sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Volta às aulas com orientação de segurança no trânsito

Urbs pede que motoristas se programem para deixar e buscar filhos nas ecolas
Primeiro dia de aula teve blitz educativa no Bom Jesus: abordagens seguem até 26 de março (foto: Jonas Oliveira)
A volta às aulas em Curitiba começou com orientação e segurança no trânsito. Isso porque este é um dos pontos mais afetados com o ano letivo em andamento. A partir deste período do ano, a estimativa da Diretran é de 30% mais veículos nas ruas da Capital. Ontem, equipes da Unidade de Educação e Mobilização da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), fizeram abordagens educativas em escolas de Curitiba. Essas abordagens seguem até o dia 26 de março em uma série de escolas da cidade. A iniciativa faz parte do programa Volta às Aulas e reforça as campanhas de respeito à faixa do pedestre de do transporte seguro de crianças.
Até o fim desta semana, mais de 400 mil estudantes retomam as aulas na Capital. São 140 mil estudantes da rede municipal que voltam à escola a partir de amanhã. Mais de 100 mil da rede particular e outros 200 mil da rede pública estadual que já voltaram às escolas ontem.

"Motoristas e pedestres receberão farto material informativo, além de completa orientação das equipes da Unidade de Educação e Mobilização que a cada dia estarão em escolas diferentes, nos finais das manhãs e início da tarde", explica a coordenadora da unidade, Maura Moro.
Para minimizar os efeitos do trânsito, a Urbs faz algumnas recomendações, como respeitar a faixa de travessia, que tem a prioridade ao pedestre, programar os horários de entrada e saída dos alunos. Evitar permanecer muito tempo estacionado defronte à escola, e ser breve no embarque e desembarque.

Não estacionar em fila dupla, dentro da canaleta de cones, sobre a faixa de travessia de pedestres, perto de esquinas, sobre a calçada, em locais proibidos pela sinalização, ou ainda em frente às guias rebaixadas. Use a buzina apenas como breve sinal de alerta. Embarques e desembarques sempre devem ser feitos pela calçada.
A abordagem da Urbs começou pelo Colégio Bom Jesus, no Cajuru, nos horários de saída e entrada dos turnos da manhã e da tarde. Hoje as abordagens acontecem Escola Adventista, no Bom Retiro — aa faixa de estacionamento segregado para embarque e desembarque. Amanhã será levada para o Colégio Paranaense, no Batel, e também na Escola Estadual D. Pedro II, a poucos metros dali. Em ambos os endereços, a abordagem será feita na rua no momento de o motorista estacionar para embarcar ou desembarcar o aluno.

Motoristas e pedestres também receberão orientação sobre os cuidados necessários na hora de contratar um transporte escolar e sobre medidas que garantam transporte seguro de crianças em veículos.

Estado — Mais de 1,4 milhão de estudantes da rede estadual de ensino teve o primeiro dia de aula ontem. A novidade para os alunos e professores é a alteração do calendário escolar nas férias de julho. A Secretaria da Educação (Seed), por recomendação da Secretaria da Saúde (Sesa), aumentou o período das férias de inverno, como forma de prevenção ao alastramento do vírus H1N1 (gripe A). O calendário prevê recesso de 19 de julho a 15 de agosto.

Nenhum comentário: