segunda-feira, 23 de maio de 2011

Campanha Adventista ajuda Hemoba na coleta de 63 bolsas de sangue em Lauro de Freitas

Em dois dias de campanha encerrada nesta sexta-feira em Lauro de Freitas/BA, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), arrecadou 63 bolsas de sangue. A Campanha foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Durante os dois dias, 27 profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PAC), trabalharam em parceria com os Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia na captação de doadores. Saiba mais.

Segundo a diretora do Núcleo de Articulação e Mobilização Comunitária da Saúde, Fátima Carvalhal, uma bolsa pode salvar até 4 vidas. "No primeiro dia conseguimos arrecadar 24 bolsas e no segundo, 39. Isso é resultado do esforço de nossa equipe em parceria com os desbravadores".

Carvalhal ressalta que Lauro de Freitas é referência na captação de sangue. "Em menos de três meses, já tivemos duas campanhas, com média de 60 bolsas coletadas. Em 2010, o município recebeu um troféu pela grande parceria realizada com o Hemoba reconhecendo o potencial das ações desenvolvidas.

As pessoas que ainda não doaram podem se dirigir à Unime, neste sábado, 21, a partir das 8h30. A Unidade Móvel do Hemoba estará na Feira da Cidadania, realizada pela instituição.

Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.  Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.

Nenhum comentário: