sexta-feira, 24 de junho de 2011

Alunos Adventistas são esclarecidos sobre causas e consequências da desertificação

Queimadas das florestas é uma das principais causas do fenómeno

Fotografia: Reuters

Estudantes do Colégio Adventista do Huambo, da 7ª à 12ª classe, foram alertados, na terça-feira, numa palestra promovida pela organização humanitária Adriano Teuns, sobre as consequências da desertificação.
O encontro, realizado com o objectivo de saudar o Dia Mundial de Combate à Desertificação, assinalado este mês, teve como oradora a coordenadora da organização.
Maria Balombo definiu a desertificação como a degradação da terra nas zonas áridas, semi áridas e sub – húmidas secas resultante de vários factores.
O fenómeno, recordou, é causado por queimadas das florestas, derrube de árvores para produção de carvão, aumento das áreas de cultivo, uso inapropriado da terra, utilização de técnicas agropecuárias, exploração descontrolada de ecossistemas frágeis e minérios, uso excessivo de agrotóxicos e a seca. Entre as consequências da desertificação, lembrou também, constam a redução das áreas de cultivo, da produtividade agropecuária e dos recursos hídricos, aumento das cheias e das áreas afectadas e destruição da fauna e da flora.
A oradora referiu o papel que as florestas têm, durante a desertificação, na mitigação do clima, na redução de enchentes, atenuação da poluição atmosférica, controlo da erosão e prevenção da acção dos ventos.
Maria Balombo aconselhou os alunos a plantarem árvores nos bairros e a sensibilizarem outras pessoas sobre as consequências e causas da desertificação.
A organização  "Adriano Teuns", anunciou, plantou, este ano, no lar de idosos do Dango, 3.500 árvores e promoveu dezenas de palestras.


O 17 de Junho, Dia Mundial de Combate à desertificação, foi proclamado em 1994 pelas Nações Unidas, com o objectivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade da cooperação internacional na luta contra este fenómeno que afecta centenas de milhares de pessoas em todo mundo. A data é celabrada com várias actividades.

Nenhum comentário: