sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Estudantes se tornam agentes de trânsito por um dia

Juazeiro (BA) - Estudantes da escola adventista em Juazeiro tiveram a oportunidade de participar da primeira blitz educativa da Semana Nacional de Trânsito 2006, que tem como slogan:” Você e a moto uma união feliz”. A blitz que aconteceu na Avenida Adolfo Viana, é uma iniciativa da Secretaria de Transporte e Serviços Públicos da Prefeitura de Juazeiro (Setesp) através da gerencia de trafego e transportes, em pareceria com a 8ª Circunscrição Regional de Transito (Ciretran) e a Policia Militar. A atividade faz parte da programação da campanha que vai até o dia 25.

Segundo o gerente de Trafego e Transporte da Setesp, Onias Mendes, a escolha das crianças que estudam na Escola Adventista, se deu por a escola estar situada em uma rua que tem diversos problemas de trânsito. Ele disse esperar que a ação contribua também para a formação da criança que será no futuro um possível condutor.

“Os veículos que estiverem cometendo algum tipo de infração serão identificado pela Policia e agentes de transito e as crianças farão uma notificação simbólica, entregando junto à notificação panfletos educativos”, explica o gerente.

O estudante da 4ª serie, Mateus Penha Santos de sete anos, já se preocupa com o numero elevado de acidentes. “Queremos conscientizar os motoristas, pois estão ocorrendo muitos acidentes e queremos um transito mais seguro”, afirmou.

De acordo com diretor da Ciretan, Dirley da Cunha Borges, o objetivo da blitz não é autuar, mais sim educar. “No município de Juazeiro de janeiro deste ano até a presente data nós tivemos 419 acidentes e 70% foi em relação à moto. Então esse trabalho é de educar o motociclista para diminuir as infrações”, ressaltou o diretor.

Dirley lembra que existe uma diferença entre motociclista e motoqueiro. O motociclista observa as leis de transito sem infrações, já o motoqueiro é aquele que não obedece às leis de transito. Também Alerta aos pais que só podem transportar crianças em motos a partir dos sete anos de idade e quem não cumprir essa norma pode ser autuado pelos agentes de trânsito e policiais de transito que atuam no município.

A blitz educativa continua hoje (21) na Praça Barão do Rio Branco (em frente ao Paço Municipal) às 8h30; e na Praça da Igreja às 15h e no dia 22 no Terminal Urbano às 8h30e Rua Raul Alves (no antigo Bonzão) às 15h.

Nenhum comentário: