quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Presidente do Cimi morre atropelado na BR-230

O corpo do bispo de Balsas (MA), Gianfranco Masserdotti, 65 anos, será enterrado hoje no Maranhão. Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), voltado à evangelização dos pobres e das minorias, ele morreu no domingo ao ser atropelado na BR-230, quando andava de bicicleta às margens da rodovia.

Conhecido como dom Franco, o bispo, de acordo com testemunhas, foi ultrapassado por uma carreta e teve de desviar para a esquerda. Ao mudar de faixa, ele foi atingido por um Corsa azul que vinha logo atrás do caminhão. O religioso teve morte instantânea.

A rodovia não tinha acostamento. O condutor do Corsa, um pastor da Igreja Adventista, parou para prestar assistência. Apesar de ter aberto inquérito, a polícia trata o caso como acidente. Dom franco estava sendo velado na catedral de Balsas desde a noite de domingo.

Nascido em Brescia, na Itália, dom Franco foi ordenado sacerdote da ordem dos cambonianos no país e vivia há cerca de 30 anos no Brasil. O religioso também participava de projetos missionários na África, para onde costumava viajar.

Depois de presenciar a repressão policial aos índios que protestavam durante as comemorações dos 500 anos do Brasil, em 2000, o bispo aprofundou a ligação com os povos indígenas. Na ocasião, o religioso chegou a ficar cinco horas detido pelos policiais. - Da redação do clicabrasilia.com.br, com agências

Nenhum comentário: