segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Passeata contra violência leva mais de quinhentas pessoas para avenida Paraná



Umuarama - Mais de quinhentas pessoas percorreram a avenida Paraná na manhã de ontem pedindo o fim da violência. A passeata teve o objetivo de despertar a sociedade para a necessidade de denunciar os abusos contra crianças, adolescente, mulheres e idosos. A manifestação faz parte do projeto Quebrando o Silêncio, iniciativa da Igreja e escola Adventista do Sétimo Dia.
Com fanfarra, cartazes e apresentações teatrais, alunos da escola Adventistas e a população participante pediram durante todo o percurso o fim das diversas faces da violência, como a atenção dos pais para atitudes dos filhos. Ao fim do percurso vários assuntos relacionados com o tema foram discutidos entre os manifestantes. 
Segundo uma das organizadoras, Maria Regina Uliana, ressaltou que é preciso alertar as pessoas que sofrem abuso de que elas podem buscar ajuda. "Estamos focados principalmente no ato de denunciar. Estamos convocando toda a comunidade para participar dessa passeata contra as violências e abusos", disse.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) as crianças, mulheres e idosos são as principais vítimas de violência doméstica, abusos entre outras. A violência corresponde, aproximadamente, a 7% dos casos nas mortes de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo. Em alguns países, até 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente e até 47% declaram que sua primeira relação sexual foi forçada.
Para tentar coibir esses números, o projeto tem como foco prevenir e combater a violência contra essa parcela da sociedade. Também faz parte a orientação das vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo de violência. "Para combater esse mal é preciso trazê-lo a público, examiná-lo e dar a solução necessária. Os cidadãos em geral devem se tornar parte dessa solução e o primeiro passo é a prevenção, procurando alcançar todas as faixas etárias", disse a organizadora.
Um dado também a ser explorado, fornecido pelo Mapa da Violência, é a colocação de Umuarama em 19º entre 100 municípios com mais de 20 mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade, com as maiores taxas de mortalidade de crianças e adolescente por acidentes de transporte. Além, das violências exposta, também ocorre à implícita quando pessoas imprudentes promovem a tragédia.

Violência
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um terço das mulheres do mundo são vítimas de agressões físicas ou sexuais, que na maioria das vezes são causadas pelos próprios parceiros. O relatório divulgado pela OMS aponta que 38% das mulheres vítimas de homicídio foram assassinadas por seus maridos ou namorados. A organização considerou que os números são proporcionais a uma "epidemia global de saúde".

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Prefeito assina convênio com Hospital Adventista do Pênfico

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), assinou nesta quarta-feira (21) convênio entre a prefeitura municipal e o Hospital Adventista do Pênfico. A assinatura ocorreu às 19 horas na capela da unidade hospitalar.

O convênio tem como objetivo a prestação de assistência, efetivando a complementação de oferta de serviços na área da saúde. Bernal estará acompanhado por secretários municipais.

O Hospital Adventista do Pênfico fica na avenida Guinter Hans, 5885, saída para Sidrolândia.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

José Geraldo homenageia Igreja Adventista do Sétimo Dia

“Apoio aqueles que percebem as dificuldades que algumas famílias passam, e com o pouco que têm, conseguem fazer muito por esses que realmente necessitam, demonstrando solidariedade e acima de tudo amor ao próximo”. Com essas palavras, o deputado José Geraldo (PTB) justificou os votos de aplausos apresentados à Igreja Adventista do Sétimo Dia, pela realização da Semana de Atividades Comunitárias e Sociais em Palmas.

Durante a sessão plenária, desta terça-feira, 06, o parlamentar se pronunciou a respeito do Projeto “Palmas: Lugar de Esperança”, que a Igreja Adventista está realizando desde o dia 03, e que se estenderá até o dia 10 de agosto.

O Projeto conta com atividades de cunho social, que vão desde a doação de sangue até a limpeza de terrenos baldios e a reforma das casas de pessoas carentes, além da programação religiosa, com palestras, cultos e shows gospel para a população palmense.

“Parabenizo a Igreja e a toda a congregação por realizarem há anos, um trabalho maravilhoso, baseado na fé e na caridade, em prol da comunidade carente, e principalmente, por levarem o ensinamento bíblico de ‘Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”, finalizou José Geraldo. 

Outros requerimentos.

Ainda em sessão, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia, deputado José Geraldo (PTB), apresentou outros requerimentos, entre eles, o que solicita a “recuperação da TO-416, que liga as cidades de Riachinho à Ananás, passando pelo Povoado Centro dos Borges”.

A referida rodovia há anos não é beneficiada com obras de recuperação, fator que tem prejudicado a economia dos municípios envolvidos, e o tráfego da região, provocando inclusive, acidentes no local.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PM prende acusado de furtar Igreja Adventista em Penedo

Cícero Francisco da Silva
Cícero Francisco da Silva
Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), pertencente ao 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Penedo, prendeu em flagrante por furto qualificado, na madrugada desta quinta-feira (01), Cícero Francisco da Silva, acusado furtar a Igreja Adventista do 7º Dia, que fica localizada no Loteamento Jardim São Francisco, bairro de Santa Luzia.
Segundo o comandante da guarnição, as informações sobre o caso foi repassada pelo Comando de Operações da Polícia Militar (Copom). "Na madrugada, recebemos as informações sobre o crime e que a ação criminosa tinha sido praticada por dois assaltantes. Realizamos buscas na localidade e conseguimos prender em flagrante um dos acusados. Também recuperamos os produtos, mas o segundo suspeitos conseguiu escapar”, explicou o militar.
Na ação, foi preso em flagrante por furto qualificado, Cícero Francisco da Silva, conhecido por ‘Tito’. O outro acusado, Mateus Campos Machado, 21 anos, o ‘Dindo’, que conseguiu escapar, já tem passagem pelo sistema prisional alagoano, por arrombamento e adulteração de chassis.
Ainda na tentativa de evitar o reconhecimento, a dupla também furtou câmeras de vigilância de uma residência que fica ao lado da Igreja Adventista do 7º Dia. Com a prisão de Cícero Francisco, os militares conseguiram recuperar: uma mesa de som Watson, uma caixa de som, três câmeras de vigilância e uma cinquentinha do fabricante Shineray de cor amarela.
Quem tiver informações que possam contribuir com a prisão de Mateus Campos Machado, 21 anos, conhecido por ‘Dindo’, entrar em contato com a 7ª Delegacia Regional de Penedo (82) 3551-3700. Também podendo informar ao 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Penedo (82) 3551-4734 e pelo Disque-Denúncia 181, o sigilo será garantido.