segunda-feira, 4 de abril de 2011

Saurimo - Missão adventista da Luz será reabilitada

Um centro de formação profissional, uma escola com seis salas de aulas, um posto de saúde, uma igreja e um lar para 60 estudantes serão erguidos, este ano, na Missão Adventista do 7º Dia, na localidade de Muluange (Lunda Sul).

 


O projecto de construçao destas infra-estruturas está enquadrado no plano de reabilitação e ammpliação da misão, cuja primeira pedra foi lançada, domingo, pela governadora provincial Cândida Narciso, no âmbito da parceria entre o governo e as instiuições religiosas.
 

 

Na sua alocução, após o lançameto da primeira pedra, Cândida Narciso, afirmou que a missão vai contribuir para o resgate de valores civicos e morais, pois esta é uma grande oportunidade para que os cidadãos sejam formados dentro da moral cristã e social e do civismo.

 


"O governo deu início ao trabalho, agora espera que os fiéis também façam o mesmo, no sentido de recuperarem esta grande missão,  de grande alcançe social que formou muitos quadros no passado.
 

 

O secretário ministerial da região leste, Eusébio Nunes Daniel Chionga, afirmou que a infra- estrutura vai contribuir para a formação e educação cívica e moral do povo angolano.
 

 

Para o secretário, a reabitação da missão  é um grande ganho graças ao trabalho do governo e da paz, porque antigamente não era possivel chegar a este local.

 


Segundo Eusébio Nunes Daniel Chionga, a missão foi fundada em 1925 por um missionário americano, pastor Andersom , e na altura foi um centro regional que formou mais de cem pessoas.
 

 

Na ocasião, a governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, entregou bens alimentares aos populares da circunscrição, chapas de zinco e inputs agrícolas.
 

 

A aldeia de Mualengue é uma circunscrição adistrita ao município do Muconda,  um dos quatro municipíos de Saurimo e dista a 160 quilometros, possui 935 habitantes.

 


A população dedica-se, princilmente, à agricultura, no cultivo de arroz, madioca e ananas.

Nenhum comentário: