sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Advogada Adventista toma posse como presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP

No dia 4 de outubro a Drª Damaris Dias Moura Kuo foi empossada como presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP. A solenidade reuniu diversas autoridades civis e religiosas e contou com a participação de mais de 200 pessoas. O evento contou com a participação especial do Coral da OAB SP.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, Dr. Luiz Flávio Borges D'Urso, há três anos instituiu a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, com uma atitude visionária e vanguardista. Em seu discurso destacou a importância da defesa da liberdade religiosa, a qual se assenta no respeito pelo sentimento religioso das pessoas e na premissa constitucional que assegura que ninguém será privado de direito em função de crença religiosa.

O pastor Edson Rosa, líder dos departamentos de Liberdade Religiosa e Comunicação da Igreja Adventista para a América do Sul enfatizou que este é um espaço muito importante e valioso. "Parabenizamos a Drª Damaris por tão nobre missão e lembramos que se constitui também numa grande responsabilidade. Estaremos orando pelo trabalho dessa comissão".

Dentre as várias autoridades eclesiásticas presentes o grupo de líderes de Liberdade Religiosa das várias Uniões da Divisão Sul-Americana foi destaque. Dr. Alcides Coimbra, diretor de Liberdade Religiosa e assessor jurídico da Igreja Adventista para o Estado de São Paulo (UCB), também tomou posse como um dos membros da comissão. "A OAB é uma das mais conceituadas instituições do Brasil, é extremamente positivo tê-la como uma das promotoras e defensoras da Liberdade Religiosa com uma comissão especialmente destacada para esse fim", argumentou o líder da UCB.

Comprometida com a missão de defender e promover a Liberdade Religiosa para todos em todos os lugares, a Drª Damaris Moura Kuo, em seu discurso parafraseou Martin Luther King Jr.,  "eu tenho um sonho de que vai chegar o dia que as pessoas não mais serão discriminadas por causa da sua religião. Eu tenho um sonho de que vai chegar o dia que não será mais necessário promover uma cultura de paz e liberdade de crença, pois a paz será uma realidade e a liberdade o maior dos valores, respeitado por todos".

Formada por advogados e juristas  de diversos segmentos religiosos que buscam defender o direito constitucional à Liberdade Religiosa, a comissão tem o grande desafio de acolher demandas e promover eventos de formação para os operadores do direito e líderes religiosos sobre assunto.

O Dr.Hédio Silva Jr, Secretário da Justiça da gestão de Geraldo Alckmin, antecessor da Drª Damaris Moura Kuo na presidência da comissão, destacou os atributos de liderança da nova presidente e declarou que este é mais um espaço que se abre para a defesa desta tão importante bandeira. "Sei que a comissão estará atenta e vai se posicionar de forma legítima e assertiva contra as violações ao direito fundamental da liberdade religiosa", destacou.

"Esta é uma data muito especial, pois marca o compromisso que instituições importantes da sociedade, como é o caso da OAB SP, estão assumindo diante da sociedade. A Igreja Adventista do Sétimo Dia congratula-se com esta comissão e terá nela uma referência na defesa e promoção da liberdade religiosa", salientou o pastor Udolcy Zukowski, secretário da UCB.

"Que essa comissão sirva de inspiração para que em outras seções da OAB pelo Brasil, surjam trabalhos análogos. A liberdade religiosa é um tema que precisa alcançar toda a sociedade, pois contrariamente ao que muitos acreditam, ainda ocorrem inúmeras violações a este direito
fundamental em nosso país", comentou Samuel Luz, também empossado como membro da comissão.

[Equipe ASN – Samuel Luz]

Nenhum comentário: