sexta-feira, 18 de junho de 2010

Contra o cigarro

Ação na praça José Bonifácio Informativos distribuídos por Agência Adventista buscam conscientizar pessoas dos males do fumo

FELIPE RODRIGUES
Da Gazeta de Piracicaba
felipe.rodrigues@gazetadepiracicaba.com.br

A Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) realizou na tarde de ontem atividade antitabagista em alerta aos malefícios do fumo. A ação aconteceu na praça José Bonifácio e reuniu voluntários que abordavam pessoas que passavam pelo local para distribuição de panfleto indicativo sobre os perigos do vício. A agência desenvolve trabalho para que as pessoas deixem de fumar há cerca de 40 anos.

"São muitos anos que estamos com o curso "Como Deixar de Fumar em 5 Dias". Queremos que o maior número possível de pessoas participem dessa oportunidade de se livrar da dependência do fumo", diz o pastor José Lázaro Vieira dos Passos. O curso acontece do dia 21 a 25 de junho, às 19h30 na praça Pádua Dutra, no centro de Piracicaba, próximo ao Feirão do Enxoval.

Os cursos são dinâmicos, com vídeos de instruções de mudança de hábitos e conseqüências do hábito de fumar. Também são oferecidas palestras de conscientização dos malefícios do cigarro no organismo, mensagens musicais, sorteios e depoimentos de pessoas que participaram em outros cursos em anos anteriores. "As pessoas também têm acompanhamento médico e psicológico. O curso também é gratuito", destaca Passos.

Os resultados, segundo os coordenadores do Adra, são visíveis. Algumas pessoas que fumavam um maço passaram a fumar apenas três cigarros e se prontificam em colocar em prática os conselhos e ensinamentos recebidos no curso para buscar o objetivo principal, que é parar de fumar. "Das pessoas que frequentam o curso, cerca de 40% a 50% conseguem parar de fumar, o que mostra a importância do incentivo", observa.

Em diversas cidades, a Adra realiza diversos atos públicos contra o fumo, como passeatas e palestras. O assunto é um dos pilares de ação da agência, que expressa preocupação, compaixão e empatia através do trabalho desenvolvido. A Adra é uma organização não-governamental presente em 125 países e que provê desenvolvimento comunitário sustentável e assistência em casos de catástrofes sem consideração política ou afiliação religiosa, etária, de sexo, raça ou étnica. Para outras informações, visite: www.adra.org

NÚMEROS. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), existem hoje no mundo cerca de 1,1 bilhão de fumantes. Desse total, 800 milhões estão nos países em desenvolvimento, em torno de 73%. A OMS estima que em 2025, cerca de 85% dos fumantes estarão nos países menos desenvolvidos. No Brasil, são cerca de 32 milhões de brasileiros que são fumantes.

NÚMERO

1,1 bilhão de pessoas são fumantes por todo planeta

SERVIÇO

Como Deixar de Fumar em 5 Dias

O curso acontece entre os dias 21 a 25 de junho, às 19h30 na praça Pádua Dutra , no centro, próximo ao Feirão do Enxoval. Informações pelos telefones 3434-4610, 3434-3428 ou 3382-2760.

Nenhum comentário: