sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto incentiva voluntariado em jovens adventistas

Presente em oito países da América latina, o projeto "Vida por Vidas", da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Pará, inicia sua VI edição em parceria com a Fundação Hemopa, para estimular a doação de sangue, de plaqueta e de medula óssea em jovens da congregação, bem como em toda população potencial doadora. A ação tem início neste domingo, 10, com o passeio ciclístico "Pedalando pela Vida" e se estenderá com campanhas externa e interna até o dia 6 de maio. A meta será de três mil doações voluntárias.

De acordo com a programação de ações, neste domingo, a corrida, que terá três pontos de concentração: em frente à Escola Adventista de Icoaraci, às 8h; e em frente ao Parque de Exposições do Entroncamento, no mesmo horário, com grande encontro na Praça Matriz de Ananindeua. No ponto central, todos participarão da sensibilização para formação de "Agentes Multiplicadores", promovido pelas assistentes sociais da Gerência de Captação de Doadores do hemocentro, no Ginásio "Almir Gabriel", mais conhecido como "Abacatão", em Ananindeua.

No dia 17, está agendada campanha externa com a unidade móvel do Hemopa na Praça da República, de 8h às 14h, com meta de 100 coletas. A ação continuará até o dia 6 de maio, com participação na sede do hemocentro coordenador em Belém, que contará com presença dos líderes das Igrejas Adventistas e demais comunidades evangélicas.

Para a titular da Gerência de Captação, a assistente social Juciara Farias, a ação estratégica tem importante impacto de suprir estoque de sangue do hemocentro. "Parabenizamos e agradecemos a Igreja Adventista por participar pela sexta vez do projeto Vida por Vida", ressaltou, afirmando que a mobilização resulta na qualidade do atendimento transfusional de pacientes internados nos 218 hospitais do Estado, além de estimular o segmentos jovem que se coloca à disposição para melhorar a saúde pública do Pará com ações de responsabilidade social da doação de sangue, plaquetas e medula óssea.

Segundo o coordenador do projeto no Pará e Amapá, o pastor Renato Seixas, a ação solidária foi lançada em 2005 envolvendo jovens adventistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador, Bolívia e Peru. No Pará, a parceria teve início em 2006 e perdura até hoje com sua sexta edição em 2011. O projeto, disse o pastor, já obteve reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS). "É um privilégio estar à frente desse projeto que nasceu da preocupação de jovens adventistas com o abastecimento de sangue para atendimento satisfatório da demanda transfusional especialmente em período de férias e feriados prolongados", destacou o pastor que aposta no sucesso da ação.

Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos.

Serviço: O Hemopa funciona na travessa Pe. Eutíquio, 2109.Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100. www.hemopa.pa.gov.br.

via: http://www.agenciapara.com.br

Nenhum comentário: