sexta-feira, 11 de novembro de 2011

HAS Promove treinamento para Cuidadores de Idosos

População de idosos cresce no Brasil e formação de Cuidadores se torna fundamental

Pesquisas do IBGE apontam que até o ano de 2025 o Brasil terá uma população de cerca de 33 milhões de idosos, ou seja, o país terá a sexta maior população de pessoas que já entraram na terceira idade do mundo. O crescimento acelerado dessa parte da população trará diversas mudanças socioeconômicas para o país. Uma delas é a consolidação da função dos Cuidadores de Idosos no mercado de trabalho como opção de emprego. Os salários podem chegar a R$1.200. Por isso, diversas instituições vêm investindo em cursos e programas nessa área. É o caso do Hospital Adventista Silvestre que promove, entre os dias 10 e 29 de novembro, o Treinamento para Cuidadores de Idosos, curso que acontece, no auditório do Centro Médico Adventista, em Botafogo.

Segundo o médico geriatra Homero Leite, coordenador do curso, O mercado de trabalho está com uma grande carência de cuidadores de idosos bem treinados, por isso, o aumento da procura por cursos e treinamentos é inevitável.

"O Brasil se tornará um país envelhecido, quer dizer, com uma população de pessoas acima de 60 anos representando mais de 14% do total em poucos anos. Sendo assim, o cuidador será uma figura bastante requisitada. E, claro, colocar alguém dentro de casa para cuidar de um familiar nosso é uma tarefa delicada, uma vez que é preciso ter a confiança de que o idoso será cuidado com carinho, responsabilidade e, principalmente, conhecimento", explica.

Dr. Homero afirma que o curso do Hospital tem o objetivo de orientar, prevenir e ensinar profissionais da área de saúde, familiares, estudantes ou pessoas que estão ao lado de um idoso de que maneira cuidar melhor dele.

"Serão debatidos diversos assuntos ligados à nutrição, cuidados de enfermagem, fisioterapia, psicologia e serviço social", conta o médico.

. Treinamento de Cuidadores de Idosos, dias 10, 16,17, 23,24 e 29 de novembro, das 13h às 17h,no Auditório do Centro Médico Adventista Silvestre/Botafogo – R. Dezenove de Fevereiro, 140.Inscrições no local: R$ 80,00 (Oitenta Reais)|Informações: (21)3034-4083.

Nenhum comentário: