segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Hospital Silvestre promove evento sobre disfagia no idoso

O Hospital Adventista Silvestre, localizado no Cosme Velho, promove no dia 28 de fevereiro, às 15h, o evento Disfagia no Idoso. A fonoaudióloga Marcely Lengruber, palestrante do encontro abordará o tema disfagia, dificuldade de engolir, distúrbio que afeta mais de 60% dos idosos no País.

O evento tem como público-alvo os profissionais da área de saúde e tem por objetivo reforçar a conscientização e o combate a este problema clínico. Assuntos como a fisiologia da deglutição, causas da disfagia, epidemiologia, diagnóstico e tratamento do distúrbio, serão apresentados e debatidos na palestra.

A disfagia é uma disfunção que afeta diretamente a deglutição dos alimentos, o individuo apresenta engasgos, tosses e refluxos constantes. Quando mal diagnosticada, pode causar desidratação, desnutrição acentuada, ou até mesmo a morte por asfixia, especialmente em idosos.

- Esse distúrbio da deglutição é um sinal de alerta para o aparecimento de algumas doenças graves como pneumonias aspirativas, desnutrição e até mesmo câncer de laringe, explica a fonoaudióloga Marcely.

.[ Disfagia no Idoso, no dia 28 de fevereiro, às 15h, no auditório do Hospital Silvestre (Ladeira do Ascurra, 274).Inscrições e informações: (21)3034-3322 / cestudos.has@hasilvestre.org.br. Entrada franca].

Nenhum comentário: