseou Martin Luther King Jr.,  "eu tenho um sonho de que vai chegar o dia que as pessoas não mais serão discriminadas por causa da sua religião. Eu tenho um sonho de que vai chegar o dia que não será mais necessário promover uma cultura de paz e liberdade de crença, pois a paz será uma realidade e a liberdade o maior dos valores, respeitado por todos".

Formada por advogados e juristas  de diversos segmentos religiosos que buscam defender o direito constitucional à Liberdade Religiosa, a comissão tem o grande desafio de acolher demandas e promover eventos de formação para os operadores do direito e líderes religiosos sobre assunto.

O Dr.Hédio Silva Jr, Secretário da Justiça da gestão de Geraldo Alckmin, antecessor da Drª Damaris Moura Kuo na presidência da comissão, destacou os atributos de liderança da nova presidente e declarou que este é mais um espaço que se abre para a defesa desta tão importante bandeira. "Sei que a comissão estará atenta e vai se posicionar de forma legítima e assertiva contra as violações ao direito fundamental da liberdade religiosa", destacou.

"Esta é uma data muito especial, pois marca o compromisso que instituições importantes da sociedade, como é o caso da OAB SP, estão assumindo diante da sociedade. A Igreja Adventista do Sétimo Dia congratula-se com esta comissão e terá nela uma referência na defesa e promoção da liberdade religiosa", salientou o pastor Udolcy Zukowski, secretário da UCB.

"Que essa comissão sirva de inspiração para que em outras seções da OAB pelo Brasil, surjam trabalhos análogos. A liberdade religiosa é um tema que precisa alcançar toda a sociedade, pois contrariamente ao que muitos acreditam, ainda ocorrem inúmeras violações a este direito
fundamental em nosso país", comentou Samuel Luz, também empossado como membro da comissão.

[Equipe ASN – Samuel Luz]

Canal aberto TV Novo Tempo em Pelotas


A cidade de Pelotas amanheceu dia 12 de Outubro com o canal da Esperança no ar.
Agora a cidade também esta com a TV Novo Tempo em canal aberto, canal 48 UHF.

Pastor Adventista é morto à pedrada por acusação de feitiçaria

Angola:

Um homem de 60 anos, pastor da igreja angolana adventista de 7.º dia, foi apedrejado até à morte, em Luanda, por membros da sua família, que o acusavam de ser feiticeiro e ter provocado a morte de uma sobrinha.

Na morte do pastor, que ocorreu no domingo, estiveram envolvidos netos e sobrinhos da vítima.

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, superintendente Jorge Bengue, disse hoje, em declarações à Agência Lusa, que os agressores, num total de quatro, se encontram foragidos.

Diário Digital / Lusa

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Consultório móvel presta 200 atendimentos em Itaboraí

A Semana da Saúde da Mulher, realizada de 4 a 8 de outubro, realizou 200 atendimentos no consultório ginecológico móvel que ficou instalado no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em Itaboraí. Exames preventivos de útero (papanicolau) e de mamas foram realizados através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Hospital Adventista Silvestre, que disponibilizou a unidade móvel, uma médica e uma enfermeira.

Moradoras da cidade destacaram a importância da iniciativa que levou ao bairro Venda das Pedras um trailer adaptado para a realização das consultas médicas. "A gente sabe que é chato, mas é necessário fazer o preventivo. Aqui foi ótimo porque além de ser mais tranquilo, foi feito por mulheres, o que dá mais segurança, não ficamos tão envergonhadas", disse Lucia Helena Aguiar Ferreira, de 38 anos.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, a campanha terá outras edições. "A nossa intenção é atender o máximo de mulheres no município. Queremos beneficiar, principalmente, as mulheres que não podem pagar os exames e não têm plano de saúde. O preventivo precisa ser feito todo ano, pois é uma forma de prevenir doenças graves como o câncer", afirmou.

O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade. O auto-exame das mamas deve ser feito todo mês, enquanto o papanicolau, inicialmente, um exame a cada ano. Para um resultado mais preciso dos exames, é necessário a menstruação ter acabado de 7 a 10 dias, que a mulher não esteja fazendo uso de creme ou ducha vaginal, não tenha tido relações sexuais nas últimas 72 horas e faça higiene íntima.

