segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COMBATE À DENGUE GANHA REFORÇO DOS DESBRAVADORES EM ARACAJU

Na manhã de sábado, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu o apoio dos desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no combate à dengue. O mutirão, que também contou com a parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), visitou cerca de 800 residências dos bairros Santos Dumont e 18 do Forte, zona norte da cidade.

A concentração aconteceu em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont, com cerca de 40 agentes da vigilância epidemiológica e dos 100 desbravadores para a força-tarefa.

Após a instrução do supervisor geral, Gilvan Dias, as equipes foram divididas pelas ruas dos dois bairros.

Gilvan Dias relata que o trabalho de força-tarefa é realizado de maneira minuciosa nas residências e que o índice de infestação da área está estável, sendo que os maiores focos ainda são encontrados nas lavanderias. "Realizamos o trabalho técnico, que consta na eliminação das larvas do mosquito, verificação de possíveis focos e tratamento com larvicida, bem como fazemos a parte educativa para conscientizar os moradores. Também colamos etiquetas para sabermos se o local já foi visitado", afirma o supervisor.

Eliminação dos focos

Na casa da aposentada Maria Neide foram encontradas larvas do Aedes aegypti que foram eliminadas pelo agente de endemias. Já na residência da dona de casa Maria Joana, todos os locais que acumulam água estavam devidamente cobertos e limpos.

 "Já moro aqui há muito tempo e sempre me protegi de todas as formas, por isso a gente não pode deixar que um mosquito tão pequeno faça um estrago tão grande. Quando fazemos a nossa parte e a SMS realiza este combate, estamos mais protegidos contra a dengue", aconselha Maria Joana.   

Parceria com os Desbravadores

Para intensificar o combate, a SMS contou com o reforço do Clubes de Desbravadores, que trabalha com crianças e adolescentes desde 2008. Para o coordenador Gil Marcos Carvalho, a parceria deu muito certa e o objetivo é intensificar a colaboração em outros projetos. "A criança torna-se uma porta de entrada na casa das pessoas para que seja feito o trabalho contra a dengue. O nosso objetivo é servir a Deus e a nossa comunidade através da ajuda ao próximo. Nossa parceria visa à melhoria na saúde pública", diz Gil Marcos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante, informa que na próxima semana será realizado o 5º Levantamento Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) do ano, e que ele serve como um diagnóstico da situação da doença dos dois últimos meses e também para planejar as ações para o próximo bimestre em Aracaju.

Essa parceria coma sociedade e instituições é muito importante. O agente faz a visita, orienta e realiza a eliminação com larvicida, mas a manutenção desse ambiente é de responsabilidade de todos.Se cada um cuidar bem do seu espaço, não deixaremos espaço para a dengue, afirma o secretário Silvio Santos.

Nenhum comentário: