segunda-feira, 9 de abril de 2012

Desbravadores desfilam no aniversário da Cidade de Cubatão

Desfile cívico-militar comemora o aniversário da Cidade e reinaugura a Avenida Nove de Abril


Totalmente reurbanizada e modernizada, avenida principal da Cidade ganhou novo visual na festa de 63 anos de Cubatão

 Palco do tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 63 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão, a Avenida Nove de Abril ganhou novo visual na manhã desta segunda-feira, dia 9. Depois de receber importantes melhorias para facilitar a circulação de pedestres e veículos com segurança, a avenida foi entregue pela prefeita Marcia Rosa durante a realização do desfile.

Como já vem acontecendo desde 2009, as autoridades civis e militares convidadas para o evento posicionaram-se na tenda erguida nas esquinas das avenidas Joaquim Miguel Couto e Nove de Abril, onde a prefeita Marcia Rosa prestigiou os participantes e também recebeu muitas homenagens pela passagem de seu aniversário, comemorado no mesmo dia da emancipação de Cubatão.


O desfile começou logo após o hasteamento solene de bandeiras, que teve a participação da prefeita, do presidente da Câmara Municipal, vereador Donizete Tavares do Nascimento, e do comandante do 6º Grupamento de Bombeiros (6º GB), Major PM Wagner Silvério de Souza.

A UME Professora Elza Silva dos Santos, da Vila Esperança, foi a primeira escola a desfilar com sua banda. Na sequência, alunos e pais da Apae de Cubatão levaram sua alegria à avenida, acompanhados pelo projeto Cubatão Sinfonia. Com grande número de participantes, a Casa da Esperança Dr. Leão de Moura também desfilou, mostrando parcerias e projetos que fazem da entidade uma das mais respeitadas da Cidade.

Também participaram do desfile as UMEs Padre José de Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega e Ulysses Guimarães; as escolas estaduais José da Costa e Afonso Schmidt e a Escola Fortec, que mantém a Creche Mãe Maria, conveniada com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

A festividade teve também a participação de integrantes de projetos voltados à terceira idade, como o Centro de Convivência Melhor Idade e o Grupo Lazer e Cidadania; de projetos de contraturno escolar, como o Escola Legal e o Projeto Crescer, ambos da Seduc; do SOS Bombeiros, realizado em parceria com o 6º GB; dos alunos da UME Estado do Espírito Santo que participam do Projeto Conhecer Educando para o Trânsito, da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), e ainda do Camp de Cubatão, com seus aprendizes que focam no crescente e promissor mercado de trabalho da Cidade.

Desfilaram ainda 600 participantes dos diversos projetos desportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com destaque para as modalidades de atletismo, voleibol da terceira idade, futebol, skate e taekwondo, entre outros; integrantes dos programas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como o Saúde da Família e o de Vigilância Ambiental em Saúde, que foca no combate à dengue, na posse responsável de animais domésticos, entre outros, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que levou para a avenida suas viaturas e a turma do Samuzinho, crianças integrantes do projeto de educação permanente da equipe do SAMU.

A Secretaria de Cultura (Secult) também se destacou na avenida, com os projetos Cubatão Sinfonia e Banda Escola de Cubatão (BEC), que introduzem crianças e jovens ao mundo da música. Violinos, instrumentos de sopro e de percussão foram apresentados pelos integrantes dos projetos ao público presente.

Desfilaram também o Clube dos Desbravadores Serrano e o Clube de Aventureiros, ambos ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia; o Projeto Kerigma; e o Grupo Realce e Dance, sob a direção de Alessandra Palucci.

Militares – O desfile de aniversário da Cidade também teve a participação de militares da Banda do 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL), de São Vicente, e de pelotão da Base Aérea de Santos. E ainda de viaturas da 4ª Companhia da Polícia Militar; do 3º Batalhão da Polícia Ambiental; do 1º Batalhão da Polícia Rodoviária e do 6º Grupamento de Bombeiros.

Avenida – Antes da apresentação final da Banda Marcial Municipal de Cubatão e de seu Corpo Coreográfico, a prefeita Marcia Rosa entregou simbolicamente a reforma da Avenida Nove de Abril, descerrando a placa de inauguração ao lado do presidente da Câmara, Donizete Tavares; do secretário de Obras, Silvano Lacerda; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), Hermes Balula.

Totalmente remodelada, a avenida recebeu novo piso nas calçadas, com rebaixamento de guias e instalação de piso podotátil; bancos instalados de forma a facilitar a passagem de pedestres; novo paisagismo, com preservação das árvores no canteiro central; além de melhorias na sinalização semafórica e de solo e a nova pavimentação.

Marcial – Finalizando o desfile, a Banda Marcial apresentou a canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, com arranjo do maestro Roberto Farias, em homenagem ao Rei do Baião, que faria 100 anos em 2012.  Na sequência, os músicos vão executaram Alvamar, de Jonnes Barner, com arranjo de Carlos Maximiniano. Fechando a sua participação, a Banda Marcial, ao lado do Octeto de vozes do Coral Zanzalá, apresentou Caras Sujas, composição do maestro Roberto Farias, baseada na obra do escritor Afonso Schmidt. Por fim, os integrantes tocaram o Parabéns a Você para Cubatão e para a aniversariante, Marcia Rosa.

Texto: Cecília Beu (MTb. 22.332)
Fotos em http://www.flickr.com/photos/imprensacubatao/sets/72157629778581247/


via: http://www.cubatao.sp.gov.br/

Nenhum comentário: