quarta-feira, 1 de junho de 2011

Confira experiência de quem fez curso para parar de fumar

Novo Hamburgo
  - O Dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco – foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a intenção de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. A data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo. Quem deseja parar de fumar pode estar diante de uma boa oportunidade. O Colégio Adventista de Novo Hamburgo promove curso que vai ensinar os fumantes a deixar o cigarro em apenas cinco dias. O curso é gratuito e será realizado de 30 de maio a 3 de junho, no auditório do Colégio Adventista. 

O palestrante é o terapeuta familiar Roman Oresko, que trabalha há quase 30 anos com prevenção de drogas lícitas e há onze fundou e dirige uma Comunidade Terapêutica (Fazenda Revive). Ele vai abordar os malefícios do cigarro, como problemas cardíacos, circulatórios e respiratórios. O método consiste em um programa de conscientização e desintoxicação, além de boa alimentação e rotina de exercícios físicos. 

Oresko destaca o requisito básico para o candidato ao curso: "querer realmente parar e aderir ao programa e os resultados serão ótimos". Ele ressalta que o curso é bem rico em informação e bastante motivacional. "Dos que assistem os 5 dias e aderem ao programa de desintoxicação em média 80% deixam de fumar até final da semana". Ele calcula que 500 mil pessoas já participaram desse curso e que 300 mil deixaram de fumar. 

E fica a primeira dica de Oresko: "o melhor jeito para parar de fumar, e que dá mais resultados, é parar de repente, aos poucos o sofrimento e bem maior e prolongado, apesar de assustar menos." Muitas outras dicas serão repassadas no curso. 

"Tem que ter motivação para parar"

Kátia Helô Müller, 42 anos, corretora de seguros de Novo Hamburgo 

"Comecei a fumar com 18 anos. A sensação de liberdade ou de ser importante estava em fumar. Havia uma imagem de sucesso ligada ao cigarro. De uns tempos para cá é que o Ministério da Saúde começou a mostrar que não é bem assim. Meus pais fumavame morreram em função do cigarro com enfisema pulmonar. Eu cheguei a fumar duas carteiras de cigarro por dia. Eu já tinha tentado várias vezes parar de fumar e não tinha dado certo. Mas com o curso foi diferente.Tem que ter motivação para parar. Eu me matriculei em uma academia para melhorar minha resistência física. Depois que eu parei de fumar minha qualidade de vida melhorou. Hoje eu sinto cheiro, sabor dos alimentos.O paladar fica aguçado também.O fumante sempre é uma pessoa sozinha, se há um aniversário, ele sempre está na rua, sozinho. Eu me sinto muito feliz hoje." 

"Gastava 350 reais por mês em cigarro"

Tony Machado da Silva, 47 anos, representante comercial de São Leopoldo

 "Eu tinha 13 anos quando comecei a fumar escondido do pai. Experimentei e continuei fumando. Eu fumava uma carteira por dia e nunca tinha tentado parar de fumar. Eu tinha consciência de que estava fazendo algo ruim para meu corpo mas dizia: só paro se chegar no médico e ele disser: 'tem que parar se não tu vai morrer'. Mas isso nunca aconteceu. Decidi fazer o curso a convite de minha cunhada. Ela mostrou a reportagem do Jornal NH chamando para o curso. Eu e minha esposa e ela viemos ao curso. A cunhada, que fez o convite, não conseguiu largar o cigarro. Mas eu e minha esposa conseguimos. São oito meses sem cigarro. Eu ganhei alguns quilos, a respiração está melhor, o paladar e o olfato também. A questão financeira também é interessante porque a gente gastava 350 reais por mês." 

"Hoje sinto o perfume

Suzana Gardini, 46 anos, costureira de São Leopoldo 

"Comecei a fumar com 13 e aos 14, quando comecei a trabalhar e ter o meu dinheiro, assumi o cigarro. Fumava cerca de duas carteiras por dia. Na minha casa meus pais não fumavam mas eu tinha uma irmã que também fumava. Eu acredito que o que melhorou mais foi a respiração, o fôlego. Porque eu ia no armazém pertinho de casa comprar o cigarro e ficava bem ofegante. Uma semana depois de parar de fumar eu já notava que o fôlego estava melhor. O que eu mais gosto é de voltar a sentir perfume. Eu tomo banho e sinto o cheiro, o perfume. Isso é muito bom. Até mesmo meus dedos, minhas unhas eram amarelas devido ao cigarro e hoje voltaram a ter cor natural. Para quem quer parar de fumar e não consegue sozinho eu digo que procure ajuda. Para parar de fumar tem que querer, ter força de vontade." 

Riscos dos fumantes

Estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes, apresentam um risco... 

10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão 

5 vezes maior de sofrer infarto 

5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar

2 vezes maior de sofrer derrame cerebral 

Grávidas fumantes aumentam o risco de... Ter aborto espontâneo em 70% 

Perder o bebê próximo ou depois ao parto em 30%

O bebê nascer prematuro em 40%

Ter um bebê com baixo peso em 200%

O que acontece de bom se você parar 

Após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Após 2 horas não há mais nicotina circulando no seu sangue. 

Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza. 

Após 12 a 24 horas seus pulmões já funcionam melhor. 

Após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor a comida.

Após 3 semanas você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após 1 ano o risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido à metade. 

Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Programe-se 

O quê: Curso como deixar de fumar em cinco dias

Quando: De 30 de maio a 3 de junho 

Onde: No auditório do Colégio Adventista de Novo Hamburgo (Rua Visconde de Taunay, 423, bairro Rio Branco, Novo Hamburgo)

Horário: 19 horas 

Inscrições: O curso é gratuito e não há limite de inscrições. Basta entrar em contato com a escola, das 7h15 às 18 horas, para confirmar a participação. 

Contatos: (51) 3593-1922 

Fique de olho na alimentação

Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 quilos, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que o de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes, etc. Para distrair a fome você pode comer balas ou chicletes dietéticos. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite tomar café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro. Procure trocá-los por chá e coquetéis sem álcool (como de frutas e tomate). 

Invista em seu preparo físico 

Procure iniciar caminhadas, de preferência em lugares agradáveis. Se não gosta de caminhar, procure algum exercício ou esporte que lhe agrade. Preencha seu tempo com algo que você realmente goste de fazer. Dance, pratique jardinagem, cozinhe pratos diferentes, vá ao cinema, ao teatro, aos museus, ouça música, namore, leia, bata papo com os amigos etc. O importante é movimentar-se, cuidando do corpo e da mente. 

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (Inca)/ Coordenação Nacional do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer

Recompense seu esforço

Diariamente, guarde o dinheiro que você gastaria com o cigarro e conte-o ao final de cada semana. Pegue o dinheiro que economizou e compre um presente para você ou para quem gosta. Se preferir, saia para fazer um programa diferente. Se você não conseguir se segurar e fumar, não desanime! A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar.O mais importante é não usar a recaída como justificativa para continuar a fumar. Dê a si mesmo quantas chances forem necessárias até conseguir!

Lide com o desejo de fumar

A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, que é considerada uma droga. E daquelas bastante poderosas, pois atinge o cérebro em apenas 7 segundos. É normal, portanto, que os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis. Ao parar de fumar você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Mas não desanime: tudo isso vai desaparecer no máximo em duas semanas.

Controlando a vontade 

Para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, distraia sua atenção. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.

Nenhum comentário: