quinta-feira, 4 de março de 2010

Homens marcham contra violência à mulher

foto: reprodução
violência
Agenda das marchas

-1ª marcha - Em Colatina - será realizada no dia 8 de março, a partir das 18 h, saindo enfrente da Igreja Adventista Central em direção a Av.Beira Rio.

-2ª marcha - Em Vila Velha - será realizada no dia 13 de março às 18 h saindo da praça de Santa Mônica, em direção a praia de Itapuã;

-3ª marcha- Em Vitória- será realizada no dia 14 de março às 8:30 saindo da ponte de Camburi em direção ao Clube militar;

-4ª marcha - Em Linhares- será no dia 21 de março às 8 h saindo do Praça do Aviso em direção ao Bairro de Interlagos.

-5ª marcha- será realizada em Cachoeiro de Itapemirim no dia 28 de março às 8:30h, saindo da praça da Jerônimo Monteiro em direção a Av. Beira Rio.
Março, mês com atividades diversas pela igualdade de direito entre os sexos e pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher, será marcado no Espírito Santo por cinco passeatas de homens contra a violência ao sexo oposto.

A iniciativa é inédita. São cinco marchas programadas para Vitória, Colatina, Vila Velha, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com a subsecretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Vitória, Sandra de Almeida, as caminhadas em favor das mulheres são uma proposta do 'Projeto Quem Ama protege'.

O Projeto tem realizado Palestras sobre tipos e enfrentamento da violência contra as mulheres; de promoção dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.


História

8 de Março - o Dia Internacional da Mulher foi reconhecido em 1975 pela Organização das Nações Unidas, em homenagem ao dia 08 de março em 1857, ocasião na qual um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.

Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica. Em seguida, a indústria foi incendiada e 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Ao ser criada a data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. De acordo com entidades de defesa dos direitos humanos, a ideia é diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.

Frase de Kofi AnnanVários estudos e pesquisas, entre elas policiais e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE ) mesmo com todos os avanços, mostram que as mulheres ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

A violência contra a mulher continua sendo a forma mais universal de abuso contra os direitos humanos.

As mulheres ao longo da história vêm, através dos movimentos feministas, lutando para garantir seus direitos. Essas ações políticas pela conquista da cidadania e implementação de específicas para as mulheres deixaram marcas na sociedade.

Confira algumas dessas conquistas

1827 - Acesso à escola;
1928 - Participação em Olimpíadas;
1932 - Direito ao voto;
1945 - Igualdade de direitos perante o homem;
1951 - Igualdade de remuneração para cargos iguais;
1960 - Uso da pílula anticoncepcional;
1960/70 - Participação no processo de redemocratização do país e pela garantia da igualdade da cidadania;
1985-Criação de Conselhos da Mulher e das Delegacias Especializadas no Atendimento a Mulher;
1988 - Direito a se candidatar a cargos políticos;
2006 - Criação da Lei Maria da Penha

(com informações da PMV)

Nenhum comentário: