sexta-feira, 9 de março de 2012

Museu do IACS completará 25 anos aguardando por visitação do público

Inaugurado no ano de 1998, o Mu­seu Abraham e Mary Harder, loca­lizado junto ao Instituto Adventis­ta Cruzeiro do Sul (IACS), possui em seu acervo documentos, fotografias e material usado através dos anos pelo educandário, e está aberto à vi­sitação pública. O prédio que abriga o museu, construído em 1898, é em si um registro talhado em pedra da história de Taquara.

Na entrada, ao lado da escada que dá acesso ao prédio, está a pedra fundamental do edifício, datada de 1898. De seu construtor, o museu possui uma cadeira centenária, que lhe havia pertencido. Fazem parte do acervo da instituição, uma série de fotogra­fias, documentos e ferramentas que pertenceram aos fundadores, como uma bíblia escrita em alemão, que foi de Abraham Harder, e uma col­cha de retalhos confeccionada por sua esposa Mary.

Também fazem parte do acervo da instituição utensílios e ferramentas do início do século passado, e a car­roça usada pelo pastor Harder, que passou por algumas reformas. Tam­bém repousa em suas instalações um piano usado nos cultos da antiga Igreja, localizada anteriormente ao lado do museu, segundo a responsá­vel pelo acervo, Aparecida Macedo, professora aposentada de literatura e língua portuguesa.

Nenhum comentário: