quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Hospital Adventista Silvestre promove treinamento para Cuidadores de Idosos

Hospital Adventista Silvestre Promove Treinamento em Botafogo.

Pesquisas do IBGE apontam que até o ano de 2025 o Brasil terá uma população de cerca de 33 milhões de idosos, ou seja, o país terá a sexta maior população de pessoas que já entraram na terceira idade do mundo. O crescimento acelerado dessa parte da população trará diversas mudanças socioeconômicas para o país. Uma delas é a consolidação da função dos Cuidadores de Idosos no mercado de trabalho como opção de emprego. Os salários podem chegar a R$1.200. Por isso, diversas instituições vêm investindo em cursos e programas nessa área. É o caso do Hospital Adventista Silvestre que promove o 15º Treinamento para Cuidadores de Idosos, curso que acontece em agosto, no auditório do Centro Médico Adventista, em Botafogo.

Segundo o médico geriatra Homero Leite, coordenador do curso, O mercado de trabalho está com uma grande carência de cuidadores de idosos bem treinados, por isso, o aumento da procura por cursos e treinamentos é inevitável.

O curso tem o objetivo de orientar, prevenir e ensinar profissionais da área de saúde, familiares, estudantes ou pessoas que estão ao lado de um idoso de que maneira cuidar melhor dele.

O treinamento terá como tema os cinco principais problemas que podem agravar a saúde de um idoso. Chamado de: "Os Gigantes da Geriatria – 5 Is. A Insuficiência Cognitiva (a partir de doenças como o mal de Alzheimer ou sequelas de acidentes vasculares cerebrais); a Imobilidade; as Incontinências (urinária, por exemplo); a Instabilidade Postural (perda de equilíbrio e favorecimento de quedas) e a Iatrogenia (complicações advindas do próprio tratamento, por exemplo: efeitos colaterais de medicamentos).

Segundo o Dr. Homero Leite, esses problemas serão os principais temas, mas ainda serão debatidos assuntos ligados à nutrição, cuidados de enfermagem, fisioterapia, psicologia e serviço social.

Leite explica ainda que a ideia de que os idosos são um peso ficou para trás. Atualmente, eles representam boa parte da população responsável pela estabilidade financeira das famílias, além da inegável importância emocional e cultural.

"É importante lembrar que as pensões e as aposentadorias têm forte impacto socioeconômico e essa dependência de familiares em relação ao idoso trouxe outro tipo de problema: o estresse emocional", lembra o Dr. Homero.

- Em muitos lares idosos passaram a contribuir com a renda da família, e em muitos casos em detrimento de suas necessidades. Ou seja, uma pessoa que já passou por quase todas as fases da vida, quando chega a idade em que deveria desfrutar de um descanso, ainda tem uma série de problemas para resolver. Por isso é importante que as pessoas e a sociedade estejam preparadas para lidar com as necessidades que o idoso possa apresentar – alerta o médico.

.[Treinamento de Cuidadores de Idosos, dias 09,11,16 e 18 de agosto, das 14h às 18h, no Auditório do Centro Médico Adventista Silvestre/Botafogo – R. Dezenove de Fevereiro, 140, |Inscrições no local: R$ 80,00 |Informações: (21) 3034-4083].

Nenhum comentário: