domingo, 29 de maio de 2011

Mulher adulta tem maior interesse em largar o cigarro

Houve um tempo no século passado em que uma mulher fumando era glamuroso e a indústria cinematográfica de Hollywood explorou lindas atrizes lançando generosas baforadas sensuais em filmes, alguns até clássicos. A cultura atual, que investe na qualidade de vida relacionada à saúde, abomina o cigarro. Cada vez mais se cria situações para que o fumante não consiga fumar, principalmente, em lugares públicos. 

Justamente mulheres e com idade acima de 45 anos são a maioria no curso Como Deixar de Fumar, trabalho realizado há 20 anos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que terá uma nova turma iniciando nesta segunda-feira. 

Terça-feira é o Dia Mundial Sem Tabaco. A médica homeopata e clínica geral Sandra Mara de Oliveira Lima, responsável pelo curso, esclarece que os mais jovens demoram mais para decidir a parar de fumar. Ela explica que as pessoas mais adultas reconhecem com maior facilidade os efeitos nocivos, enquanto que os jovens não sentem de imediato as perdas. 

De acordo com a médica, 96% da população tem consciência de que o cigarro faz mal à saúde. Lima conta que um senhor fumante foi ao curso com a intenção de que o filho de 14 anos parasse de fumar. O adolescente não voltou mais após o primeiro dia. Contudo seu pai, que acreditava ser impossível parar de fumar, persistiu e seguiu com coragem os ensinamentos. Atualmente, o senhor está livre do tabaco. 

A médica explica que o grupo trabalha muito com os sintomas da abstinência, período em que o dependente químico mais sofre. Segundo a médica, sozinho o fumante não consegue abandonar o vício. 

Em grupo, orientado e seguindo o tratamento qualquer pessoa se livra do tabaco. "Não é fácil. Mas não é impossível", ressalta Lima. A dependência do cigarro gera uma satisfação psíquica que faz com que o fulmante acredite que após parar com o cigarro não conseguirá mais viver. Lima ressalta que é exatamente o contrário. 

• Serviço
O curso Como Deixar de Fumar será do dia 30 deste mês a 3 de junho, a partir das 19h45, na Praça Itália, número 3-7, no Centro. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (14) 3019-9423 e (14) 3321-5100. O curso é promovido gratuitamente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Nenhum comentário: