quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Universidade muda horário de vestibular em respeito à Adventistas

 

Em razão de sua crença religiosa, a jovem T.P.P. encontrou-se impedida de realizar um exame vestibular na Universidade de Cuiabá - Unic e garantiu perante a justiça o direito de fazê em horário alternativo. Membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ela não pode exercer qualquer atividade durante o sábado, mais especificamente, entre o pôr do sol da sexta feira até o mesmo momento do sábado. T.P.P. se disse surpreendida pela convocação informando que a prova seria aplicada no dia 24 de novembro (sábado), a partir das 14 horas, horário inapropriado para os adventistas. 

 

Diante disso ela procurou a Pró Reitoria da Unic pedindo que alterasse a data do certame ou que fosse aplicada em horário alternativo, a partir das 19 horas do mesmo dia, por exemplo. No entanto, obteve resposta negativa por parte da instituição de ensino.

 

Assim, não restou alternativa, senão a de buscar perante a Defensoria Pública de Mato Grosso uma solução jurídica para o problema. 

 

Com o intuito de garantir o direito da jovem, o defensor público Cláudio Aparecido Souto impetrou um Mandado de Segurança em face da Pró Reitora da universidade requerendo, assim, liminarmente, que fosse determinada a realização da prova em horário alternativo. “É evidente que a impetrante será irremediavelmente prejudicada caso não realize a prova designada”, afirmou.

 

Ainda conforme o defensor público, é de importância crucial o art. 5º da Constituição Federal que traz em seus incisos VI, VII e VIII, dispositivos sobre liberdade religiosa, petrificados através do art. 60, parágrafo 4º, inciso IV. “Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa”, destaca o inciso VIII do art. 5º da CF.

 

O juiz da Vigésima Vara Cível da Capital, com fundamento no art. 7º, III, da Lei nº 12.016/2009, determinou a realização da prova do vestibular nº 01/2013, no sábado dia 24/11/2012 a partir das 19 horas, no mesmo local já previsto, inclusive servindo de parâmetros para outros inscritos em igual situação.

 

“Quando uma instituição, como uma universidade particular impõe a um candidato em exame vestibular a condição de renunciar, mesmo que temporariamente, sua crença para que possa conservar o direito de prestar um exame, está, inquestionavelmente, limitando, restringindo, a liberdade desse candidato”, conclui o defensor público.

 

De acordo com T.P.P., a liminar foi cumprida e sua crença religiosa respeitada, com a prova sendo aplicada a partir das 19h do sábado.

 

Via: 24horasnews.com.br

 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Deus criou os EUA para dominarem o mundo, diz Mitt Romney

Veja o texto publicado na íntegra no Globo.com onde o pré-candidato republicano Mitt Romney diz que Deus criou os EUA para dominarem o mundo.

 

 

CHARLESTON, Carolina do Sul - Impulsionado pelas pesquisas de intenção de voto, que o colocam à frente do presidente Barack Obama, o pré-candidato republicano Mitt Romney fez nesta sexta-feira seu discurso mais firme desde o início da campanha. Em ato na Carolina do Sul centrado em política externa, pediu um século de domínio americano, falou em ignorar instituições como a ONU se necessário e disse que Deus criou os Estados Unidos para liderarem o mundo.

- Este tem quer ser um século americano. Num século americano, a América tem a economia mais forte e o maior poder militar do mundo - afirmou Romney. - Deus não criou esse país para ser uma nação de seguidores. A América não é destinada a ser uma das várias potências globais igualmente equilibradas. A América precisa liderar o mundo, ou alguém tomará a frente.

 

O local escolhido para o discurso não foi por acaso. A Carolina do Sul é um dos primeiros estados a ter primárias, em janeiro, e é crucial para as pretensões de Romney. Segundo uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac divulgada nesta semana, o ex-governador de Massachusetts continua à frente na corrida republicana, com 22% dos votos, contra 17% do empresário Herman Cain e 14% do governador do Texas, Rick Perry.

 

Num eventual confronto com Obama, Romney também sairia na frente. De acordo com a pesquisa, ele tem 46% das intenções de voto, quatro pontos à frente do presidente americano.

No discurso, Romney classificou os esforços de Obama para melhorar a imagem dos Estados Unidos como um "tour de desculpas" e acusou o governo de enfraquecer o papel do país.

- Ao mesmo tempo em que deveríamos trabalhar com outras nações, nós sempre nos reservamos o direito de agir sozinhos para proteger os interesses vitais do país- continuou o republicano. - Quando a América está forte, o mundo fica mais seguro.

 

O ato na Carolina do Sul foi interpretado como um passo de Romney para ganhar terreno em política internacional, um campo em que Obama tem mais experiência que qualquer outro candidato republicano. A campanha, no entanto, caminha mais para assuntos internos, como imigração e economia, do que externos.

A posição confortável de Romney nas pesquisas foi reforçada na terça-feira com a desistência do governador de Nova Jersey, Chris Christie, que se entrasse na disputa estaria empatado com o ex-governador de Massachusetts.



Via http://oglobo.globo.com/mundo/deus-criou-os-eua-para-dominarem-mundo-diz-romney-2743303#ixzz2BTC2AeBK