Prefeitura Municipal de Itaboraí

Araçatuba promove semana contra violência da mulher

Quebrando o Silêncio - Semana de Conscientização contra a Violência Doméstica irá acontecer pela quarta vez em Araçatuba. A ação é um projeto da Adra (Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais), órgão oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Neste ano, a semana irá ocorrer em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Câmara Municipal e Delegacia de Defesa da Mulher. As atividades serão realizadas nos dias 13, 14 e 15, das 9h as 17h, no calçadão da Marechal.

Um estande anexo ao posto de informações da Guarda Municipal será montado para a apresentação de filmes educativos sobre violência familiar e entrega de panfletos informativos. Uma equipe formada pelos parceiros do projeto também estará no local para dar orientações e tirar dúvidas da população, com o objetivo de alertar as mulheres quanto à necessidade de informar as autoridades competentes sobre o crime para que possam intervir e assegurar seus direitos.

A violência contra a mulher pode ocorrer de diversas formas, tanto física quanto social ou moral. Em qualquer um dos casos, a vítima deve procurar a Delegacia de Defesa da Mulher para registrar um boletim de ocorrência. O governo federal, para melhor atender a esse público, desenvolveu uma Central de Atendimento - o telefone 180, que é um serviço gratuito de orientação sobre enfrentamento de violência contra a mulher.

SUPORTE
Em Araçatuba, o CRM (Centro de Referência da Mulher), da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem oferecido suporte social, psicológico, jurídico e preventivo às mulheres que sofrem com a violência familiar e atos cometidos em outros espaços, públicos ou privados.

A unidade foi estruturada pela Prefeitura e está em funcionamento desde maio de 2010. Só no primeiro mês foram registrados 78 atendimentos; seis mulheres foram encaminhadas para a rede de proteção social do município, como o programa Renda Cidadã e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).  O CRM fica na rua Chiquita Fernandes, 615, no bairro Bandeirantes. (Com informações da Prefeitura)

Via www.folhadaregiao.com.br

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Polícia quer psicólogos ouvindo menino suspeito de balear colega

A polícia de São Paulo irá pedir que o menino suspeito de atirar no garoto Miguel Cestari Ricci, 9 anos, baleado na última quarta-feira na Escola Adventista de Embu, em São Paulo, seja ouvido por psicólogos. O delegado Carlos Eduardo Ceroni, responsável pelo caso, deve enviar o pedido à Justiça na terça-feira. Na ocasião, ele fará ainda um outro pedido, que está sob sigilo.

Segundo Ceroni, "a polícia já tem a verdade. Precisamos de mais materialidade. O que vamos descobrir são fatos que corroboram para esta conclusão". Os resultados da perícia na mochila e roupas da criança que teria atirado na vítima devem sair também na terça-feira.

Ceroni afirmou ainda que há indícios de que os objetos foram lavados, mas que a confirmação se dará somente após o laudo. Mesmo com a lavagem, o delegado afirmou que é possível encontrar resíduos de pólvora nos objetos.

Ao todo, já foram ouvidas cerca de 40 pessoas. Só nesta segunda-feira, cerca de quatro crianças prestaram depoimento na Seccional de Homicídios de Taboão da Serra. Caso seja provado que a arma pertence aos pais do menor, a polícia irá relatar o caso à Vara da Infância. Sobre o indiciamento dos pais ou dos responsáveis, ele disse que "dependerá da sequência das investigações. Pode ser que o menino tenha falado aos pais e eles o estejam preservando ou que a a criança não tenha contado por medo", afirmou.

Até a tarde desta segunda-feira, a polícia ainda não havia encontrado a arma e nem tinha suspeita de sua procedência.

Reunião
Os pais dos alunos da Escola Adventista de Embu participaram de reunião organizada pela escola nesta manhã. A avó da vítima, Letícia Quinta, esteve no local mas não conseguiu participar da reunião. Ela culpou a instituição pela morte do seu neto.

A pedagoga Sirlene Betuane tem um filho de 4 anos na escola e, apesar de estar preocupada com o caso, afirmou nesta manhã que ainda não começou a procurar outra instituição. "Vou deixá-lo aqui porque ele gosta", afirmou. Sirlene, porém, quer saber se foi uma criança que efetuou o disparo. Mesmo que a hipótese se confirme, ela disse que vai deixar o filho na escola.

O contador Carlos Alberto Carpi disse que não vai tirar seus dois filhos da escola. "Meus filhos estudam lá desde 2005 e vão continuar lá. Eu confio na Adventista", afirmou Carpi quando saía da Seccional de Homicídios de Tabuão da Serra, após o seu filho depor sobre o ocorrido. O menor era da mesma sala da vítima. Carpi ainda tem outro filho na sexta série que também deve continuar na instituição. Segundo ele, o depoimento não trouxe informações novas para o caso.

O diretor da escola Alan Fernandes de Oliveira afirmou que lamenta o ocorrido. "Nós lamentamos a fatalidade e queremos dizer que prestamos atendimento à criança e a levamos até um dos hospitais de melhor qualidade. Estamos oferecendo apoio psicológico aos alunos e professores da escola", disse o diretor.

O Caso
Miguel Cestari Ricci, 9 anos, foi baleado dentro da sala de aula. Segundo a polícia, a arma do crime é um revolver calibre 38 e o tiro foi dado de cima para baixo, a menos de 5 cm do corpo do estudante. A principal linha de investigação da Seccional de Homicídios de Taboão da Serra, em São Paulo, é de que o tiro que atingiu o menino foi acidental.


Via Portal Terra.

Thaís Sabino
Direto de São Paulo

Coral da Escola Adventista lança CD

O Coral Arte em Canto da Escola Adventista do Rio Grande estará lançando nesta quarta-feira, 6, o CD alusivo aos 25 anos de Educação Adventista no Município, que tem como título Cantando um sonho. O CD, que é composto por 13 músicas, conta com a participação de 130 alunos que compõem o coral existente há 18 anos na escola.

O ingresso para assistir ao lançamento do CD é um quilo de alimento não perecível e é aberto à comunidade. O evento acontecerá no auditório do Instituto de Educação Juvenal Miller, às 19h30min. 

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Escola Adventista de Embu divulga nota sobre morte de aluno

A Escola Adventista de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, divulgou comunicado à imprensa hoje no qual informa que não vai se pronunciar por enquanto sobre a morte do menino Miguel Cestari Ricci dos Santos, de 9 anos, atingido por um tiro na última quarta-feira dentro da sala de aula. "Entendemos a missão dos veículos de comunicação em colaborar no esclarecimento dos fatos, mas preferimos esperar o trabalho das autoridades, porque informações prematuras podem transformar vítimas da violência urbana em agentes da própria violência", informa a nota.

De acordo com a Polícia Civil de Taboão da Serra, com base em depoimento de parentes da vítima, de alunos e funcionários do colégio, o autor do tiro seria um colega da sala de aula do menino. A hipótese é de que tenha sido um tiro acidental, já que o aluno suspeito era amigo da vítima.

No comunicado à imprensa, a escola reitera que está "facilitando ao máximo a elucidação dos fatos". "Todos os professores e demais funcionários que têm sido solicitados a prestar depoimento têm contribuído de modo voluntário para o sucesso das investigações. Além disso, todas as informações recebidas são imediatamente repassadas à polícia. O prédio escolar tem sido deixado à disposição da perícia para as análises necessárias."

A escola colocou à disposição da família da vítima assistência psicológica e social, desde quarta-feira. "Destacamos que, no recinto escolar, estará disponibilizado aos demais alunos acompanhamento psicológico", diz a nota, na qual a escola promete ainda entrar em contato com a imprensa em caso de informações relevantes.

A escola ressalta que as aulas serão retomadas normalmente na próxima terça-feira e não na segunda-feira como inicialmente previsto.

TOMAS OKUDA - Agência Estado