segunda-feira, 8 de junho de 2009

Abrace o Rio Cuiabá reuniu 15 mil pessoas sobre a ponte Júlio Muller


Cuiabá / Várzea Grande, 08/06/2009 - 12:05.

Da Assessoria

A 5ª edição do "Abrace o Rio Cuiabá", uma promoção da Assembléia Legislativa - a partir de um projeto idealizado pelo deputado Sérgio Ricardo (PR), reuniu neste domingo (07/06) cerca de 15 mil pessoas num abraço simbólico pela preservação do meio ambiente, na ponte Julio Muller, que liª ga Cuiabá a Várzea Grande. No total, mais de 100 instituições, entre escolas e entidades parceiras, além de simpatizantes da causa estiveram reunidos no bairro do Porto.

Considerado o maior evento em defesa do meio ambiente da região Centro Oeste, a ação faz parte do calendário oficial de Mato Grosso. Nesta edição, o fato de Cuiabá ter sido oficializada como sede da Copa do Mundo em 2014, ganhou maior importância à conscientização pela preservação do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal.

"Agora o rio Cuiabá é o rio da Copa do Mundo de 2014 e será um dos cartões-postais da cidade, por isso é chegada a hora de dar um basta na sua degradação", afirmou o deputado Sérgio Ricardo que fez um alerta: "80% do esgoto produzido em Cuiabá e Várzea Grande caem 'in natura' no rio que por sua vez leva essa poluição para o Pantanal".

O deputado afirmou que é necessário realizar o PAC do Rio Cuiabá, ou seja, alocar recursos federais com a contrapartida do Estado e municípios no sentido de ser realizado um amplo programa de saneamento básico e redes de tratamento de esgoto para recuperar a bacia do rio.

Sérgio Ricardo – que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Poder Legislativo, agradeceu o apoio dado ao evento pelos colaboradores e as escolas, cerca de 80, que levaram seus alunos a participarem do evento. "O futuro está nas mãos das crianças e dos jovens. Não temos mais como fechar os olhos para o aquecimento global, efeito estufa e as mudanças climáticas".

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Capital, Arquimedes Pereira Lima Neto, afirmou que com o advento da Copa do Mundo, Mato Grosso será visto de forma diferente. "Não está escrito em nenhum manual da FIFA a explicação de como vai ser a copa da sustentabilidade. Quem vai dizer isso somos nós e é neste sentido que estamos participando deste abraço".

Também participou do evento o vice-prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli. "Somos parceiros desta ação. O meio ambiente é a bola da vez e temos que nos conscientizar da importância da preservação do rio Cuiabá".

A diretora da escola Adventista Centro América que há três edições participa do "Abrace o Rio Cuiabá" elogiou a iniciativa do deputado em razão da sua preocupação com o meio ambiente. "Esta ação é muito importante e um incentivo aos nossos estudantes. Na nossa escola criamos o projeto 'Educação Mais Verde' e desde sexta-feira estamos distribuindo sacos de lixo nos semáforos da cidade e hoje estamos aqui empenhados na preservação do rio".

Há 30 anos envolvido com ações ecológicas, o ambientalista Abel Nascimento, disse estar grato ao ver um deputado comprometido com a causa ambiental. "Reunir a sociedade para abraçar o rio é um ato de grandeza e um grito desta geração contra a degradação do nosso rio e, é claro, do Pantanal".

Nenhum comentário: