segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto Doador do Futuro conta com adesão de jovens adventistas

Informar e sensibilizar sobre a importância da doação de sangue. Esse é o objetivo do projeto 'Doador do Futuro', realizado pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), por meio do serviço de Captação de Doadores de Sangue. As atividades educativas são direcionadas aos jovens na faixa etária de 10 até 17 anos.

Esta semana, a ação realizada no auditório do hemocentro contou com a adesão de cerca de 60 membros dos Clubes Desbravadores Pioneiros do Advento e Porto Seguro, ambos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Durante a palestra, em linguagem adaptada para o público, a assistente social Andrezza da Silva Ribeiro forneceu informações gerais sobre o sangue e os procedimentos relativos à preparação para o ato da doação, seguidos de testes sorológicos que garantem a qualidade do sangue, que ao final do processo é separado em três componentes: plaquetas, hemácias e plasma.

O coordenador regional dos 23 clubes de desbravadores e seis distritos da Igreja Adventista, Gil Marcos, explicou que desde o ano passado, membros da congregação iniciaram o trabalho de conscientização da importância da doação junto aos jovens adventistas.

"Temos um projeto dentro da igreja, que também está atenta à questão da doação de sangue no futuro. Por isso, resolvemos mobilizar os nossos jovens, doadores do futuro, para vir até o Hemose", ressalta o coordenador.

Aprendizado

Atentos às explicações os adolescentes interagiram tirando dúvidas sobre a doação de sangue. Thaynara Suellen Silva Santos, 11 anos, comentou que foi um dia de aprendizado. "Não sabia que o sangue tinha essa importância toda. Aprendi muito", disse.

Já Renato Correia de Oliveira, 14 anos, afirmou que vai conversar com outras pessoas sobre a importância do sangue. "Quando tiver idade vou ajudar outras pessoas que precisam do sangue para viver", ressaltou.

Campanhas

Para agendar palestra ou grupos para doação de sangue e medula óssea, basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores, do Hemose através do e-mail: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br. Mais informações nos telefones: (79) 3259-3174/3225-8039/8878-9406.

Nenhum comentário: