quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Cerca de 600 pessoas participaram na Exposaúde

Durante três dias, o Pavilhão do Vale de Zebras, em Arganil, recebeu a Exposaúde, uma iniciativa inédita no concelho.

Várias pessoas deslocaram-se, no passado fim-de-semana, ao Pavilhão do Vale de Zebras, em Arganil, para participar ou simplesmente visitar a Exposaúde, uma iniciativa inédita no concelho. Organizada pela Associação Nacional de Temperança, em colaboração com o Município de Arganil, Igreja Adventista de Arganil, Centro de Saúde de Arganil, Bombeiros Voluntários Argus, Acústica Médica e Multióptica de Arganil, e contando também com o apoio de empresas locais, a Exposaúde decorreu ao longo de três dias.
Nos oito ateliers existentes na exposição foram efectuados testes grátis ao colesterol/glicemia, tensão arterial, teste de forma física, gordura corporal, teste respiratório, risco de doença cardíaca e acústica médica, a cerca de 600 pessoas, por médicos e outros profissionais de saúde responsáveis por analisar o estado de saúde das pessoas e fazer o respectivo aconselhamento global.
Para além disso, decorreram algumas conferências sobre a depressão, o cancro e as dependências, actividade que, de acordo com a organização, contou com a presença de "uma média de 100 pessoas por noite".
"Também tivemos o stand das crianças com cerca de 25 a 30 crianças por dia", referiu ao DIÁRIO AS BEIRAS, Álvaro Ribeiro, coordenador da Exposaúde no Norte e Centro do país, explicando que existe sempre nesta iniciativa um atelier dedicado aos mais novos para que os pais não andem com as crianças enquanto efectuam os rastreios.
Fazendo um balanço positivo da Exposaúde em Arganil, o coordenador revelou que o grande objectivo desta iniciativa é "avaliar o estado de saúde das pessoas e os factores de risco que as pessoas podem modificar em casa", procurando simultaneamente "motivá-las para um novo estilo de vida que na prática é sem tabaco, com uma alimentação mais vegetal do que animal, com a ingestão de boas quantidades de água, respirar um bom ar, fazer exercício, repousar e ter uma atitude forte e positiva perante a vida". Relativamente ao diagnóstico efectuado, os arganilenses apresentam problemas de saúde semelhantes à generalidade da população, que se caracteriza por "uma alimentação rica em carne e pobre em vegetais, fruta e água. As pessoas fumam muito, e daí as taxas altas de colesterol e glicemia, realçou Álvaro Ribeiro.
Questionado sobre a continuidade desta iniciativa em Arganil, o coordenador da Exposaúde no Norte e Centro do país garantiu que estão “disponíveis mas precisam de muitas ajudas”, advertiu, deixando os agradecimentos aos apoios dados para a realização deste evento pelas empresas arganilenses e sobretudo pela Câmara Municipal de Arganil, no que concerne à logística. Álvaro Ribeiro adiantou ainda, ao DIÁRIO AS BEIRAS, que esta semana vai começar a Exposaúde no Seixal e posteriormente na Madeira. Quanto à região do Norte e Centro do país, a organização prepara-se agora para organizar as Exposaúde a levar a efeito no próximo ano.

Nenhum comentário: