segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Paraná-Requião visita acampamento da Igreja Adventista com 12 mil jovens - 24/01/2010 08:00:00

O governador do Paraná Roberto Requião visitou na noite deste sábado (23) o 9.º Campori da União Sul Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na cidade de Santa Helena, região Oeste do Estado. Mais de 12 mil jovens do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão acampados no Balneário Terra das Águas desde a quarta-feira (20). Eles participam de atividades que visam à formação mental, espiritual e cívica.

Esta é a segunda vez que Requião visita o Campori – a primeira foi em 2005, quando o evento reuniu 20 mil jovens de toda a América do Sul. "É um acampamento organizado por uma Igreja sob a égide dos princípios éticos e da cristandade. São divulgados ensinamentos importantes para a vida em sociedade, e ensinados os princípios da Igreja, da ética e da moral", afirmou o governador.

Requião disse que o Campori "é uma possibilidade incrível de encontro, um espaço de entendimentos, novos relacionamentos e início de amizades que nos acompanham por toda a vida". "Vocês vão embora, mas mantêm relações estreitas, que consolidam as amizades dentro da Igreja. A Igreja Adventista está prestando um serviço inestimável ao País", acrescentou o governador.

Para o presidente da Igreja Adventista da Região Sul, pastor Marliton Lopes, a visita de Requião "manda um recado para a sociedade". "Ou cuidamos dos jovens ou corremos o risco de ter uma geração pior do que aquela que gostaríamos", disse. "Para isso, procuramos repassar aos jovens princípios de uma vida sem drogas e vícios, com valores familiares e profissionais", acrescentou Lopes.
ACAMPAMENTO – Coordenado pelo Clube de Desbravadores, o 9.º Campori pretende mostrar à sociedade uma nova proposta de vida, baseada na esperança. Por isso, trabalha com o tema "Esperança para brilhar com poder". De acordo com o coordenador do evento, pastor Areli Barbosa, o Clube de Desbravadores significa crescimento físico, mental e espiritual.

"Queremos que os jovens cresçam harmonicamente sobre estes três pilares porque acreditamos que, dessa forma, iremos formar boas pessoas para a sociedade. Queremos que eles cresçam com princípios, padrões, ética, educação e amor a nossa pátria", explicou Barbosa.

OUTRAS RELIGIÕES = O deputado estadual Artagão Junior lembrou que o evento reúne jovens de outras religiões, como católicos, luteranos e evangélicos. Segundo ele, 25% dos participantes não são adventistas. "Aqueles que tiverem interesse podem procurar uma Igreja Adventista para participar dos programas, dos acampamentos. Não há obrigação ou pressão para que estas pessoas optem por se tornarem adventistas. Existem apenas ensinamentos passados aos jovens que auxiliam no desenvolvimento deles", afirmou.

O 9.º Campori termina neste domingo (24). Durante cinco dias, os jovens participaram de inúmeras atividades, como seminários, esportes e reflexões com pastores. "Temos um sistema adequado, com fantoches e atividades de interação voltadas para jovens que têm entre 10 e 15 anos de idade", disse Barbosa.

Para isso, a Igreja contou com a participação da Força Verde, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Paraná. "Toda essa instituição governamental nos dá amparo, e passamos cinco dias fantásticos", salientou Barbosa. Os órgãos estaduais também promoveram atividades com os jovens. Uma delas foi a oficina de montagem de aquecedor solar com garrafas pet, promovida pela Força Verde.

DENGUE – O governador plantou uma semente de crotalária, espécie vegetal carnívora que auxilia no combate ao mosquito da dengue. "Esta planta é predadora do mosquito e hospedeira da libélula, que também é predadora do mosquito da dengue", explicou Requião. Durante o 9.º Campori, foram distribuídas várias sementes aos participantes e a comunidade.

Nenhum comentário: