segunda-feira, 27 de abril de 2009

Igreja realiza campanha de sensibilização sobre prevenção de saúde

Luanda – Uma campanha de sensibilização sobre cultura de prevenção de saúde foi realizada hoje (domingo) pela Igreja Adventista Central de Luanda.

Em declarações à Angop, o director do departamento de saúde e temperanças da Igreja Adventista, Emanuel Catumbela, referiu que a actividade tem como objectivo prevenir a doença e promover a saúde.

Segundo Emanuel Catumbela, a igreja está a desenvolver a actividade de saúde pública e prevenção de doenças, promoção de saúde, bem como avaliar os sinais básicos de tensão arterial e pulsação cardíaca, de modos a ajudar a que todos os cidadãos saibam o seu estado de saúde.

Segundo o responsável, nas consultas estão a ser feitas a avaliação de testes rápidos para a glicemia, para despiste das diabetes, bem como teste rápido para a malária.

Disse ainda que no local estão a ser feitas também consultas de odontologia, onde os utentes fazem uma consulta sobre os dentes e os médicos especializados fazem o diagnostico e concede-lhes as indicações e orientações necessárias a uma saúde bocal adequada.

De acordo com o médico, as consultas destinam-se aos membros da igreja e as pessoas interessadas.

Referiu que as doenças mais frequentes no país são, a malária, as diabetes, a hipertensão e obesidade, sendo umas infeccionas e outras não-infeciosas mas crónicas.


Nenhum comentário: