sexta-feira, 16 de maio de 2008

ADRA expande esforços de Socorro em Mianmar

ann-logo

ADRA expande esforços de Socorro em Mianmar

A presença de longa data no país ajuda o trabalho; preparando-se para resposta ao terremoto da China



A posição já estabelecida da ADRA dentro de Mianmar está ajudando em sua resposta à generalizada devastação que se seguiu a um ciclone na semana passada, disseram oficiais da agência humanitária da Igreja Adventista. [foto: Steve Tasker/ADRA/ANN]

Mais de uma semana após o Ciclone Nargis castigou a costa de Mianmar, oficiais da Agência Adventista de Desenvolvimento e Socorro de Emergência relataram que os esforços de ajuda estavam em progresso, devido, em parte, à presença da agência humanitária de longa data naquela nação do Sudeste Asiático.

Se sua sede local em Yangon, operando desde 1984 com a ADRA está colaborando com o Programa Mundial de Alimentos para distribuir alimentos e outros suprimentos vitais. A posição estabelecida da ADRA dentro do país tem ajudado em sua resposta, disseram oficiais da ADRA. Os obreiros não têm necessidade de vistos ou outras permissões dos governantes do país, uma dificuldade enfrentada por algumas agências de fora.

Somente um quinto das 375 toneladas de comida necessárias para alimentar a população do país, de quase 50 milhões de habitantes, está atualmente disponível, relatou a WFP, sigla em inglês do Programa Mundial de Alimentos.

Fome e doenças ocorrem amiúde entre as duas milhões de pessoas deslocadas quando a tempestade que durou 10 horas dizimou 95 por cento das casas em algumas aldeias do Delta do Irawaddy.

O governo de Mianmar e oficiais das Nações Unidas indicaram hoje que entre 62.000 e 100.000 pessoas estão mortas ou desaparecidas.

A agência humanitária da Igreja Adventista está também se preparando para responder ao terremoto com magnitude de 7,9 pontos na China, que matou mais de 9.000 pessoas, quando destruiu a província de elevado número de moradores de Sichuan.

Nenhum comentário: