sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alunos conhecem porto para trabalho escolar


Créditos: Divulgação

Conhecer "in loco" um porto para poder apresentar um trabalho na Mostra de Inovações do Século XXI da escola. Essa foi a missão dos alunos do 7° ano do Colégio Adventista, durante visita realizada ao Porto de Fortaleza na manhã desta terça-feira. Na oportunidade, o engenheiro da Companhia Docas do Ceará (CDC), Raimundo José de Oliveira, apresentou os tipos de modais de transporte e destacou as vantagens do modal aquaviário.

Com base nas diversas perguntas feitas pelos alunos, o Engenheiro Raimundo explicou que os principais produtos exportados pelo Porto de Fortaleza são frutas, pescados, produtos têxteis e eletrodomésticos. Entre os importados, destacam-se os combustíveis e o trigo. Outra dúvida solucionada foi sobre como é a segurança dentro dos navios para evitar a ação de piratas. Raimundo destacou que o Porto de Fortaleza tem boa visualização que a fiscalização é feita pelas Polícias Marítima e Federal. 

Os alunos também perguntaram o significado de termos técnicos, como berço, que é o local onde o navio atraca (para), e píer, que é uma estrutura construída dentro do mar para desenvolver operações de risco. Dúvidas sobre a capacidade de contêiner por navio e dentro do pátio do Porto também foram solucionadas, destacando-se que alguns navios podem transportar mais de 70 mil toneladas e que o pátio do Porto de Fortaleza disponibiliza 131 mil m² para armazenagem. 

Após a palestra do Engenheiro Raimundo José, os alunos pegaram o transporte escolar e seguiram para visita "in loco" às instalações do Porto de Fortaleza, onde puderam ver as tubovias que transportam derivados de petróleo e gordura vegetal para a retroárea do Porto, bem como conhecer a operação de navio e os guindastes, empilhadeiras e caminhões operando e circulando pelo Porto.

Nenhum comentário: