sexta-feira, 9 de abril de 2010

Parlamento Jovem promove e fortalece a cidadania nas escolas


A Moderna Associação Campograndense de Ensino (MACE) reuniu nesta quinta-feira, dia 8, cerca de 600 alunos para a eleição dos membros do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense, criado por proposição do deputado Antonio Carlos Arroyo (PR). Além da MACE, participam da eleição organizada pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet as escolas públicas EE José Antonio Pereira; EE Amélio Baís; EE Silvio O. dos Santos; EE Orcírio T. de Oliveira; EE Lúcia Martins Coelho; EE Hércules Maymone e EE Dona Consuelo Müller, e as particulares CNEC e Colégio Adventista.

Na MACE, foram instaladas 2 urnas eletrônicas com seções eleitorais formadas por alunos da escola orientados pelo técnico do TRE/MS, Nildo Carvalho. "É uma lição que eles levarão para a vida toda", disse o funcionário do tribunal.

A aluna Giovana de Souza Matsuda, 16 anos, presidente de uma das seções, acredita que o projeto do Parlamento Jovem estimula a cidadania e conscientiza sobre o voto. São 29 candidatos que concorrem a 18 vagas de deputados estudantes e seis suplentes.

Os sete candidatos da MACE, que fizeram campanha com direito a discurso em palanque, são unânimes em apontar o processo eleitoral nas escolas como decisivo para melhorar a formação política dos jovens. O Projeto Parlamento Jovem é uma parceria da Assembleia Legislativa com a Secretaria Estadual de Educação e o TRE-MS.

Para a professora Marisa Santos, educadora há 25 anos, as eleições do Parlamento Jovem permitem que os estudantes possam, com a alegria natural da idade, se familizarizar com o processo de escolha dos representantes. "São eles que irão formalizar o nosso sonho de democracia", disse a professora.

Nenhum comentário: