segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estudantes fazem caminha contra o tabaco em Rondonópolis


Agora MT


Estudantes de Rondonópolis realizaram uma caminhada na manhã desta segunda-feira, 29, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, para lembrar as consequências resultantes do tabagismo. A passeata iniciou na Escola Adventista, percorreu a região central da cidade.

A ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com o apoio de alunos das escolas Marechal Dutra, Major Otávio Pitaluga, Adventista do 7º Dia, Sagrado Coração de Jesus e escoteiros.

Mariúva Valentim Chaves, gerente do Departamento de Ações Programáticas, destacou que o tabaco é uma droga licita e traz tanto estragos quanto as ilícitas. Este ano o foco da campanha será o cigarro mentolado, pois apresenta alto número de adolescentes que consomem o cigarro, devido o sabor.

Foram registrados, pela secretaria, 56 casos de óbitos relacionados a uso de cigarro, em 2010. O município dispõe de seis unidades de saúde que realizam ações de combate ao tabaco, além do CAPS-AD que atua especificamente com dependentes. Segundo Mariúva, 70% das pessoas que participam do programa abandonam o cigarro.

Nenhum comentário: