sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Roraima - Hemocentro convoca doadores com urgência

Com a falta de sangue, o Hemocentro de Roraima faz nova convocação com urgência, de doadores de sangue do tipo O negativo. Hoje o estoque está baixo, tendo apenas uma bolsa desse sangue. Os interessados podem procurar a unidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e 13h às 18h.

O sangue de fator negativo é raro, o que dificulta o abastecimento do banco de sangue. O 'O' negativo é considerado doador universal, ou seja os receptores de sangue podem receber dele, independente do fator Rh, mas o paciente O negativo só recebe o mesmo tipo de sangue.

Segundo a coordenadora do setor de Captação do Hemocentro, Márcia Fernanda Fonseca, o setor faz a convocação diária de doadores, por meio do sistema de telecaptação. Entretanto, muitos dos telefones cadastrados pelos voluntários estão desatualizados ou desligados. "O cadastro do doador é atualizado todas as vezes que é feita uma nova doação, apesar disso muitos números não funcionam ou não são atendidos", completou.

Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, entre 18 e 65 anos e pesando mais de 50 kg pode doar sangue. A pessoa não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação. "Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto", informou.

Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Mais informações no (95) 2121-0863.

Responsabilidade social

Para contribuir ainda mais no estoque de bolsas de sangue, o projeto Vidas por Vidas da Igreja Adventista do 7º Dia, estará intensificando a coleta de sangue neste sábado, 20, na sede do Hemocentro.
Está é a terceira vez que a campanha é realizada no Hemoraima. "As campanhas externas têm objetivo de ajudar a manter o estoque do banco de sangue, principalmente quando as doações diárias não atendem a demanda da distribuição", frisou Fernanda Fonseca.

Nenhum comentário: