segunda-feira, 3 de maio de 2010

UMUARAMA: ‘UNIPAR ITINERANTE’ VAI À ESCOLA ADVENTISTA


Professores e estudantes de nove cursos ofereceram serviços e orientações aos alunos. O evento aconteceu num domingo e também recebeu pessoas da comunidade

Cooperar para o bem-estar e promoção da qualidade de vida da comunidade é a proposta do 'Unipar Itinerante', que desta vez contemplou a Escola Adventista, num domingo de manhã (em 18/04). A ação é coordenada pela DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação) e foi realizada em parceria com a Associação Educacional Lar e Saúde.

Durante toda a manhã, acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Estética, Biomedicina, Educação Física, Odontologia, Ciências Biológicas, Direito, Farmácia e Psicologia ofereceram serviços e orientações aos visitantes.

Enquanto algumas crianças se divertiam em brinquedos montados especialmente para o evento, outras recebiam dicas sobre a escovação correta dos dentes. Para adultos foram oferecidos serviços como verificação da pressão arterial, testes de glicemia, avaliação de pH salivar (para detectar doenças), sessão de massagem relaxante e modelagem de sobrancelhas.

Também foram feitas orientações sobre anemia, câncer de mama e de boca e doenças sexualmente transmissíveis. "É uma oportunidade de colocar o aluno em contato com o público para esclarecer dúvidas sobre prevenção de doenças", ressalta o coordenador do curso de Biomedicina, professor Fábio Botteon, um dos que acompanharam os trabalhos no colégio.

Equipes da Unipar também levaram materiais didáticos para ilustrar os diálogos com os visitantes. Ossos patológicos, mosquito transmissor da dengue, carrapatos, entre outros, fizeram parte do acervo. As pessoas que passavam pela escola também receberam orientações jurídicas, sobre profissões e de trânsito.

As atividades foram supervisionadas pela professora doutora Débora Santana, que é diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar e receberam apoio logístico do PROVE (Programa de Valorização da Educação). Coordenadores dos cursos também participaram.

Nenhum comentário: