quinta-feira, 30 de junho de 2011

Alta Floresta: Projeto para legalizar TV Novo Tempo, em canal aberto.

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou, esta manhã, a 20ª sessão ordinária, e os parlamentares apresentaram quatorze indicações. Apresentados o Projeto de Lei 1431/2011 que autoriza o Executivo Municipal a conceder em comodato, por cinco anos, à Associação de Mães Ouro Verde, as instalações da Escola Agrícola, na Comunidade Ouro Verde; Projeto de Lei 1432/2011 que autoriza o município municipal a firmar parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, para legalizar um canal de transmissão de televisão para Alta Floresta e na utilização deste canal para retransmissão da TV Novo Tempo, em canal aberto, aos munícipes; Projeto de Lei 1434/2011 que autoriza o executivo municipal fazer doação para as escolas estaduais Jardim Universitário, Marines Fátima Teixeira e 19 de Maio.

Os projetos apresentados serão encaminhados para as Comissões Permanentes da Câmara Municipal, que emitem os pareceres e após deliberação serem colocados em votação no Plenário, de acordo com o Regimento Interno da Câmara.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Adventista. Do Haiti para Itabira

Joana Pierre, de 32 anos, deixou sua terra natal e chegou a Itabira há dois meses
Joana Pierre, de 32 anos, deixou sua terra natal e chegou a Itabira há dois meses, onde trabalha como pintor e professor de francês; situação no Haiti ainda é desoladora

O terremoto que arrasou o Haiti em janeiro de 2010, considerada a catástrofe mais letal das Américas, ainda deixa rastros. Mais de um ano depois, o país ainda luta para restabelecer os serviços básicos e a população continua sofrendo.
 
Na busca por melhores condições de sobrevivência, vários haitianos migraram para países vizinhos em busca de trabalho. Alguns deles vieram para o Brasil e Itabira também recebeu emigrantes, como pintor Joana Pierre, de 32 anos.
 
Joana está em Itabira há dois meses trabalhando na construção civil e como professor de francês, na expectativa de conseguir dinheiro para buscar a mulher e o filho de quatro anos, que ainda estão no país de origem. Como membro da igreja evangélica Adventista, ele encontrou na cidade de Drummond "irmãos" que estão ajudando-o de diversas maneiras, sobretudo a conseguir alunos para que sua renda possa ser aumentada.
 
Em 60 dias, o haitiano já domina  o português e se sente bem entre os brasileiros. Mas é preciso mais. "O dinheiro que ganho hoje não é o suficiente para voltar ao Haiti e buscar minha família", conta. Quem quiser ajudar Joana Pierre ou se interessar em aprender francês com ele pode entrar em contato pelo telefone: (31) 8615-0609. Confira a seguir a entrevista concedida a DeFatoOnline.
 
O senhor está há dois meses em Itabira. Como chegou aqui?
Cheguei à fronteira do Brasil com Bolívia, esperei os documentos, depois um brasileiro me trouxe para Itabira. Vim primeiro para o Equador, depois para a Bolívia de ônibus. Em Itabira já cheguei como empregado.
 
O que achou do Brasil?
O governo do Brasil quer ajudar os haitianos e outros países também. Eu queria chegar aqui no Brasil porque antes eu sempre assisti futebol brasileiro. quando vim para cá, encontrei também a igreja Adventista, que é a minha igreja lá no Haiti. O Brasil deve ter mais de 800 haitianos, que saíram do país por causa da tragédia. Aqui em Itabira são quatro que vieram.
 
Quando começou a dar aulas de francês?
Quando cheguei, o patrão me trouxe na escola, onde tive um treinamento; então passei para dar aulas de francês. Continuo trabalhando na construção civil como pintor, na Construarte. Duas vezes por semana dou aulas.
 
Ainda não consigo mandar dinheiro para minha família. Mas não posso ir sem o dinheiro depois de um ano que eu estiver aqui. Por isso preciso ganhar mais dinheiro, porque eu ainda não tenho para me manter e conseguir pagar a passagem de volta.
 
Você consegue se comunicar com sua família no Haiti?
Sou casado, tenho um filho de quatro anos, que mora lá, perto de Cabo Haitiano. Comunicar é difícil, porque dois minutos custam R$ 12,00. Muito caro. Internet não tem. Outra coisa que é difícil: não consigo mandar dinheiro, por causa de bancos, correios e outras coisas que lá ainda não tem.
 
Nestes dois meses, algumas poucas vezes consegui falar com minha família. Tenho muita saudade.
 
O senhor pretende voltar ou buscar a família?
Buscar. O Brasil tem melhores condições de viver.
 
Qual mensagem o senhor deixa para os brasileiros?
Quero agradecer ao governo daqui, porque quando cheguei ao país me recebeu muito bem. Gostaria de pedir também ajuda para voltar, porque tenho saudade de minha família e quero trazer ela para cá. Obrigado!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Alunos Adventistas são esclarecidos sobre causas e consequências da desertificação

Queimadas das florestas é uma das principais causas do fenómeno

Fotografia: Reuters

Estudantes do Colégio Adventista do Huambo, da 7ª à 12ª classe, foram alertados, na terça-feira, numa palestra promovida pela organização humanitária Adriano Teuns, sobre as consequências da desertificação.
O encontro, realizado com o objectivo de saudar o Dia Mundial de Combate à Desertificação, assinalado este mês, teve como oradora a coordenadora da organização.
Maria Balombo definiu a desertificação como a degradação da terra nas zonas áridas, semi áridas e sub – húmidas secas resultante de vários factores.
O fenómeno, recordou, é causado por queimadas das florestas, derrube de árvores para produção de carvão, aumento das áreas de cultivo, uso inapropriado da terra, utilização de técnicas agropecuárias, exploração descontrolada de ecossistemas frágeis e minérios, uso excessivo de agrotóxicos e a seca. Entre as consequências da desertificação, lembrou também, constam a redução das áreas de cultivo, da produtividade agropecuária e dos recursos hídricos, aumento das cheias e das áreas afectadas e destruição da fauna e da flora.
A oradora referiu o papel que as florestas têm, durante a desertificação, na mitigação do clima, na redução de enchentes, atenuação da poluição atmosférica, controlo da erosão e prevenção da acção dos ventos.
Maria Balombo aconselhou os alunos a plantarem árvores nos bairros e a sensibilizarem outras pessoas sobre as consequências e causas da desertificação.
A organização  "Adriano Teuns", anunciou, plantou, este ano, no lar de idosos do Dango, 3.500 árvores e promoveu dezenas de palestras.


O 17 de Junho, Dia Mundial de Combate à desertificação, foi proclamado em 1994 pelas Nações Unidas, com o objectivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade da cooperação internacional na luta contra este fenómeno que afecta centenas de milhares de pessoas em todo mundo. A data é celabrada com várias actividades.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, trata da concessão da TV Novo Tempo

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB) e o vereador Flávio César (PTdoB) foram recebidos na última quarta-feira (15), em Brasília (DF), pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para tratar da concessão da TV Novo Tempo, projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia de caráter educativo social e espiritual.

Também participaram da reunião no Ministério, o senador Waldemir Moka (PMDB) e o presidente da Associação das Igrejas Adventistas de Mato Grosso do Sul (ASM), pastor Marcos Moreira Nardy.

O grupo deixou a Capital Federal otimista com a promessa de que o Ministério irá emitir um parecer em até, no máximo, 45 dias. Além do pedido de liberação do canal, Bernardo recebeu do pastor Nardy um relatório do trabalho social e educativo feito pela instituição Adventista na região de Campo Grande e adjacências.

Na ocasião Trad fez questão de ressaltar o caráter educativo e social utilizado pela TV Novo Tempo, "O enfoque não é apenas religioso, mas programas que agregam valores as famílias, como também incentivam a educação social e despertam a consciência ambiental. Isso é muito importante para a população", disse o prefeito.

O senador Moka também destacou o trabalho social da Igreja. "É uma instituição séria, tem credibilidade junto à opinião pública justamente pela maneira transparente, cortês e correta de agir com a sociedade. Vale lembrar que Hospital do Pênfigo, e as escolas Adventistas têm ótimos conceitos quando o assunto é saúde e educação", observou o parlamentar, em referência as duas instituições de ensino e duas unidades hospitalares mantidas pelas organizações Adventistas.

Conforme o vereador Flávio César, comprovada a viabilidade, o projeto será encaminhado à Anatel para consulta pública.

De acordo com o pastor Nardy, existem em Campo Grande mais de 12 mil membros das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia, que aguardam um parecer favorável do órgão responsável, visto que outras cidades do Estado como Costa Rica e Nova Andradina já recebem o sinal da TV Novo Tempo.

Campanha Portas Abertas da Ciptran recebe jovens da Igreja Adventista

A campanha "Portas Abertas"  está reunindo alunos de escolas da Capital para conhecer as ações da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran).  Objetivando um trânsito mais humano e seguro  o projeto tem como meta tornar transparente as ações desempenhadas pelos policiais de trânsito fazendo, desta maneira, com que a policia cidadã tenha maior interação com diversos segmentos sociais, tendo assim suas ações desempenhadas participação dos cidadãos.
  

O programa tem como prioridade, primeiro atingir estudantes e crianças do ensiino fundamental. Abrindo as palestras participaram hoje (17) quinze crianças do clube de jovens da Igreja Adventista do 7° dia. O assunto foi o Plano de Ação para Redução de Acidentes (Para). No evento as crianças tiveram a oportunidade de visitar os estandes com as ações da companhia e conheceram equipamentos como o decibelímetro (aferidor de intensidade de volume de som), o etilômetro (popularmente conhecido como bafômetro), aferidor de película, talão eletrônico,  entre outros.

Alem dissio, foram apresentadas também as motos e as viaturas, ferramentas utilizadas pelos policiais para coibir prática de infrações. Foram distribuídas ainda para as crianças camisetas da Campanha Educativa do "Para", brindes e lanche, e ainda tiveram a oportuindade de brincar na quadra de esportes da Ciptran . 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

AL/MT: Escola do Legislativo doa 2,1 ton de alimentos para Sala da Mulher

A doação, que é feita anualmente, desta vez vai beneficiar sete entidades


A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, recebeu nesta semana 2,1 toneladas de alimentos em mais uma ação dos alunos da Escola do Legislativo. A doação, que é feita anualmente, desta vez vai beneficiar sete entidades: Associação Domingos Sávio, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, Canção Nova Promoção Cuiabá, Creche Raio de Luz, Casa de Apoio Estrela Dalva, Instituição Portal da Esperança Jardim Araçá e Associação do Bairro São João Del Rey.


Quem recebeu, de forma simbólica, os alimentos pela Sala da Mulher foi Janaína Riva. Para ela, trata-se de uma iniciativa generosa e que precisa ser valorizada. "É uma honra ter vocês como parceiros todos esses anos. Até hoje, foram beneficiadas 75 entidades e é através de iniciativas como essa que temos como atender as demandas das instituições que nos procuram em busca de apoio".


O diretor da Escola do Legislativo, Ataíde Almeida, informou que a mobilização na coleta dos alimentos foi dos 270 alunos de graduação. "Hoje, atendemos toda a sociedade com cursos de graduação e pós-graduação, numa parceria com o Instituto Cuiabano de Educação (ICE). E, em nível nacional somos referência".  


A iniciativa de criar a Escola do Legislativo foi dos deputados Humberto Bosaipo e José Riva, em 1999. Os parlamentares sentiram a necessidade de oferecer a qualificação aos servidores da Casa.


O acadêmico de Gestão Estratégica de Pessoas, Márcio Valander, foi um dos que liderou a coleta junto com lideranças de outras turmas. "Foi um prazer participar dessa campanha. Abraçamos a causa porque sabemos que estes alimentos vão beneficiar realmente quem precisa", concluiu.

via: http://www.onortao.com.br/ler.asp?id=43723

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Feira Saúde traz dicas para vida saudável


CLIQUE PARA AMPLIARDa Redação

A cidade de Santo André recebeu bem a Feira de Saúde, realizada no domingo, no Colégio Adventista. Compareceram à programação 47 crianças e 183 pessoas que se enquadram entre o público jovem e adulto, totalizando assim 230 visitantes.
A Feira tem a finalidade de conscientização sobre a importância de preservar e adquirir hábitos que visam melhorias no estado de saúde dos voluntários.
De acordo com a organizadora da feira, Iraci Ribeiro dos Santos, o programa cumpriu com seu papel e garante que esse trabalho não vai parar por aí.
Segundo Iraci, 79 pessoas se inscreveram para os cursos pós-feira, que englobam temas nutrição, saúde espiritual, controle de estresse emocional e deixar de fumar. O último será realizado entre os dias 18 a 22 de junho, às 19h30, na Travessa Vereador Lourenço Rondinelli, 63, centro de Santo André. O primeiro dia terá como palestrante o próprio vereador José Ricardo (PSB).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Parceria valoriza canteiros da Av. Eduardo Roberto Daher. Colégio Adventista adotou dois canteiros

canteiros1

DivulgaçãoParceria ajuda a valorizar canteiro central de avenida de Itapecerica

Em uma parceria da Prefeitura de Itapecerica da Serra com empresas da região, os canteiros centrais da Avenida Eduardo Roberto Daher estão ganhando plantio de mudas e gramados em um projeto paisagístico para a cidade.

O Colégio Adventista, por exemplo, adotou dois canteiros. Para isso os alunos plantaram mudas de Agapanto Azul e arbustos de Pingo de Ouro, para bordar o canteiro.

Para a professora do terceiro ano do Adventista Márcia Débora, a participação dos alunos nesse tipo de ação faz com que eles se sintam mais responsáveis e parte integrante da preservação do meio ambiente.

Já para Wires Pires do Portal Hair Cabeleireiros, outra empresa que adotou canteiros, o projeto uni a preservação do meio ambiente com a propaganda positiva de seus estabelecimentos, além de tornar a cidade mais bela, o que para ele é muito gratificante.

A coordenadora pedagógica do Colégio Adventista, Catarina Campos, também estava feliz com a ação. "É bom saber que de alguma forma estamos contribuindo para a cidade. Essa parceria tem tudo para dar certo", cotou a coordenadora.

Inicialmente o projeto paisagístico dos canteiros foi feito por Luiz Carlos da Adonai Paisagismo. A idéia é usar também o Viveiro de Plantas Municipal da Prefeitura. "Toda ação para embelezar a cidade é de suma importância", ressaltou o prefeito Jorge Costa.

Lúcio Mosquini pode ser processado por declaração pejorativa contra Adventistas diz presidente do PTC

O presidente estadual do Partido Trabalhista Cristão (PTC) Jair Montes disse nesta sexta-feira que vai pedir pessoalmente ao governador Confúcio Moura a exoneração do diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) Lúcio Mosquini, pelo fato do mesmo estar usando a máquina pública em proveito próprio e ter ofendido os adventistas, igreja a qual Jair Montes é freqüentador, "ele disse que quem não trabalha aos sábados é adventista no sentido pejorativo, como se fossemos vagabundos. Nós acreditamos em guardar os sábados e esse é um direito amparado por Lei, até mesmo concursos públicos são realizados em dias diferenciados em respeito à nossa doutrina. Vagabundo é esse senhor Lúcio Mosquini, o qual não tenho o menor respeito. Vou solicitar uma audiência com o governador para pedir a exoneração desse cidadão do DER, e vou entrar na Justiça exigindo retratação pública", disse Jair Montes.
As declarações do presidente estadual do PTC foram dadas após a divulgação pela coluna PAINEL POLÍTICO de um e-mail de Lúcio Mosquini encaminhado aos regionais do interior determinando que os servidores trabalhassem aos sábados, sob pena de terem as gratificações de produtividade cortadas, "não alise ninguém, erro dançou e assim vcs passam a ter o controle da moçada", disse o diretor do DER.
Em outro trecho, Mosquini diz, "Precisamos trabalhar aos sábados, quem não tabalha aos sábados é adventista, se faltar corte a produtividade. Todos precisam trabalhar ao sábados".
Pretensões políticas
PAINEL POLÍTICO também divulgou na quinta-feira conversas entre um assessor de Mosquini, o ex-pastor Paulo Barros com uma amiga onde ele afirma que seu chefe pretende se candidatar ao governo em um futuro próximo. Em outra conversa, o próprio Paulo admite que "pensa em entrar para a política". Na circular encaminhada aos regionais, Mosquini pressiona seus subordinados para que eles marquem entrevistas durante as visitas que ele fizer nos municípios do interior, "se for possível organize entrevista em rádios, sites e TV", diz ele.
Nas conversas reveladas por PAINEL POLÍTICO também aparecem uma tentativa de assédio sexual sob uma ex-servidora comissionada de Ouro Preto, que é assediada pelo assessor de Paulo Barros, Rodrigo Tadeu Cordeiro Viana. Primeiro ele a convida para ir à Ji-Paraná "passear", ela responde que não está bem. Então ele insiste, "me dá seu telefone", ela responde que precisa do trabalho e "prefere não misturar as coisas". A servidora foi exonerada dias depois sem nenhum motivo justificável.
Retaliações
Também em uma conversa de MSN, o diretor do DER determina a seu subordinado, Paulo Barros que ignore e "encoste" um servidor concursado do DER que era lotado na regional de Ji-Paraná, "não dê nenhuma atividade pra ele, deixe ele no canto, faça de conta que ele não existe, deixa quieto", diz Mosquini. O servidor foi transferido para Rolim de Moura após essa conversa. Desde que Mosquini assumiu o DER, servidores vem reclamando de desmandos e situações vexatórias, além de estarem sendo obrigados a trabalhar aos sábados, não estariam recebendo essas horas extras e em algumas regionais, como Ji-Paraná, o trabalho entra pela noite, também sem o pagamento de horas extras. Servidores concursados reclamam que essa política só vale para eles, enquanto que os comissionados estão com carga reduzida e não recebem produtividade.
Ações
Jair Montes disse que vai consultar os advogados do partido para impetrar ações contra Lúcio Mosquini, Rodrigo Tadeu Cordeiro Viana e Paulo Barros, por uso da máquina pública, assédio moral e sexual e improbidade administrativa.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Hospital Adventista Silvestre promove palestra sobre “síndrome da dor abdominal aguda”

O Hospital Adventista Silvestre (RJ) promove no próximo dia 14 de junho (terça-feira), a palestra "Como conduzir Abdome Agudo na emergência". A síndrome da dor abdominal aguda provoca fortes dores na região, pode atingir homens e mulheres em qualquer idade. A doença deve se diagnosticada o quanto antes para que o tratamento adequado seja estabelecido. Podem aparecer sintomas como vômitos acompanhados, em alguns casos, por distensão abdominal que podem ser classificados como: obstrutivo, perfurativo, hemorrágico e inflamatório.

O evento é gratuito e conta com a participação da radiologista Fernanda Cavalieri, do gastroenterologista Ivan Stabnov, da diretora do centro de estudo RASS (Rede Adventista Silvestre de Saúde), Dra. Ana Paola e do Dr. Vanderley Granados, vice diretor e cirurgião geral do Hospital Adventista Silvestre.

.[Como conduzir Abdome Agudo na emergência, no dia 14 de junho (terça-feira), às 19h, no auditório do Centro Médico Adventista Silvestre na rua 19 de fevereiro, 140 - Botafogo – RJ. Inscrições: (11) 3034-3332 das 8h às 17h].

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Huíla - Pastor Adventista pede colaboração dos fiéis no combate ao crime

Quipungo – O pastor da Igreja Adventista do 7º Dia do município de Quipungo, João Segunda, apelou hoje os fiéis a colaborarem com as autoridades para o combate à criminalidade e outros males que enferma a sociedade.

Falando no encerramento da semana de reavivamento espiritual da Igreja Adventista no Quipungo, o religioso considerou a igreja como um grande parceiro do governo no resgate de valores éticos e morais.

Segundo o religioso, toda malícia, como adultério, prostituição, abuso do álcool, roubos e homicídios, devem ser combatidos com apoio dos crentes, através da mudança de consciência e denúncias, pois a igreja detém a lei de Deus.

Sobre o evento que encerrou, o pastor lembrou ser uma cerimónia anual em que participam todos os fiéis, com o objectivo de prostrar-se diante Deus e arrependerem-se de todos os pecados.


via: http://www.portalangop.co.ao/

XIII Copa Sesc Norte/Nordeste encerra 1ª fase neste domingo

Com onze partidas no basquete, seis no futsal e quatro no vôlei, vai ser encerrada, neste domingo, a primeira etapa da XIII Copa Sesc Norte/Nordeste.

Com o público tendo acesso livre, a programação começa às 8h. O vôlei, no Colégio D'Lins, é aberto com a partida D'Lins x Olímpia-PE (sub-17 fem).

O futsal passa do ginásio Arivaldo Maia para o Colégio Adventista. A primeira partida do dia será Julieta Ramos x Adventista (sub-17 mas).

Já o basquete ocorrerá simultaneamente em dois ginásios. No Santa Amélia a programação vai ser aberta com a semifinal no sub-13 masculino; e, no Sesc/Poço, haverá a outra semifinal no sub-13 masculino.

Esta competição, que vai da categoria sub-11 à sub-17, é promovida pela Coordenação de Esportes e Recreação (Cerec) do Sesc-AL.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Colégio Adventista - Ação sobre o meio ambiente mobiliza Campo Grande

foto
Foto: Gabriel Maymone
Pessoas que passaram pelo centro receberam mudas de árvores

Com o slogan "Pense Verde", cerca de 30 funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) junto com 45 alunos do Ensino Médio do Colégio Adventista distribuíram 3 mil mudas de plantas nativas em comemoração ao dia do Meio Ambiente, na manhã desta sexta-feira (3).

Os voluntários estiveram na avenida Afonso Pena com a rua 14 de Julho. Outra equipe da ação está na saída de São Paulo também distribuindo as mudas e distribuindo folders e adesivos da campanha.

A coordenadora do núcleo ambiental do Ibama, Natalina Rocha Vieira destaca a importância de atitudes como esta. "Temos experiencia com este tipo de ação e sabemos que dá resultado. As pessoas procuram a gente para realizarmos palestras e fazer eventos de conscientização".

Natalina comenta também que os principais problemas que o Ibama enfrenta são o desmatamento, as queimadas e o tráfico de animais silvestres. O objetivo do evento é a reflexão em relação ao preservação meio ambiente.
 

Hoje também foi organizada uma ação educativa voltada para a população do bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande. Agentes comunitários de saúde e acadêmicos do oitavo semestre do curso de Enfermagem da Universidade Anhanguera-Uniderp desenvolvem atividade na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

Brinquedos produzidos com material reciclável foram colocados à disposição das crianças. A ação ainda contou com plantio de árvore, palestra e exposição com objetos feitos a partir de vidro, plástico e papelão. Quem estever no local ganhou uma muda de planta.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Amanhã o Correio do EstadoMega94 FM Geonativa estarão promovendo a distribuição de 3 mil mudas de Ipê em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. No sábado (4), haverá o plantio de 100 mudas no Parque Ecológico Anhanduí – Ernesto Geisel próximo ao parque Ayrton Senna, que será realizado em um evento que contará com atividades culturais, cama elástica, tirolesa, capoeira e músicas.

Para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho) e, ainda, incentivar práticas de conservação, também o Instituto Eduardo Ayub realizará amanhã a distribuição de mudas de plantas nativas para quem passar na avenida Afonso Pena, na altura do semáforo em frente ao Shopping Campo Grande neste sábado, a partir das 10h. A iniciativa é parte do projeto "Todos Unidos por um Mundo Melhor".

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Confira experiência de quem fez curso para parar de fumar

Novo Hamburgo
  - O Dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco – foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a intenção de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. A data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo. Quem deseja parar de fumar pode estar diante de uma boa oportunidade. O Colégio Adventista de Novo Hamburgo promove curso que vai ensinar os fumantes a deixar o cigarro em apenas cinco dias. O curso é gratuito e será realizado de 30 de maio a 3 de junho, no auditório do Colégio Adventista. 

O palestrante é o terapeuta familiar Roman Oresko, que trabalha há quase 30 anos com prevenção de drogas lícitas e há onze fundou e dirige uma Comunidade Terapêutica (Fazenda Revive). Ele vai abordar os malefícios do cigarro, como problemas cardíacos, circulatórios e respiratórios. O método consiste em um programa de conscientização e desintoxicação, além de boa alimentação e rotina de exercícios físicos. 

Oresko destaca o requisito básico para o candidato ao curso: "querer realmente parar e aderir ao programa e os resultados serão ótimos". Ele ressalta que o curso é bem rico em informação e bastante motivacional. "Dos que assistem os 5 dias e aderem ao programa de desintoxicação em média 80% deixam de fumar até final da semana". Ele calcula que 500 mil pessoas já participaram desse curso e que 300 mil deixaram de fumar. 

E fica a primeira dica de Oresko: "o melhor jeito para parar de fumar, e que dá mais resultados, é parar de repente, aos poucos o sofrimento e bem maior e prolongado, apesar de assustar menos." Muitas outras dicas serão repassadas no curso. 

"Tem que ter motivação para parar"

Kátia Helô Müller, 42 anos, corretora de seguros de Novo Hamburgo 

"Comecei a fumar com 18 anos. A sensação de liberdade ou de ser importante estava em fumar. Havia uma imagem de sucesso ligada ao cigarro. De uns tempos para cá é que o Ministério da Saúde começou a mostrar que não é bem assim. Meus pais fumavame morreram em função do cigarro com enfisema pulmonar. Eu cheguei a fumar duas carteiras de cigarro por dia. Eu já tinha tentado várias vezes parar de fumar e não tinha dado certo. Mas com o curso foi diferente.Tem que ter motivação para parar. Eu me matriculei em uma academia para melhorar minha resistência física. Depois que eu parei de fumar minha qualidade de vida melhorou. Hoje eu sinto cheiro, sabor dos alimentos.O paladar fica aguçado também.O fumante sempre é uma pessoa sozinha, se há um aniversário, ele sempre está na rua, sozinho. Eu me sinto muito feliz hoje." 

"Gastava 350 reais por mês em cigarro"

Tony Machado da Silva, 47 anos, representante comercial de São Leopoldo

 "Eu tinha 13 anos quando comecei a fumar escondido do pai. Experimentei e continuei fumando. Eu fumava uma carteira por dia e nunca tinha tentado parar de fumar. Eu tinha consciência de que estava fazendo algo ruim para meu corpo mas dizia: só paro se chegar no médico e ele disser: 'tem que parar se não tu vai morrer'. Mas isso nunca aconteceu. Decidi fazer o curso a convite de minha cunhada. Ela mostrou a reportagem do Jornal NH chamando para o curso. Eu e minha esposa e ela viemos ao curso. A cunhada, que fez o convite, não conseguiu largar o cigarro. Mas eu e minha esposa conseguimos. São oito meses sem cigarro. Eu ganhei alguns quilos, a respiração está melhor, o paladar e o olfato também. A questão financeira também é interessante porque a gente gastava 350 reais por mês." 

"Hoje sinto o perfume

Suzana Gardini, 46 anos, costureira de São Leopoldo 

"Comecei a fumar com 13 e aos 14, quando comecei a trabalhar e ter o meu dinheiro, assumi o cigarro. Fumava cerca de duas carteiras por dia. Na minha casa meus pais não fumavam mas eu tinha uma irmã que também fumava. Eu acredito que o que melhorou mais foi a respiração, o fôlego. Porque eu ia no armazém pertinho de casa comprar o cigarro e ficava bem ofegante. Uma semana depois de parar de fumar eu já notava que o fôlego estava melhor. O que eu mais gosto é de voltar a sentir perfume. Eu tomo banho e sinto o cheiro, o perfume. Isso é muito bom. Até mesmo meus dedos, minhas unhas eram amarelas devido ao cigarro e hoje voltaram a ter cor natural. Para quem quer parar de fumar e não consegue sozinho eu digo que procure ajuda. Para parar de fumar tem que querer, ter força de vontade." 

Riscos dos fumantes

Estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes, apresentam um risco... 

10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão 

5 vezes maior de sofrer infarto 

5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar

2 vezes maior de sofrer derrame cerebral 

Grávidas fumantes aumentam o risco de... Ter aborto espontâneo em 70% 

Perder o bebê próximo ou depois ao parto em 30%

O bebê nascer prematuro em 40%

Ter um bebê com baixo peso em 200%

O que acontece de bom se você parar 

Após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Após 2 horas não há mais nicotina circulando no seu sangue. 

Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza. 

Após 12 a 24 horas seus pulmões já funcionam melhor. 

Após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor a comida.

Após 3 semanas você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após 1 ano o risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido à metade. 

Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Programe-se 

O quê: Curso como deixar de fumar em cinco dias

Quando: De 30 de maio a 3 de junho 

Onde: No auditório do Colégio Adventista de Novo Hamburgo (Rua Visconde de Taunay, 423, bairro Rio Branco, Novo Hamburgo)

Horário: 19 horas 

Inscrições: O curso é gratuito e não há limite de inscrições. Basta entrar em contato com a escola, das 7h15 às 18 horas, para confirmar a participação. 

Contatos: (51) 3593-1922 

Fique de olho na alimentação

Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 quilos, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que o de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes, etc. Para distrair a fome você pode comer balas ou chicletes dietéticos. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite tomar café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro. Procure trocá-los por chá e coquetéis sem álcool (como de frutas e tomate). 

Invista em seu preparo físico 

Procure iniciar caminhadas, de preferência em lugares agradáveis. Se não gosta de caminhar, procure algum exercício ou esporte que lhe agrade. Preencha seu tempo com algo que você realmente goste de fazer. Dance, pratique jardinagem, cozinhe pratos diferentes, vá ao cinema, ao teatro, aos museus, ouça música, namore, leia, bata papo com os amigos etc. O importante é movimentar-se, cuidando do corpo e da mente. 

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (Inca)/ Coordenação Nacional do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer

Recompense seu esforço

Diariamente, guarde o dinheiro que você gastaria com o cigarro e conte-o ao final de cada semana. Pegue o dinheiro que economizou e compre um presente para você ou para quem gosta. Se preferir, saia para fazer um programa diferente. Se você não conseguir se segurar e fumar, não desanime! A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar.O mais importante é não usar a recaída como justificativa para continuar a fumar. Dê a si mesmo quantas chances forem necessárias até conseguir!

Lide com o desejo de fumar

A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, que é considerada uma droga. E daquelas bastante poderosas, pois atinge o cérebro em apenas 7 segundos. É normal, portanto, que os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis. Ao parar de fumar você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Mas não desanime: tudo isso vai desaparecer no máximo em duas semanas.

Controlando a vontade 

Para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, distraia sua atenção. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.

Crianças fazem campanha contra o tabagismo

Caminhada pelas ruas de Corumbá (MS), concurso de cartazes e apresentação de teatro. Essas atividades reuniram cerca de 600 alunos das escolas Adventista e Ângela Maria Perez; pacientes do Caps; funcionários do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ); Saber Saúde e alunos do Moinho Cultural. O grupo percorreu as principais ruas do Centro de Corumbá - Frei Mariano; Delamare; 15 de Novembro até o Jardim da Independência - na manhã desta terça-feira, 31 de maio, divulgando a mensagem de combate ao tabaco. Crianças, adolescentes, pais, professores e populares se uniram na mobilização que tinha como palavra de ordem: "pare de fumar, já é tempo de mudar".

"A Escola Adventista de Corumbá, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), há cinco anos desenvolve o projeto de conscientização de combate ao tabagismo. Nossa principal proposta é orientar a comunidade corumbaense sobre os malefícios do tabaco. Hoje, para somar aos esforços de conscientização, convidamos alunos de outras escolas e de toda a comunidade", explicou o diretor da escola Adventista, David Rodrigues Coura.

Com diversas faixas, apontando os males causados pelo fumo, a caminhada buscava conscientizar os fumantes a adquirir hábitos mais saudáveis, para isso, eles utilizaram o projeto: "Troque uma nicotina por uma vitamina".

"Nós, alunos do 6º e do 5º anos estamos tentando fazer com que os fumantes parem com esse hábito, que prejudica a todos, pois além de prejudicá-los, eles prejudicam a saúde de quem está ao redor. Por isso, trouxemos para caminhada algumas frutas e vamos tentar fazer com que um fumante troque um cigarro por uma fruta, ele irá trocar um cigarro, que o faz mal, por uma fruta, que é essencial para a saúde", contou o aluno Wanderley da Costa Júnior, 11 anos, aluno do 5º ano.

A população apoiou a iniciativa e fez questão de dar uma paradinha do serviço para dar atenção a que as crianças diziam. "Quando a informação vem das crianças, nós adultos prestamos mais atenção, é como se fosse um grande puxão de orelha. O cigarro é um grande problema para toda a população, pois aonde vamos há alguém fumando, aqui no Brasil não há legislação que estipule lugar para fumantes, ou algo que seja justo e tire os fumantes do meio de que não fuma, pois muitas vezes, somos obrigados a fumar, mesmo sem querer, a fumaça acaba entrando em nosso organismo e nos contaminando também. Fiquei impressionada com a faixa que diz que atualmente, o tabaco mata mais do que a guerra", disse impressionada a funcionária Luciene Garcia, 29 anos.

Os alunos, durante o mês desenvolveram atividades que levaram para exposição ao longo da caminhada. "Desenvolvemos atividades de pesquisa, sobre o tabaco, o quanto ele causa diversos malefícios e montamos uma peça de teatro para apresentar na praça da Independência. Faremos um julgamento do tabaco, mostrando através da peça, o quanto esse pequeno papel com substâncias químicas prejudica nosso organismo e toda a sociedade", relatou a aluna Ariadne Moraes, 15 anos, aluna do 1º anos do Ensino Médio.

Após a passeata pelas ruas da cidade, as crianças, pais, alunos e professores, se reuniram na praça da Independência, para assistirem a apresentação da peça teatral e realização do concurso de cartazes.

31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Fumo

O tabagismo é principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e o câncer de pulmão. Está associado ainda a doenças cardiovasculares e a tumores em vários outros locais.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo, criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo.

Inúmeros dados científicos, que comprovam diversos malefícios do tabaco sobre o organismo humano e o meio ambiente, levaram a Organização Mundial da Saúde a atuar no controle do tabagismo.

Uma das medidas desta organização foi estabelecer, em 1987, o "Dia Mundial sem tabaco", idealizado para 31 de maio, que é comemorado anualmente em todos os continentes, enfocando temas escolhidos previamente, gerando slogan definidos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo. Com informações, UFGNet; Soleis.