quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gov. Celso Ramos lança 17º AÇOR e entregará Troféu Açorianidade 2010

O cerimonial de lançamento do 17º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina e entrega do Troféu Açorianidade 2010 estão marcados para a próxima quinta-feira, dia 21, às 19h30, no CATRE – Centro Adventista de Treinamento e Recreação, na Praia de Palmas em Governador Celso Ramos.

Em cada edição do evento são entregues o total de 10 troféus. Cada um deles leva o nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano (São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores) e o décimo troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana. Neste ano será entregue um "Troféu Açorianidade Especial" que foi proposto e aprovado pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos para o embaixador de Portugal no Brasil o doutor João Manuel Guerra Salgueiro. A relação dos agraciados com o Troféu Açorianidade 2010 segue abaixo.

O grandioso evento do AÇOR acontecerá este ano na cidade de Governador Celso Ramos, entre os dias 5 e 7 de novembro, na Praia da Camboa – Fazenda da Armação. A 14ª edição da festa foi realizada na cidade, em 2007, em que mais de 25 mil visitantes participaram dos três dias do evento. Para este ano, a coordenação aguarda mais de 35 mil pessoas. O AÇOR já foi realizado também nas cidades de Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna e Palhoça.

Haverá nos três dias de festa mais de 60 apresentações folclóricas, dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 5 e 6 de novembro. Na Praia da Camboa – Fazenda da Armação, às 10 horas do dia 6, data em que o município completará 47 anos de emancipação político-administrativa, acontecerá o Desfile Folclórico dos Grupos que estarão atuando nos três dias do evento. No domingo, dia 7, às 9h30, na Igreja da Fazenda da Armação, será realizada a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, estão confirmadas seis cantorias (folias do Espírito Santo) e 12 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para atuarem na missa.

No Estande Gastronômico haverá um diversificado cardápio enriquecido com frutos do mar. "A proposta é fazer com que associações e cooperativas de pesca e maricultura participem do evento. Será uma preparação para o próximo ano uma vez que pretendemos promover a 2ª Mar & Festa. Esta festa, inclusive, fará parte do Calendário Turístico e Cultural de nossa cidade. Além da gastronomia açoriana feita por produtores locais, faremos também competições e brincadeiras entre os pescadores", adianta a Secretária de Educação e Cultura Azenir Porto Soares.

Receber a Festa Açoriana pela segunda vez no município de Governador Celso Ramos é motivo de orgulho para o Prefeito Municipal Anísio Soares. "Esta é a ocasião para mantermos nossas tradições açorianas e mostrar aos visitantes nossa rica cultura. Os preparativos estão sendo feitos com a competência e a dedicação da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte, do NEA e de todas as Secretarias Municipais que se envolvem na organização desse grandioso projeto. Temos certeza que esta edição superará nossas expectativas de público ultrapassando os 35 mil visitantes", complementa o Prefeito Anísio.

Nenhum comentário: