terça-feira, 9 de junho de 2009

Crianças refletem os valores da vida através da Literatura

Refletir com as crianças sobre os verdadeiros valores da vida em uma época que cada vez mais se incentiva o consumo e o materialismo é o grande objetivo da Promotora Pública Luciara Silveira Pereira, em sua segunda obra literária "O Verdadeiro Tesouro de Carla". Na tarde de ontem, 8, cerca de 170 estudantes, de quatro a nove anos, das turmas de Educação Infantil até a 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Adventista puderam conversar de perto com a escritora. A palestra e sessão de autógrafos foi uma promoção do Projeto LevaLer - Leitura é Vida, desenvolvido pela Livraria Vanguarda em Rio Grande.

Na oportunidade, Luciara falou aos estudantes sobre a personagem do livro, Carla, e também buscou fazer com que os pequenos entendessem os valores como amizade verdadeira e afeto, e mostrar que a felicidade depende mais das virtudes que a pessoa é capaz de possuir do que dos bens materiais que essa pode obter. "Atualmente, desde cedo as crianças são estimuladas ao consumo exagerado. Este livro convida não só as crianças, mas também os adultos a refletirem sobre a importância do ser e não do ter", explica.


Na ocasião, os alunos puderam também fazer perguntas e participaram de uma sessão de autógrafos. "É maravilhoso poder ter esse contato. Sinto a acolhida e uma receptividade muito grande para trabalhar esse assunto. A maior curiosidade deles é saber sobre a minha vida, a minha profissão de promotora e o que meu levou a escrever", conta.
Luciara é estudiosa de Logosofia, uma ciência voltada à formação de conceitos e que busca a superação do ser humano. A partir desses estudos a promotora afirma que passou a sentir a necessidade de trabalhar com as crianças essa reflexão. "O Verdadeiro Tesouro de Carla" é o segundo livro de Luciara. A primeira obra é "Uma nova concepção dos direitos da Criança", também voltado ao público infantil, foi publicado no ano de 2000, em comemoração aos 10 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A diretora da escola, Mariângela Nunes afirma que a atividade vem ao encontro da proposta da escola de incentivo à leitura e, além disso, a presença da promotora na escola possibilitou aos estudantes saber um pouco mais sobre o ECA e o que é ser criança. "Além de fortalecer o ensino dos valores, a atividade possibilitou o contato com o autor, que para muitos deles parece algo tão distante de acontecer", avaliou.
Para os colegas da pré-escola, Rafaela Coelho e João Vitor Soares, de apenas cinco anos, a atividade foi "muito legal". "É um livro muito educativo e com figurinhas bem bonitas. A conversa com a autora também foi legal", disse João.
Além da escola Adventista, o Projeto LevaLer-Leitura é Vida promove a palestra e sessão de autógrafos com a promotora Luciara também na escola estadual Emílio Luiz Mallet, colégio Alternativo e Cesam, no próximo dia 19 de junho.


Melina Brum Cezar

Nenhum comentário: