sexta-feira, 9 de abril de 2010

Jovens adventistas promovem campanha de doação de sangue

Mato Grosso do Sul, Quinta-Feira, 08 de Abril de 2010 - 14:46


Jovens adventistas promovem campanha de doação de sangue


Campanha premiada nos Estados Unidos, pela Organização Mundial da Saúde, no Dia Mundial do Doador Voluntário. - Foto: Divulgação.
Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia irão realizar neste sábado (10), o projeto Vida por Vidas, no hemocentro de Dourados, a partir das 7h30.

A campanha, organizada mundialmente pela igreja desde 2005, e premiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2006 como "Campanha de destaque da Organização Pan-Americana da Saúde", tem como objetivo suprir a necessidade de estoque de sangue nos hospitais e hemonúcleos.

Neste ano o projeto, com o tema "não falta sangue, faltam pessoas", irá enfatizar o cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa, que já somou mais de 300 mil doadores em oito países da América do Sul, visa ainda, formar no cidadão o hábito da doação de sangue e a participação como doador de medula, uma vez que a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil.

Realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o projeto foi ganhando a participação de outros estados que apoiaram o trabalho, como no caso dos jovens adventistas de São Paulo, que no primeiro dia de campanha arrecadaram mais de dez mil bolsas de sangue.

O enfoque principal que é "Ele deu tudo para você doar um pouco" compara o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, doando sua vida à humanidade, (ato comemorado na Páscoa pelos cristãos), a ação de doar sangue, ajudando a salvar vidas, mobilizando dessa forma jovens e adultos para esta ação social.

Além da Páscoa, outras datas fazem parte do calendário da campanha, como o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho e o Dia do Jovem Adventista, solenizado no dia 19 de setembro.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia surgiu entre 1850 e 1860, simultaneamente nos Estados Unidos e na Europa. A instituição reúne cerca de 1400 membros em Dourados em dez igrejas, distribuídas no município. No mundo já são mais de 11 milhões de membros, além de milhares de simpatizantes.

Interessados em participar da campanha devem estar devidamente alimentados, sem ingerir bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter entre 18 e 60 anos e pesar mais de 50 quilos. Com a doação são realizados exames de tipagem sangüínea e fator RH, além da pesquisa de anticorpos e testes sorológicos.

O banco de sangue de Dourados recebe em média 40 doadores por dia e socorre 13 municípios com quatro tipos de hemoderivados, utilizados em atendimento clínico de pacientes de câncer, doenças crônicas, vítimas de acidentes ou que se submeteram a cirurgias cardíacas, entre outros procedimentos eletivos e de urgência.

O hemocentro, que recebe doadores apenas um sábado por mês, e nos dias úteis das 7h às 11h, fica localizado na rua Valdomiro de Souza, 295, em anexo ao Pronto Atendimento Médico (PAM), na Vila Industrial. Telefone 3424-4192 ou 3424-0400.

Nenhum comentário: