quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Consultório móvel presta 200 atendimentos em Itaboraí

A Semana da Saúde da Mulher, realizada de 4 a 8 de outubro, realizou 200 atendimentos no consultório ginecológico móvel que ficou instalado no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em Itaboraí. Exames preventivos de útero (papanicolau) e de mamas foram realizados através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Hospital Adventista Silvestre, que disponibilizou a unidade móvel, uma médica e uma enfermeira.

Moradoras da cidade destacaram a importância da iniciativa que levou ao bairro Venda das Pedras um trailer adaptado para a realização das consultas médicas. "A gente sabe que é chato, mas é necessário fazer o preventivo. Aqui foi ótimo porque além de ser mais tranquilo, foi feito por mulheres, o que dá mais segurança, não ficamos tão envergonhadas", disse Lucia Helena Aguiar Ferreira, de 38 anos.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, a campanha terá outras edições. "A nossa intenção é atender o máximo de mulheres no município. Queremos beneficiar, principalmente, as mulheres que não podem pagar os exames e não têm plano de saúde. O preventivo precisa ser feito todo ano, pois é uma forma de prevenir doenças graves como o câncer", afirmou.

O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade. O auto-exame das mamas deve ser feito todo mês, enquanto o papanicolau, inicialmente, um exame a cada ano. Para um resultado mais preciso dos exames, é necessário a menstruação ter acabado de 7 a 10 dias, que a mulher não esteja fazendo uso de creme ou ducha vaginal, não tenha tido relações sexuais nas últimas 72 horas e faça higiene íntima.

Prefeitura Municipal de Itaboraí

Nenhum comentário: