terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quarteto Arautos do Rei faz concertos gratuitos no Romerão

O mais longevo quarteto de música evangélica do Brasil, Arautos do Rei, está em Roraima para uma série de apresentações em Boa Vista e no interior do Estado. A primeira apresentação foi para a comunidade Adventista do Sétimo Dia, no último sábado, 27, no auditório da Faculdade Cathedral. Até esta terça-feira, 30, o grupo percorre os municípios do interior e no período de 1° a 4 de dezembro se apresenta no Ginásio Romerão, na Vila Olímpica, a partir das 19h. O evento é gratuito e aberto ao público.

O quarteto Arautos do Rei nasceu em 1963. A princípio, estava vinculado ao programa "A Voz da Profecia", primeiro programa de rádio evangélico veiculado no país, com mais de 65 anos. Nessa época o quarteto cantava ao vivo na Voz e também acompanhava o seu orardor, Pr. Roberto Rabelo, nas várias cruzadas evangelísticas por todo o Brasil. Durante todos esses anos tem pregado através da boa música evangélica a mensagem que Jesus em breve voltará, bem como outras preciosas verdades bíblicas.

Fizeram parte dos Arautos do Rei 39 cantores e 16 pianistas, compondo até o presente momento, 25 formações. Todas elas cumpriram sua missão de pregar o evangelho em bom som e coerência com a Palavra de Deus.

Para saber mais sobre a história do Quarteto Arautos do Rei visite a página oficial do quarteto em: www.arautosdorei.com.br  ou www.avozdaprofecia.com.br.

Ruy Muniz defende direito dos estudantes Adventistas: O projeto de lei está pronto para ser votado no parlamento mineiro

Fabíola Dourado
Repórter

O deputado Ruy Muniz entrou com projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para possibilitar aos membros de igrejas adventistas, matriculados na rede pública estadual de ensino, dispensa de exames de avaliação curricular entre o pôr-do-sol da sexta-feira e o pôr-do-sol do sábado.

De acordo com o projeto, para ser beneficiado o aluno deverá, no ato da matrícula, identificar sua condição de adventista por meio de declaração da igreja onde são congregados. Os estabelecimentos de ensino da rede pública estadual de educação definirão, em calendário escolar, os dias em que os alunos adventistas realizarão, em segunda chamada, os exames a que não se submeterem nas sextas-feiras e nos sábados.

Guilherme Bergamini/ALMG

Para Ruy Muniz o projeto de lei visa assegurar aos alunos adventistas o direito ao culto de sua religião, valendo-se das prerrogativas da Constituição Federal

Para o deputado Ruy Muniz este projeto de lei visa assegurar aos alunos adventistas o direito ao culto de sua religião, valendo-se das prerrogativas da Constituição Federal.

- O projeto não pretende dispensar alunos das atividades curriculares, muito menos quer ferir o direito de igualdade. Nós queremos somente que eventuais provas marcadas para as sextas-feiras, a partir das 18 horas, ou para os sábados, até as 18 horas, sejam transferidos para qualquer outro dia. É uma forma do aluno não ferir os princípios da religião que acredita e ao mesmo tempo cumprir com as obrigações da escola. – defende o parlamentar. 

O estudante Moisés Soares de Oliveira será um dos beneficiados pela nova lei. Ele faz o curso de tecnologia e gestão de recursos humanos. Como estudante adventista já se sentiu prejudicado várias vezes.

- Agora mesmo estou precisando de horas de extensão e estes cursos só tem aula no sábado e na sexta à noite. È uma exigência curricular que não posso cumprir por causa da minha religião. Outra dificuldade são os concursos públicos realizados aos sábados. Sempre fico no prejuízo, pois não posso tentar. – desabafa o estudante.

Para o Pastor José Henrique Pereira, da igreja Adventista de Montes Claros, a iniciativa do deputado é admirável.

- Em nome de todos da igreja quero agradecer ao Ruy Muniz por ter abraçado esta causa. Ele conquistou ainda mais a admiração dos membros da igreja. Desta forma nenhum estudante adventista será prejudicado nas atividades escolares. – afirma o pastor.

Policia Militar e Civil elucidam furto de Igreja Adventista de Fátima do Sul


No dia de hoje, 29/11/2010, diante de informações, as Polícias Militar e Civil chegaram ao nome de duas pessoas que supostamente estariam envolvidas no furto da Igreja adventista ocorrido na noite na última terça feira (23/11/2010). Após fazer uma rápida busca na casa de um dos suspeitos, o Sr. Paulo Roberto da Silva Brito a policia encontrou parte dos produtos furtados.

Paulo alegou que os produtos teriam sido deixados em sua casa pelo menor A.S.Q.S. rapidamente a equipe deslocou-se até a casa do menor e efetuou sua apreensão. Os dois foram encaminhados até o distrito policial para as providências cabíveis.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Igreja Adventista realiza encontro provincial de evangelização

Angola - Mungo - Dois mil e 500 fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia, dos 11 municípios da província do Huambo, participam de 26 a 28 deste mês, na vila do Mungo, num encontro provincial de evangelização, de carácter excursionista.

Os grupos participantes ao encontro do Ministério Jovem, a decorrer sob o lema "Solução em Jesus Cristo é a única solução", começaram a chegar esta manha à vila do Mungo, situada a 150 quilómetros a Norte da cidade do Huambo.

O encontro será marcado pela realização de uma cerimónia de baptismo para 217 crentes, simbolizando a passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado, através da imersão ou efusão.

O encontro tem ainda por objectivo a expansão do evangelho à localidade do município de Mungo e vai ser orientado pelo pastor Daniel Kameia, na qualidade de delegado ao encontro.

Cânticos religiosos e outras manifestações de exaltação ao Jesus Cristo vão marcar ainda o encontro provincial do Ministério Jovem da igreja.


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Líder religiosa condena atos de violência contra mulher

Angola Saurimo - A líder das mulheres da Igreja Adventista do Sétimo Dia na província da Lunda Sul, Maria de Fátima Cajimoto, encorajou hoje, em Saurimo, as mulheres a exercerem o papel de educadoras da sociedade, pautando pela reconciliação e paz.
 
A responsável, que falava à imprensa no final do acto que marcou a abertura dos 16 dias de activismo contra a violência, acrescentou que as mulheres religiosas devem assumir-se como livres de todo o tipo de violência, porque a religião é a favor da unidade, solidariedade, união e conversa.
 
"A nossa tarefa tem sido ajudar a perceber o modo de vida que a sociedade deve levar, porquanto a mulher, responsável pelos filhos, também tem de o ser na luta contra a violência", defendeu.
 
Sublinhou que uma mãe violenta não é uma boa dona de casa, logo fica sem poder ser uma chefe de família exemplar.
 
Por seu turno, a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Maria Teresa Cambolo, que liderou a marcha e presidiu o acto de abertura dos 16 dias de activismo contra a violência, lembrou o dia 25 de Novembro como data que deu início à Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher. 
  
A responsável, que falava em representação da governadora Cândida Narciso, apontou os constrangimentos que as mulheres têm vivido devido aos índices de violência nas famílias, principalmente a fuga à paternidade e suicídios na juventude.

 

"A vida é um direito de personalidade, cuja protecção vem consagrada constitucionalmente. Ela é um bem indispensável que não se pode tirar a belo prazer. Pensamos que todas as forças da sociedade são chamadas a pôr cobro a essa situação", disse.

 
As mulheres auguram que seja aprovada a lei da violência doméstica, para que se discipline qualquer cidadão que opte pelo mal e não pelo diálogo, defendeu.
 
O cidadão António Francisco Beto apontou o diálogo como a melhor via para solução dos conflitos ou desentendimentos, pois a violência não dignifica a ninguém.
 
Por sua vez, Domingas Dragão, que disse nunca ter sido alvo de violência, considera que os homens têm sido os principais praticantes de violência, sobretudo doméstica. Apontou o facto de muitas mulheres no campo, além de trabalharem nas lavras, terem que cozinhar para o marido, sob pena de serem espancadas.
 
O dia 25 de Novembro foi instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional de Luta Contra a Violência sobre a Mulher e tem por objectivo homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leónidas Trujillo, na República Dominicana.

Mutirão do Natal segue com ações solidárias

Entrega de alimentos da campanha em 2009 (Fotos: Arquivo Pessoal)
Em Sergipe, as doações podem ser efetuadas até o dia 10 de dezembro, sendo contabilizadas em um evento festivo no dia 11 de dezembro

Em seu 14º ano, o Mutirão de Natal, promovido pela Igreja Adventista do 7º Dia, através da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), segue com ações de solidariedade em todo o Brasil. Em Sergipe, as doações podem ser efetuadas até o dia 10 de dezembro, sendo contabilizadas em um evento festivo no dia 11 de dezembro.

De acordo com Artemisa Ribeiro Batista, um dos membros da comissão da Igreja Adventista Central de Aracaju, a instituição dividiu quatro grupos de atuação para realizar as arrecadações. "Faço parte da equipe azul. Com essa divisão, a igreja pretendeu que todos pudessem estar envolvidos com a campanha", explica.

Segundo ela as pessoas podem fazer doações de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos e até doações em dinheiro. "Para os donativos em dinheiro, a cada R$1,20 arrecadado, revertemos um 1kg de alimento. As doações podem ser deixadas na própria igreja", esclarece Artemisa.

Contabilização

Artemisa Ribeiro está na equipe azul
Artemisa conta que a contabilização dos alimentos arrecadados será realizada no dia 11 de dezembro em uma festa que ocorre no Sesi, localizado no conjunto Augusto Franco, em Aracaju. "A partir das 15h teremos uma linda festa com muita música e alegria, além da presença de pessoas de igrejas de outros municípios. É importante lembrar que as pessoas podem doar após o encerramento da campanha", ressalta.

Ela diz que tudo a arrecadação será destinada para o auxílio às famílias em bairros carentes, além de pessoas já cadastradas na igreja. "Essa campanha vem acontecendo todo o ano, e sempre voltada tanto para o fortalecimento espiritual das pessoas, como também para a questão de assistência aos necessitados", aponta.

De acordo com Artemisa, a igreja está muito animada com as ações humanitárias e de solidariedade possibilitadas durante a campanha. "Tudo isso é uma maneira de cumprir o que Deus sempre nos indicou, amando o próximo", conclui.

Os interessados em fazer doações podem se encaminhar para a Igreja Adventista do Sétimo Dia localizada na rua lagarto, 1010, no centro de Aracaju e depositar seu donativo em caixas coloridas na instituição. Para quem deseja doar em dinheiro pode efetuar a transação através de boleto eletrônico, débito automático ou cartão de crédito.

No dia 12 de dezembro, domingo, às 18h45, acontece outra festa de celebração na Igreja Adventista Central, localizada na rua Lagarto, 1010, centro de Aracaju (esquina com rua de Boquim, ao lado da Fapese).

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Grupo RIC arrecada 3,5 toneladas de alimentos

Entidades de Joinville participaram no sábado (20) da Carreata da Solidariedade, realizada no bairro Costa e Silva, com iniciativa da Actej (Associação dos Condutores e Transportadores Escolares de Joinville) e da RIC Record. Aproximadamente 40 vans se organizaram perto da praça do Bosque, onde receberam 210 voluntários de igrejas e escoteiros. Adultos, idosos e adolescentes se engajaram na campanha e arrecadaram três toneladas em meia de alimentos, além de roupas e calçados, que serão distribuídos em dezembro para famílias carentes da cidade.

Segundo o presidente a Actej, Helon Carlos Souza Pinto, o número de participantes triplicou em relação ao ano passado. Também fizeram parte da campanha a ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), da Igreja Adventista; a Associação Pentecostal Rocha Eterna; a Sasedep (Sociedade de Assistência Social e Educacional Deus Proverá), da Assembléia de Deus; a Paróquia Santa Luzia e os escoteiros Príncipe de Joinville e Dom Pedro I. "A expectativa é excelente. O povo quer participar", destaca Helon.

 

Legenda: Voluntários participam de carreata

Bandidos invadem igreja para furtar em Fátima do Sul

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Fátima do Sul (cidade que fica a 246 quilômetros de Campo Grande) foi furtada. Os bandidos usaram uma faca e um martelo para arrombar a porta dos fundos.

Segundo informações do site Fátima News, o pastor e alguns administradores da igreja foram ao local durante a noite para fazer uma vistoria de rotina e se depararam com a porta arrebentada.

Foram levados um computador, um aparelho de som junto com duas caixas que ficam parafusadas na parede lateral do salão.

A suspeita é que o furto possa ter ocorrido da noite de domingo para segunda-feira, uma vez que houve culto domingo à noite.

O que chamou a atenção do pastor foi que os ladrões não levaram um teclado e a mesa com canais de som.

Um boletim de ocorrência foi registrado para que a Polícia possa apurar o caso.

Aos 33 anos, americano descobre que mãe é mulher barbada

Vivian Wheeler e seu suposto filho, Richard Lorenc, fizeram um teste de DNA cujo resultado será revelado nesta quarta-feira. Foto: Reprodução

Vivian Wheeler e seu suposto filho, Richard Lorenc, fizeram um teste de DNA cujo resultado será revelado nesta quarta-feira
Foto: Reprodução

Após uma série de problemas, Richard Lorenc, 33 anos, decidiu descobrir mais sobre sua árvore genealógica e procurar por sua mãe biológica. Seis semanas depois de pedir ajuda às autoridades do Kansas, veio a resposta: sua mãe era Vivian Wheeler, uma hermafrodita barbada de 62 anos que se apresentava em circos. As informações são do Daily Mail.

Vivian e sua mãe sofriam de hipertricose, também conhecida como síndrome de lobisomem, o que significa que tinham pelos na face mesmo quando eram crianças.

A informação instigou Richard a descobrir mais e conhecer sua mãe. Depois de fazer uma pesquisa na internet, ele descobriu uma mulher com o mesmo nome que trabalhava em circos e espetáculos.

"Eu sabia que era ela logo que vi a imagem", disse Richard. "Nós temos uma semelhança."

Ele não tinha nenhuma maneira de contatá-la e começou a falar com várias pessoas que a conheciam no seu ramo de atuação, incluindo George 'O Gigante' McArthur, o engolidor de espadas mais alto do mundo.

Algumas semanas mais tarde Vivian participou de um evento em que George estava atuando e o gigante contou a ela sobre seu filho, que queria conhecê-la.

Vivian, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ficou radiante e pensou que fosse um milagre. "O Espírito Santo me disse que George tinha algo para me dizer e que era muito importante", disse Vivian.

A mulher de Richard, Jessica, ligou para Vivian para verificar alguns detalhes antes de ele concordar em encontrar-se com ela e descobrir mais sobre sua vida.

Mãe e filho se reuniram durante três dias em Bakersfield, Califórnia, em junho e Vivian, que agora se locomove em uma cadeira de rodas, contou a seu filho sobre sua vida.

Vivian e Richard fizeram um teste de DNA no popular talk show americano Maury Povich para verificar se são realmente mãe e filho. Os resultados serão revelados nesta quarta-feira. "Eu quero compartilhar esta história e quero saber ao certo se ele é meu filho", disse ela. "Mesmo se não for, eu ainda o amarei."

Como Vivian nasceu com os órgãos reprodutores masculino e feminino, sua mãe, que queria uma menina, encarregou os médicos de retirar o aparelho masculino. Seu pai sentia-se humilhado pela filha peluda e obrigou-a a trabalhar em espetáculos de circo desde criança e a dar o dinheiro que ganhava para ele.

Quando tinha relacionamentos com homens, Vivian costumava raspar o buço para não envergonhá-los.

O pai de Richard era um operador de carros alegóricos que Vivian conheceu no Nebraska e que levou o filho embora logo após o nascimento. Ela queria desesperadamente a criança de volta e chegou a ter um colapso nervoso no palco por causa do stress.

Quando a mãe de Vivian morreu, em 1990, ela decidiu parar completamente de raspar sua barba - ela agora possui 28 cm de comprimento. "Eu deixei-a crescer novamente para ser eu mesma", disse Vivian. "Sem minha barba, não sou eu. Eu estou fingindo ser alguém que eu não sou."

Enquanto isso, Richard se mudou para um orfanato antes de seu pai, Richard James Chambers, recuperar sua guarda e levá-lo para o Kansas. Quando os professores começaram a perceber sinais de abuso em seu corpo, Richard foi transferido para um lar adotivo.

Aos sete anos ele foi adotado e tornou-se Richard Kevin Ryan. Quando se casou, passou a usar o sobrenome de sua esposa, Lorenc.

"Eu sou um homem de sorte", disse Richard. "Ter esta história de vida ligada a Vivian é muito legal. É algo que eu nunca teria imaginado, nem em um milhão de anos."

"Mas esta história chamar a atenção para Vivian é outra coisa. É um sonho para ela, tenho certeza", afirmou Richard. "Aconteça o que acontecer, eu quero estar lá com ela. É uma grande aventura. É uma história inacreditável e eu quero estar lá para ela e poder passar tempo com ela."

Parque do Trabalhador sediará evento comunitário no próximo domingo

Com o objetivo de proporcionar à comunidade taquarense serviços essenciais de forma gratuita, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, em parceria com a prefeitura de Taquara, realizará o evento Missão Possível no Parque. A iniciativa ocorre das 8 às 13 horas, no Parque do Trabalhador. O projeto, que acontece pela primeira vez na cidade, oferecerá assistência médica, odontológica e jurídica, pondo à disposição da população carente profissionais como psicólogos, médicos, quiropráticos e fisioterapeutas. O evento contará ainda com apresentações de bandas, corais, orquestra, túnel cultural, grupos folclóricos, Grupo Corpo e Movimento, esculturas vivas, atividades esportivas, lazer para crianças e jovens, sorteio de kits de higiene, cestas básicas e vários brindes, além do trabalho da agricultura familiar no município.

Cathedral realiza exame de forma tranqüila. Concorrentes adventistas também participaram do certame.

Na tarde do último sábado (20) foi realizado mais um vestibular da Faculdade Cathedral. O exame ocorreu na própria instituição no horário das 16h às 18h30. Funcionários da Cathedral estiveram no hall de entrada do Bloco II orientando os candidatos para localização das salas.

Concorrentes adventistas também participaram do certame. Eles chegaram às 16h mas ficaram aguardando em uma sala reservada. O horário de provas para estes candidatos foi diferenciado, iniciando às 18h com término às 20h30.

"Acho excelente essa iniciativa da Faculdade. A instituição mostra que respeita os nossos princípios religiosos nos dando oportunidade de prestar o vestibular em um horário diferenciado", destacou Denize Galvão Barbosa, candidata adventista ao curso de Fisioterapia.

As provas do vestibular foram compostas por questões relacionadas a conhecimentos e disciplinas obrigatórias do Ensino Médio e uma redação. A aplicação do exame ocorreu de forma tranqüila.

"O processo seletivo 2011.1 da Cathedral foi um sucesso, especialmente porque tivemos uma grande quantidade de candidatos participando. Durante a realização do exame, não tivemos nenhum contratempo, tudo ocorreu de forma satisfatória, dentro do planejado", destacou Geraldo Ticianeli, Diretor Acadêmico da Faculdade Cathedral.

No total, foram disponibilizadas 600 vagas distribuídas entre os cursos de Fisioterapia (50 vagas); Farmácia (50); Odontologia (50); Ciências Biológicas (40); Psicologia (40); Administração (50); Ciências Contábeis (50); Análise e Desenvolvimento de Sistemas (50); Marketing (50), Gestão Ambiental (50) e Direito (50).

Keila Benedito Marques prestou o vestibular para o curso de Psicologia e deu sua opinião sobre a prova. "Eu achei um pouco difícil, mas respondi todas as questões e fiz a redação. Espero ser aprovada", disse.

Já Andréa Santiago, candidata ao curso de Direito, gostou do tema da redação. "Achei o tema muito interessante, que foi sobre o voto. Sei que fui muito bem em português e na redação. Estou confiante, acho que vou passar", disse Andréa.

Resultado – o resultado oficial do vestibular estará disponível no site da Cathedral (www.cathedral.edu.br) e também nos murais da instituição a partir das 12h do dia 22 de novembro. As matrículas dos aprovados poderão ser realizadas também a partir desta data na Secretaria Acadêmica da instituição.

Para realizar a matrícula o candidato deve apresentar original e duas cópia autenticadas dos seguintes documentos: certificado de Conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar, Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovante da última votação (para maiores de 18 anos), comprovante residencial, prova de quitação com o Serviço Militar (para o sexo masculino), Certidão de Registro Civil- nascimento ou de casamento, duas fotos 3x4 além do preenchimento do formulário de matrícula e o comprovante de pagamento.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MS realiza cirurgia inédita de coluna em criança de 3 anos.

foto

No início deste mês, o Instituto de Previdência de Campo Grande (IMPCG), por meio do Funserv/Servimed, possibilitou um procedimento cirúrgico, até então inédito no Mato Grosso do Sul, para a implantação de uma prótese vertical expansível de titânio para costela, utilizada no tratamento de escoliose para uma paciente de apenas três anos de idade. A cirurgia foi possível graças ao convênio de Kátia Guimarães, servidora pública municipal e mãe da criança operada.

Realizada no dia quatro de novembro, no Hospital Adventista do Pênfigo, a cirurgia de coluna vertebral foi necessária para correção e estabilização da escoliose da pequena paciente. O procedimento, custeado pelo convênio do IMPCG, custou aproximadamente R$ 50 mil.

Para Kátia, que é professora da Rede Municipal de Ensino (Reme), o convênio foi fundamental para a filha, que terá todo o acompanhamento e tratamento custeado pela Prefeitura, por intermédio do IMPCG. O procedimento terá de ser refeito a cada seis meses, até a criança completar 14 anos de idade, para reparação da prótese de titânio.

"Talvez se não fosse o convênio que temos a partir do momento em que passamos a fazer parte do quadro de pessoal da Prefeitura, nem sei o que teria acontecido à minha filha. Um dia, acordamos e ela não conseguia sentar-se ou andar. Imagino se não tivéssemos esse convênio de saúde. Sou bastante grata pela preocupação do Município, não somente com o resultado do nosso trabalho, mas também em garantir a qualidade de vida dos seus funcionários e integridade física, psíquica e emocional, por meio do convênio oferecido aos servidores", disse a mãe da paciente, que se recupera com sucesso da cirurgia.

O diretor-presidente do IMPCG, o médico Cezar Luiz Galhardo ressalta que a função do convênio é atender aos servidores do Município em sua totalidade. "Diferente dos demais planos de saúde, que somente agora passaram a oferecer assistência odontológica e psicológica, a Prefeitura sempre garantiu o tratamento a seus servidores. O importante é assistir ao servidor, seja da ativa ou aposentado, e seus dependentes, da maneira que a saúde dele esteja íntegra. Isso se estende às famílias e reflete, sem dúvida, no desempenho desse profissional", considerou Galhardo.

A cirurgia – O procedimento cirúrgico foi realizado pela equipe formada pelos médicos Augustin Malzac, Márcio Cley F. Reis (diretor clínico do HAP) e Sérgio Cândido. O procedimento cirúrgico vai garantir que a paciente continue o seu crescimento em sua normalidade.

A cirurgia para correção e estabilização da escoliose já é realizada em Mato Grosso do Sul há algum tempo, porém usando a técnica da Prótese Vertical Expansível de Titânio para Costela (VEPTR) para tratamento de escoliose sem fusão, é a primeira vez.

A escoliose é uma deformidade complexa da coluna que pode ser tratada com órteses (coletes) ou cirurgia, com fusão espinhal, para evitar a progressão da deformidade. O tratamento conservador com órtese não é cirúrgico e mantém o movimento da coluna e sua mobilidade. Entretanto, não permite a correção das curvas e previne, modestamente, a sua progressão, sendo ainda menos efetivo nas deformidades neuromusculares e oferecendo riscos, inclusive, como lesões cutâneas em crianças com déficit de sensibilidade.

A cirurgia de correção de escoliose sem fusão pode oferecer vantagens que não são conseguidas nos tratamentos convencionais, com o objetivo de interromper a progressão da doença e permitindo o crescimento da coluna.

A fim de tratar pacientes com escoliose congênita em baixa idade e restrição do desenvolvimento do tórax em virtude da deformidade e de fusão de arcos costais foi desenvolvido o dispositivo Vertical Expandable Prosthetic Titanium Rib (VEPTR), na Pennsylvania, USA. Tal implante permite a estabilização indireta de deformidades espinhais sem artrodese, isto é, sem que haja a parada do crescimento da coluna, com fixação nas costelas, lâminas e pelve, permitindo até mesmo alongamentos.

A cirurgia é indicada para pacientes com deformidades, tipo escoliose, superiores a 40 graus, imaturidade esquelética, mesmo que haja problemas respiratórios restritivos, uma vez que a mesma facilita esta recuperação.

Serviços – O Instituto de Previdência de Campo Grande (IMPCG), por meio do Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Municipal (Funserv) mantém a Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais (Servimed), que tem por finalidade assegurar aos servidores municipais e seus dependentes, a assistência médica, odontológica, ambulatorial, laboratorial, psicológica, fisioterápica, fonoaudiológica, hospitalar e terapia ocupacional, observados os limites e abrangência estipulados em lei e regulamentação própria.

Atualmente, o Instituto possui 38,5 mil conveniados. Destes, 18.585 são dependentes.

Ubatã – Acontece VI Campanha de Doação de Sangue

http://3.bp.blogspot.com/_JOIuld89H1s/TOff81dfgKI/AAAAAAAABJc/Q7y5rd2Slp0/s1600/ok.JPG

Por Juliano Lima

Acontece neste sábado (20) em Ubatã no Colégio Estadual a VI Campanha de Doação de Sangue. Fruto de uma parceria entre a Igreja Adventista do 7º Dia e Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Esta campanha visa reabastecer as bolsas de sangue da Santa Casa.

O doador de sangue além de estar realizando uma contribuição social, receberá uma avaliação geral sobre o estado de saúde de seu sangue, diagnosticando vários tipos de doenças entre eles o HIV.

Vale lembrar que no ano passado o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, sofreu com a falta de sua matéria-prima e correu o risco de suspender as cirurgias em hospitais de toda a região. A instituição fornece sangue para quatro hospitais itabunenses e outros 123 municípios.

Logo no primeiro horário de funcionamento dezenas de pessoas já faziam fila para iniciarem o processo de doação de sangue. A VI Campanha de Doação de Sangue em Ubatã tem como coordenador Urânio Andrade.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Deputado Nicodemos Falcão sugere título de cidadão sergipano a pastores Adventistas

No grande expediente do dia 16, o deputado estadual Nicodemos Falcão (DEM) sugeriu em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa a concessão de títulos de cidadão sergipano a três pastores que trabalharam para o Estado, mas que moram fora de Sergipe: José Elias Zanotelli, José Humberto Moura e Moisés Liitk. Nicodemos lembrou que quando ocupou a presidência da Casa por dois períodos eles estiveram várias vezes realizando cultos ecumênicos durante as festas religiosas da Páscoa e do Natal.

Nicodemos Falcão expôs que os três fizeram trabalhos relevantes dedicados à educação, durante o período em que serviram à Igreja em Sergipe, com a construção de dois colégios confessionais: o Centro Educacional Adventista de Aracaju e o Centro Educacional Adventista do Augusto Franco. O parlamentar lembrou que na ocasião a missão respondia por Sergipe e por Alagoas, onde construíram também três grandes estabelecimentos alagoanos de ensino, que estão à disposição da Igreja e de toda a comunidade onde estão localizados.

 "Hoje temos estes dois colégios em Sergipe e cerca de 700 alunos se beneficiam desta educação de primeiro mundo, porque a Igreja prima por princípios educacionais sérios e está na área de educação há mais de 100 anos. Atualmente, o pastor Humberto Moura é doutor nesta área e é um dos diretores da nossa universidade em São Paulo, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). O pastor Moisés Liitk está no Rio Grande do Sul e Elias Zanotelli também dirige a igreja em todo o Estado gaúcho. É um ato de justiça a concessão destes títulos de cidadania e esperamos que o aprovemos em tempo hábil para outogarmos esta homenagem ainda neste período da sessão do Legislativo", espera Nicodemos Falcão.


Mônica Azevedo, da Agência Alese

Mutirão de Natal movimenta os membros da Igreja Central de Taquaralto




Como em todo o Brasil, a Igreja Adventista Central de Taquaralto também está envolvida na tradicional campanha promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia: o Mutirão de Natal, que vai garantir um fim de ano muito melhor para centenas de famílias da região. As equipes já estão percorrendo as residencias e comércios de Taquaralto e região pedindo a contribuição da sociedade na coleta de alimentos.  Além dos alimentos, as equipes participam de uma gincana social e evangelística, que inclui doação de livros, visita a pessoas carentes, ajuda comunitária, vigílias de oração, entre outras atividades.  O projeto se encerrará no dia 11 de dezembro, na Igreja Central de Taquaralto, com uma animada programação de premiação e entrega dos alimentos às entidades e famílias cadastradas.

O Mutirão de Natal, coordenado pela ADRA, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, ocorre em oito países sul-americanos simultaneamente e é operacionalizado com apoio de empresas, poder público e as instituições adventistas como as igrejas, escolas e hospitais. A fome ainda é um problema no mundo e na América do Sul.

Segundo a ONU, estima-se que um sexto da população mundial passe fome. Na América Latina e Caribe, o número de famintos supera a casa dos 71 milhões. Já no Brasil, 7,5 milhões de pessoas têm renda domiciliar inferior a um dólar por dia, embora, de acordo com dados do Governo, o país tenha reduzido o número de pessoas em extrema pobreza nos últimos anos.

Em 2009, o projeto arrecadou 5.387,6 toneladas de alimentos que beneficiaram milhares de pessoas nos países participantes como Argentina, Brasil, Bolívia e Equador. "Neste ano, estamos motivando a participação maior ainda, pois queremos ver mais membros e simpatizantes abraçando o projeto, dando de seus talentos, recursos e tempo para aliviar o sofrimento dos que estão ao nosso redor", comenta o pastor Günther Wallauer, diretor da ADRA na América do Sul.

 

Mutirão de Natal

É um projeto anual que, desde 1996, ocorre sob a coordenação adventista. Começou através da iniciativa de membros da igreja que resolveram idealizar uma gincana nas congregações que motivou grupos a angariarem alimentos em prol das pessoas necessitadas. (Informações da ascom do evento)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Decorre desfile no estádio 11 de Novembro

Luanda - Novecentos e 13 pessoas participam no desfile do acto central da independencia de Angola, que decorre no Estádio 11 de Novembro.

Encontram-se no revaldo crianças da Organização de Pioneiros de Agostinho Neto, escuteiros, desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo dia, grupos carnavalescos, portadores de deficiência, atletas, trabalhadores da Elisal, militares e mulheres de diversas organizações.

Quitandeiras, jovens da Igreja Universal do Reino de Deus, altetas do escalão juvenil do 1º de Agosto, estudantes do ensino médio, sindicalistas, profissionais dos serviços médicos, entre outros encontram-se preparados para desfilar.

Polícia pede mais prazo para investigar morte de aluno

Em 30 dias a Polícia Civil de Taboão da Serra pretende concluir o inquérito sobre a morte do estudante Miguel Cestari Ricci, 9 anos, baleado dentro da sala do colégio Adventista em Embu onde estudava.


A prorrogação foi solicitada porque, de acordo com o delegado Carlos Ceroni, responsável pelas investigações, ainda faltam alguns dados da perícia, e ele pretende ouvir novos depoimentos. Segundo a polícia, o principal suspeito continua sendo um colega de classe na mesma idade.

Foto: Arquivo do Portal O Taboanense

Caso está sendo investigado pela Seccional de Taboão da Serra

O suspeito prestará novo depoimento ainda este mês. A identidade do suspeito não foi revelada. A arma do crime não foi encontrada.

No dia 29 de outubro, o garoto Miguel Cestari Ricci foi encontrado ferido dentro da sala, com um tiro na região do abdômen. O estudante foi socorrido no Hospital Family, em Taboão da Serra, mas morreu durante a cirurgia.
autor
Por Rose Santana
Da Redação do Portal O Taboanense

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ProJovem - Jovens vão aprender a empreender

O programa ProJovem Trabalhador que vem qualificando mil  pessoas entre 18 e 29 anos, em Ji-Paraná estará realizando na quinta-feira (18), a sua Feira do Empreendedorismo. O objetivo é fazer com que os participantes dos cursos possam mostrar a comunidade o grau de conhecimento e a qualidade já conquistada nos quatro meses de curso. A feira será realizada na quadra da igreja Adventista, localizada na rua T-12 do bairro de Nova Brasília. O Projovem Trabalhador foi uma conquista do senador, Acir Gurgacz (PDT) junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segundo a assistente social, Lidiane Tanazildo da Costa integrante da gestão da secretaria de assistência social (Semas) junto ao ProJovem Trabalhador, os mil jovens estão divididos em nove cursos sendo ele, Saúde, Turismo, Construção e Reparos, Vestuário, Beleza Estética, Administração, Agro-extrativismo  e Alimentação. 

O programa ProJovem Trabalhador que vem qualificando mil  pessoas entre 18 e 29 anos, em Ji-Paraná estará realizando na quinta-feira (18), a sua Feira do Empreendedorismo. O objetivo é fazer com que os participantes dos cursos possam mostrar a comunidade o grau de conhecimento e a qualidade já conquistada nos quatro meses de curso. A feira será realizada na quadra da igreja Adventista, localizada na rua T-12 do bairro de Nova Brasília. O Projovem Trabalhador foi uma conquista do senador, Acir Gurgacz (PDT) junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo a assistente social, Lidiane Tanazildo da Costa integrante da gestão da secretaria de assistência social (Semas) junto ao ProJovem Trabalhador, os mil jovens estão divididos em nove cursos sendo ele, Saúde, Turismo, Construção e Reparos, Vestuário, Beleza Estética, Administração, Agro-extrativismo  e Alimentação. 

via www.diariodaamazonia.com.br

Sorriso: lançada campanha de natal em sessão da câmara

Fonte: Assessoria

O pronunciamento do pastor Willian Pedro abriu a 36ª sessão ordinária da Câmara de Sorriso, ontem à noite, para o lançamento do Projeto Mutirão de Natal da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A campanha visa arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos para serem distribuídos às famílias carentes de Sorriso. Durante a campanha do ano passado foram arrecadadas 20 toneladas de doações.

Na Ordem do Dia foram discutidas e votadas dez matérias, dentre elas três moções de aplauso e quatro requerimentos. Os alunos do Projovem Urbano de Sorriso, da Escola Municipal Jardim Amazônia serão agraciados com uma moção de aplauso que a Câmara irá conceder pela participação, em Brasília, da "1ª Mostra Jovem", nos dias 11 e 12 de agosto. A moção, de autoria do vereador Leocir Faccio (PDT) foi aprovada por unanimidade.

Os vereadores aprovaram ainda o requerimento de autoria dos vereadores Luis Fabio Marchioro (PDT), Leocir Faccio (PDT), Profª Marisa (PSB) e Polesello (PTB) que solicita a instalação de um laboratório de microbiologia para o Hospital Regional de Sorriso. O Hospital, que atende aproximadamente 300 mil habitantes da região centro norte do Estado, não conta com um local apropriado para análise laboratorial de identificação das causas de infecções dos pacientes.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Em Uganda, assassinado radialista adventista que concorria à eleição


Um veterano apresentador noticioso de rádio na estação pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Kireka, foi espancado até à morte na semana passada, possivelmente em ligação com sua recente divulgação de candidatura para uma eleição municipal local.

Dickson Ssentongo, de 29 anos, da Rádio Prime, foi atacado ao caminhar para o trabalho na segunda-feira, 13 de setembro, e morreu horas depois, sucumbindo a ferimentos enquanto num estado de coma no Hospital Nacional Mulago. Os atacantes desconhecidos teriam utilizado barras de ferro, conhecidas popularmente como "katayimbwa" em luganda, idioma local. Ssentongo estava caminhando sozinho até um ponto de táxi na aldeia de Nantabulirwa, distrito de Mukono, ao longo da rodovia Kampala Jinja. Ele era um apresentador de notícias da Rádio Prime, localizada em Kireka, e havia trabalhado para a estação que pertence à Igreja por dois anos. Recentemente havia anunciado sua candidatura às próximas eleições para a câmara municipal, concorrendo pelo Partido Democrático, de oposição.

Não se fez claro se sua morte foi politicamente motivada. O porta-voz do partido, Kenneth Kakande, declarou crer que o assassinato poderia ser politicamente motivado. O comandante da Polícial do distrito, Alphonse Musoni, disse que estavam ainda investigando o incidente. Musoni declarou que os atacantes podiam ter estado acompanhando os seus movimentos e conheciam os seus hábitos.

Líderes da Associação da Igreja Adventista de Uganda Central, a que pertence a Rádio Prime, ficaram chocados e entristecidos ao saberem do assassinato de Ssentongo. Samuel Mwebaza, diretor de comunicação para a União Uganda, da denominação, declarou que a Igreja condenou o assassinato e está apelando aos oficiais do governo para fazerem tudo quanto possam a fim de identificar os culpados e garantir a segurança dos jornalistas no país. "Certamente iremos sentir a sua falta, como obreiros e como Igreja, pela qual ele havia trabalhado, promovendo a sua missão de informar o público sobre as boas novas de Jesus Cristo", disse Babi Kimera Godfrey, o diretor de programação da estação.

"A Igreja não tem pessoas suficientes na área de mídia e certamente depende de pessoas que podem às vezes sacrificar o seu tempo e trabalhar para o progresso da estação. Sentongo era uma delas", aduziu Babi.

Tais atos estão aumentando, disse Babi. Em 11 de setembro um correspondente da Top Radio foi linchado por uma multidão de motorciclitas, condutores de moto-táxis -- conhecidos como "boda-bodas" -- na cidade meridional de Rakai ao registrar a demolição da casa de um residente que os taxistas acusavam de ter matado um de seus colegas.

Alunos adventistas e judeus terão que esperar o pôr do sol para iniciar prova

São Paulo - Judeus e adventistas que não podem trabalhar ou estudar aos sábados terão horário alternativo para realizar hoje a prova do Enem. Segundo o Ministério da Educação (MEC), há 24.650 sabatistas inscritos.

Eles devem chegar no horário normal (até as 12h55), mas esperarão até as 19h para começar a prova, que se estenderá até as 23h30 - uma maratona que pode durar mais de dez horas.

De acordo com o pastor Ronaldo Alberto de Oliveira, da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central Paulista, o sábado deve ser reservado para a comunhão com Deus, atividades religiosas ou sociais. "Não pode fazer compras nem atividades escolares. Quem realizar o exame deve descansar à tarde e esperar o pôr do sol no sábado", explica ele.

Beatriz Rodrigues e Henrique de Jesus Santos, membros da igreja adventista, prestarão o Enem no período noturno. Ela tenta uma vaga no curso de farmácia e afirma que pretende dormir durante a tarde. "Já que não posso levar nem a Bíblia, vou descansar para realizar a prova depois das 19h", diz.

A comunidade judaica, que tem restrições no período do Shabat, que vai do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de sábado, encontra outros empecilhos. Eles não podem andar de carro nem escrever nem carregar objetos - como documentos e canetas para a realização da prova. Para chegar até o local do exame, devem ir a pé.

Segundo o rabino Samy Pinto, diretor do colégio Iavne, cerca de 80 alunos não farão a prova em respeito às tradições judaicas, abrindo mão de concorrer a vagas na maioria das universidades federais, por exemplo.

Na prática, os adventistas e os judeus terão uma hora a menos que os outros candidatos para fazer a prova do Enem, uma vez que, por causa do horário de verão em vigor, o pôr do sol ocorre por volta das 20h.

Jovens adventistas realizam festival de música gospel

Kuito - A juventude da Igreja Adventista do 7º Dia promove neste sábado, na cidade do Kuito, província do Bié, um festival de músicas religiosas "gospel", visando incentivar a sociedade da província ao gosto por aquele estilo musical.

Segundo o director distrital da juventude daquela religião, Silva Pereira Kaputo, participam do festival convidados grupos corais e quartetos, das províncias de Benguela, Huambo e Bié.

Além de convidados afectos a Igreja do 7º dia, estarão igualmente presentes grupos das igrejas a nível do Bié, nomeadamente, Igreja Central, Macedónia, Betel e Smirna

O evento, a acontecer no Cine Sporting, terá entradas livres para os membros das denominações religiosa e público interessado, com duração prevista de seis horas de show.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Grupo folclórico fez bonito no Encontro entre Nações

Schroeder – O Colégio Unasp, instalado junto ao campus do Centro Universitário Adventista de São Paulo, em Engenheiro Coelho, realizou no dia 24 de outubro a feira cultural com o tema "Encontro entre Nações". Um dos objetivos da programação foi mostrar as principais características dos países membros do G20, grupo que reúne os principais da economia mundial.
O programa contou com um desfile no qual os alunos estavam caracterizados de acorfdo com os países representados. Como convidados especiais estavam os dançarinos do Grupo Folclórico Schroederland Volkstanzgruppe, de Schroeder, que foram muito aplaudidos.
A participação se deu com o apoio da Prefeitura, Malwee Malhas, Coremaco, Panificadora Fohr, Angero Malhas, Farmácia Barão, Contabilidade Laube, Grameyer, Transpantanal e vereadores, no pagamento do transporte. A alimentação foi do Colégio anfitrião e a hospedagem feita em casas de famílias.
A chefe de Gabinete e professora Rosângela Motta, da Prefeitura, acompanhou a delegação e retornou surpresa e maravilhada pela acolhida e beleza plástica do evento cultural. "Foi um passeio para o grupo, mas de muito aprendizado e integração. Todos gostaram muito", registrou.

Portimão promove ciclo de conferências “Viver Saudável”

A Câmara de Portimão e a Assistência Social Adventista estão a promover, até ao dia 26 de novembro, o ciclo de conferências "Viver Saudável", onde serão abordados temas como a osteoporose, as doenças cardiovasculares, o cancro ou o stress.

"Este ciclo pretende sensibilizar os participantes para que saibam como viver saudáveis no mundo moderno", frisam os promotores.

As conferências, que se realizam no Clube Naval de Portimão, juntam alguns especialistas nas áreas abordadas, sendo de entrada livre para todos os interessados.

A próxima conferência realiza-se amanhã, dia 5, e é subordinada ao tema "Osteoporose: Proteja os seus ossos!".

"Quando a alimentação previne" (dia 12), "Doenças cardiovasculares: o assassino silencioso" (dia 19) e "Como evitar o cancro" (dia 26) completam o ciclo de conferências "Viver Saudável".

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Igreja Adventista realiza casamento dentro de tanque batismal

No domingo 24 de outubro Simone e Arlindo saíram de casa para ir à igreja que estavam frequentando nos últimos cinco meses.

Ela havia enfrentado alguns problemas pessoais, afastou-se de Deus e sentia que não tinha mais fé, mas buscava respostas. Nesse dia a irmã de Simone, que é adventista há dois anos, acompanhava o casal ao culto. Eles chegaram 17h ao ponto, mas eram quase 19h e o ônibus não passava.
A irmã sugeriu que fossem para a Igreja Adventista, que ficava próxima, e chegariam lá em poucos minutos para assistir à mensagem via satélite com o pastor Luís Gonçalves. Nesse mesmo dia, o pastor Cleziomar Dias realizava o evangelismo na Igreja Adventista de São Jorge, em Manaus. Simone queria mesmo ir pra casa, mas como estavam prontos e arrumados aceitaram o convite e foram à igreja.

Cozinheira marítima na vida profissional, Simone sabia que a vida cristã necessitava de um "tempero" especial, a fé. Mesmo tendo passado por outras igrejas, o objetivo era o de resgatar a sua fé. O culto começou naquela noite de domingo, o louvor, o estudo e a mensagem bíblica, a presença do Espírito Santo, tudo fez Simone sentir algo diferente, e que a levaria aquele lugar durante toda a semana.
A decisão estava tomada, o casal assistiria todo curso bíblico. Na terça-feira, 26, o pastor fez um apelo convidando quem sentisse o desejo de ser batizado fosse até a frente. Simone havia escuta de muitas pessoas sobre o "toque do Espírito", mas não acreditava. Nessa noite algo diferente aconteceu. "Eu senti uma emoção muito forte, o Espírito Santo me chamou de tal maneira que não pude resistir, quando vi já estava com a mão levantada e caminhando com Arlindo rumo ao pastor", descreveu Simone.

No dia 27, o pastor visitou o casal, aconselhou, e orou com eles. As respostas que Simone buscava surgiram. O casal decidiu oficializar a união civil, para serem batizados juntos na sexta-feira. Simone sonhava com as alianças, uma cerimônia especial, mas financeiramente estava difícil. À noite ela foi dormir ansiosa, e pela manhã acordou inspirada. "Oficializamos a união no civil pela manhã, o pastor celebra o nosso casamento no tanque batismal, e em seguida nos batiza. Não há vestido de casamento mais próprio do que a beca batismal", declarou.
A sexta-feira chegou e o casal estava cedo na igreja. Após a mensagem do pastor Luís Gonçalves os dois entraram no tanque. A cerimônia de casamento teve damas de honra e alianças, e deixou a igreja emocionada. Após a benção, os dois realizaram o sonho de serem batizados juntos. "Quando eu procurei essa igreja, Deus me deu tudo o que eu precisava, só coisas boas", declarou Arlindo minutos antes do batismo.

"Senti o meu coração queimar quando o pastor fez o apelo, e não resisti. Aqui encontrei minha fé, calma, paz, e aprendi a orar", afirmou Simone. A decisão de Simone já causou efeitos positivos em sua família. No dia que soube do casamento da filha, o pai de Simone se alegrou e disse que naquela mesma noite iria à igreja adventista com sua família para seguir a Cristo a exemplo da filha. [Equipe ASN, Alessandro Simões]


Fonte: Portal da Igreja Adventista

Jovens levam mensagens de conforto à familiares no Dia de Finados

Jovens levam mensagens de conforto à familiares no Dia de Finados

Vinte jovens da igreja Adventista do 7º Dia, do Bairro Presidente Vargas, em Criciúma, fazem a entrega de folhetos com mensagens espirituais para as pessoas que visitam o cemitério da Brasília. A ação faz parte de uma gincana da igreja que é feita com os jovens da cidade.

"Fazemos isto para levar mensagens de esperança para familiares que vem visitar os mortos no cemitério e também para aproximar os jovens de Jesus e tirá-los das drogas", diz o representante do grupo, Mário César de Oliveira Nascimento. Mais de mil folhetos foram distribuídos até o início da tarde. 

Alimentos para o Natal

O grupo também está arrecadando alimentos e brinquedos para distribuir para entidades e famílias carentes de Criciúma. O projeto "Mutirão de Natal" arrecadará alimentos até o dia 20 de novembro em todas as unidades da igreja Adventista do 7º Dia de Criciúma. A distribuição será feita no dia 11 de dezembro. Mais informações nos números 9919-1080 e 8848-7580.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Papai Noel desembarca no Iguatemi Caxias do Sul

A tradicional chegada do Papai Noel no Iguatemi Caxias do Sul será nesta quinta-feira, dia 4. No evento, crianças e adultos vão se encantar com as atrações que o centro de compras da Serra Gaúcha preparou para o Natal.

A bordo de um helicóptero, o bom velhinho desembarca no estacionamento do Iguatemi, dando início a um cortejo pelos corredores do shopping até a Praça de Eventos, onde receberá as crianças, distribuindo sorrisos e tirando fotos. No mesmo dia, haverá a apresentação do Coral da Escola Adventista, cantando as tradicionais músicas natalinas, e da Turma da Batatinha, que trará seus personagens infantis para divertir e alegrar os pequenos.

O clima Natalino irá se espalhar por todo o shopping. Na Praça de Eventos e nos corredores haverá cascatas de microlâmpadas, árvores decoradas com brinquedos da fábrica do Papai Noel, pacotes de presentes, guirlandas suspensas, além de uma escrivaninha onde o bom velhinho planeja o roteiro da entrega das lembranças de Natal.

A chegada do Papai Noel é uma realização do Iguatemi Caxias do Sul e do Jornal Pioneiro e faz parte do Brilha Caxias. São parceiros da ação o Samae e a Emercor.