terça-feira, 9 de junho de 2009

Tamboril é tombado como patrimônio paisagístico e ambiental

Localizada na rota do passeio público na rua da Paz, cerca de 25 metros da esquina da rua Rio Grande do Sul, no bairro Jardim dos Estados; a árvore Tamboril foi tombada como patrimônio paisagístico e ambiental de Campo Grande. O decreto de tombamento foi publicado nesta terça-feira (09/06), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).

O decreto assinado pelo prefeito Nelson Trad Filho ressalta que o objetivo do tombamento da espécie arbóreo Enterolobium Contortisiliquum (nome científico da árvore Tamboril) é a preservação como espécime florestal, paisagístico e ambiental. Ainda de acordo com o decreto, qualquer obra ou intervenção na área deverá ser analisada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semadur).

Iniciativa – A iniciativa de preservação partiu do Colégio Adventista do Jardim dos Estados, por meio de um abaixo-assinado pelos alunos e professores encaminhado ao Conselho Municipal do Meio Ambiente. A Prefeitura de Campo Grande deu início ao processo de tombamento no Dia da Árvore (21/09) de 2008, em solenidade realizada em frente à árvore.

Tamboril – A árvore da rua da Paz é um bem natural que faz parte da história de Campo Grande. Trata-se de uma árvore com semente de germinação fácil e crescimento rápido. Forma uma grande copa quando plantada em campo aberto. Ocorre no cerrado e também na Floresta Atlântica. Altura média: 20 a 35 metros.

Nenhum comentário: