sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Hospital Adventista Silvestre recebe a habilitação para realizar transplantes renais


O Hospital Adventista Silvestre @hospsilvestre (HAS), no Cosme Velho, está oficialmente habilitado para realizar transplantes renais. A publicação saiu no dia 12 de agosto (sexta-feira), no Diário Oficial da União e autoriza o hospital, bem como a equipe médica chefiada pelo Dr. Pedro Túlio Rocha (Nefrologista), e demais membros, Dr. Renato Gonçalves (Nefrologista), Dr. Rômulo Guida Junior (Urologista), Dr. Eduardo Fernandes (Cirurgião de Transplantes) e Dr. Carlos Alberto Vasconcelos (Cirurgião Vascular), a realizar esse tipo de cirurgia em suas dependências.
A habilitação foi concedida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e chancelada pela União e o primeiro transplante pode acontecer a qualquer momento. Dentro de algumas semanas o hospital irá disponibilizar um telefone para a realização de uma lista de inscrição para a realização dos transplantes para pacientes em espera.
Assim, as cirurgias através de convênios já poderão ser agendadas. O hospital aguarda para os próximos meses a habilitação para realizar transplantes também pelo SUS.
- A conquista da habilitação para a realização de cirurgias para transplantes renais é muito importante para o estado, pois a alta demanda e a falta de ambientes para realizá-los causa grandes transtornos para a população, revela o chefe da equipe, Dr. Pedro Túlio.
Os rins são os órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas. Eles filtram o sangue e excretam as substâncias indesejadas ao organismo. Também são fundamentais para manter os líquidos e sais do corpo em níveis desejados. Além disso, participam ativamente do controle da pressão arterial.
A doença renal crônica é uma das principais complicações em decorrência da hipertensão arterial, diabetes mellitus, e de outras doenças glomerulares, intersticiais e tubulares. Seus principais sintomas são: fraqueza; cansaço; inchaço nos pés, pernas ou rosto; dificuldade para urinar; urina com espuma, avermelhada ou escura e aumento ou diminuição na quantidade de urina. A doença degenera, progressivamente o órgão até a perda completa de suas funções, levando à necessidade do transplante que pode ser realizado por um doador falecido ou vivo.
O HAS já está habilitado pela Secretaria Estadual de Saúde a fazer transplantes de coração, fígado e córnea se tornando assim uma das principais referencias em transplantes do país. O telefone para informações sobre transplantes renais no Hospital Adventista Silvestre é (21) 3084-3388.

Nenhum comentário: