segunda-feira, 9 de abril de 2012

Voluntários Adventistas fazem doação de sangue

Clique para Ampliar

Quem tiver mais de 16 anos também pode realizar o ato de solidariedade, desde que seja com o consentimento dos pais.

Quixadá Durante mais um feriadão, o Hemocentro Regional de Quixadá está necessitando de doadores para suprir o seu banco de sangue. Enquanto a procura pelo plasma aumenta, o número de doadores diminui neste período de Semana Santa. Porém, mais de setenta evangélicos, membros da Igreja Adventista do 7º Dia de Quixadá, já fizeram a sua parte. Formaram um mutirão e seguiram ao Hemocentro. Há sete anos promovem a ação voluntária. Trata-se do projeto "Vida por vidas", realizado em toda a América do Sul.

De acordo com a administração do núcleo regional de coleta, responsável pelo atendimento de 25 cidades da região Centro do Estado e algumas do Vale do Jaguaribe, os voluntários puderam doar até meio-dia de ontem, pois o Hemocentro não funciona nesta sexta-feira e nem no sábado de Aleluia. Os interessados poderão procurar o núcleo para novas doações a partir da segunda-feira.

Solidariedade

Segundo o pastor Joel Ferreira, representante regional da Igreja Adventista, mais de 300 mil voluntários participam da campanha, realizada anualmente, uma semana antes do Sábado de Aleluia. "É uma forma de doarem um pouco de suas vidas, já que o Filho de Deus doou a sua própria por todos", explica. De acordo com ele, o "Vida por vidas" nasceu em 2005. Pretendiam contribuir com os Hemocentros por meio do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa. Teria sido apenas mais um movimento de compromisso social, no entanto, o projeto atraiu a atenção da mídia em diversas regiões por onde ocorreram às doações, inclusive pelo fato de os bancos de sangue terem atingido seus limites de estoque.

Os doadores adventistas são movidos pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicarem parte do seu tempo para doar um pouco de seu sangue, podem ajudar a salvar a vida de até quatro pacientes diferentes.

Resultados

Nesse espírito, os mais jovens, na maioria adolescentes membros do Clube de Desbravadores Terra dos Monólitos, também participam. Quem tem mais de 16 anos pode doar também, com o consentimento dos pais. Juntamente com os adultos, colheram mais de 40 bolsas de sangue no último sábado. Como recompensa, ganham um lanche e o mais importante, a satisfação de estarem ajudando o próximo.

A enfermeira de triagem clínica Kaira Emanuella da Silva e a equipe de plantão no Hemocentro de Quixadá agradeceram a iniciativa dos adventistas. Será a salvação do estoque para esta semana. Apesar de ser um período santificado, costuma ser violento na região.

Além de crimes, muitos acidentes de trânsito ocorrem, principalmente no sábado e domingo, quando muitos motociclistas e motoristas exageram no "vinho". Sem o mutirão de doação promovido pela Igreja Adventista de Quixadá, o estoque estaria comprometido, avalia a profissional de saúde.

Conforme a coordenadora do Centro Técnico do Hermocentro de Quixadá, enfermeira chefe Valdiene Fernandes, a média necessária de doadores por dia para atender a demanda regional é de 15 voluntários. Mas, o número de candidatos deve ser pelo menos 25% maior.

É o percentual descartado quando o doador apresenta alguma complicação clínica, como resfriado, febre, indisposição e até diarreia. Na manhã de ontem, não havia aparecido ainda nenhum doador. A ausência leva a equipe do Hemocentro a realizar coleta externa de sangue, em outras cidades da região. Havendo sensibilização da população local, o deslocamento não seria necessário, acrescenta Valdiene Fernandes.

Mais informações

Hemocentro Regional de Quixadá
Avenida Plácido Castelo, 1558 - Centro
Sertão Central
Telefone: (88) 3445.1006

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Nenhum comentário: