quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alimentação Saudável - Juquiá amplia participação de entidades no PAA

Degustação promovida teve partiu da iniciativa de agregar valores e sabores aos produtos entregues e levar ações de bons hábitos alimentares visando não só a entrega dos alimentos, mas também promover cidadania e bem estar.

Numa iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Juquiá, a entidade assistencial da Igreja Adventista do 7º Dia foi incluída no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) realizado numa parceria também entre a Prefeitura Municipal, através do departamento de agricultura e a Coopafarga e Apafarga. Com isso, a partir de agora será realizado um trabalho de mudança de hábito alimentar do público atendido pela Sociedade Beneficente O Bom Samaritano. De acordo com Dona Ivanilda Nakamura, uma das entusiastas do grupo assistencial, a entidade procurou o Fundo Social e fez a proposta de inclusão na iniciativa. Os produtos doados são todos oriundos da agricultura familiar de Juquiá. Na ultima semana, integrantes da entidade beneficiada organizaram uma tarde de degustação para que todos os envolvidos conferissem a infinidade de pratos que são produzidos a partir dos produtos recebidos. São pães, bolos, sucos, doces, de cenouras, abobora, mandioca e inhame. O grupo tem ainda como proposta preservar o uma alimentação saudável priorizando frutas, legumes e verduras, com hábitos vegetarianos. Na apresentação dos pratos e degustação estavam presentes o Prefeito Merce Hojeije, a primeira-dama e presidente do Fundo Social Ana Emilia, o diretor do Departamento de Agricultura e Turismo Ilso Luiz dos Santos e a chefe de seção de Turismo, Natacha Viera.

A idéia é que a iniciativa seja aplicada nos pontos de recepção e entregas dos produtos da agricultura familiar, proveniente do programa de doação simultânea. A partir de março, quando se normaliza as entregas nos pontos cadastrados, em cada local de entrega será realizado uma vez por mês um sopão, quando serão promovidas palestras, cursos, informativos e as capacitações proferidas por integrantes da Sociedade Beneficente O Bom Samaritano. Partindo do princípio da transparência na gestão dos programas em que a Prefeitura Municipal de Juquiá está inserida, através do Fundo Social e dos Departamentos Social, Agricultura e Turismo em parceria com a Coopafarga e Apafarga, se chegou a um formato que visa não só a entrega dos alimentos oriundos da agricultura familiar, mas também a ações de cidadania e bem estar. "Quando um grupo ou comunidade se propõe em estar multiplicando estes conhecimentos para outras comunidades com único interesse de ajudar, demonstra uma parceria de mão dupla, ter a Sociedade Beneficente O Bom Samaritano como parceira é promover através de seus conhecimentos bons hábitos alimentares, o que responde diretamente em menores índices de desnutrição", comentou o prefeito Merce Hojeije. Segundo o diretor do departamento de agricultura, Ilso Luiz dos Santos, a partir de março serão retomadas as entregas de legumes e verduras do programa PAA. "Esse ano teremos mais novidades, pois o departamento estará fomentando na zona rural o interesse de produzir para o PAA. Ou seja, levaremos assistência técnica através do ATER e da parceria com a CATI, para produção com a comercialização garantida junto aos programas da Coopafarga. Conseqüentemente os produtos serão doados as entidades cadastradas no meio rural, as quais já realizam a redistribuição".

O objetivo imediato do PAA é a aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar, na hora oportuna, por preço compensador, trazendo segurança e incentivo para o pequeno agricultor, que passa a planejar suas atividades pela perspectiva de um horizonte maior de previsibilidade. Com esta nova modalidade adotada pela Prefeitura, cada ponto de distribuição será um local a preparar o Sopão. Este sopão servido uma vez por mês terá a finalidade de avaliar os alimentos recebidos, receber informações pertinentes ao programa, receber palestras, capacitações e aproximar o publico alvo que recebem os produtos dos parceiros, Coopafarga, Apafarga, Conab, Prefeitura e seus departamentos envolvidos. Juquiá participa deste programa desde o ano de 2010. O inicio se deu em um formato, onde as entidades cadastradas recebiam as doações e as mesmas redistribuíam ao seu publico também cadastrado. Fatores adversos fizeram com que fosse realizada uma adequação, chegando a paralisação das entregas aos pontos e focando as entregas somente nas entidades assistenciais como a APAE, CCI, LAR DOS IDOSOS e esporadicamente nos pontos cadastrados. "Acreditamos que com esta nova modalidade onde em cada ponto de entrega será realizado um sopão, estaremos atendendo o publico alvo do programa de Aquisição de Alimentos (PAA) considerando que é uma das ações do Fome Zero e tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional", disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Emília Hojeije destacando que "hoje, através das nossas parcerias promovemos dois sopões, um no bairro Boacica e outro no bairro Vila Pedreira, onde atendemos a Pastoral da Criança. Agora está nascendo o 3º ponto, graças a essa parceria". Para o gerente comercial da Coopafarga, Antônio da Penha, "é sempre uma satisfação ser parceira da Prefeitura e dos departamentos envolvidos. Acreditamos no sucesso desse novo formato de entrega, em que o publico que estará recebendo as doações terá oportunidade de conhecer o programa, que não é somente entregar os produtos, mas levar palestras, cursos, ou seja, promover e praticar a cidadania.

via: http://diariodeiguape.com/2011/02/23/juquia-amplia-participacao-de-entidades-no-paa/


Nenhum comentário: