quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Orquestra Sinfônica do Paraná na IASD

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste sábado (24) mais uma edição da Série Clássica. O concerto acontece às 19h30, na Igreja Adventista do 7º Dia, sob a regência do maestro Paulo Torres. A entrada é franca.

Idealizada pelo maestro titular da orquestra, Osvaldo Ferreira, a Série Clássica tem como objetivo levar a música clássica além dos auditórios do Teatro Guaíra, atraindo diferentes comunidades para essa manifestação artística.

O programa da apresentação começa com o Concerto em Mi maior para violino e Orquestra de Cordas, "A Primavera" (das Quatro Estações), de Antonio Vivaldi (1678-1741), com solo de violino de Maria Ester Brandão Watanabe. Vivaldi é um dos autores mais conhecidos e populares da história da música e simboliza a essência da música barroca italiana.

A segunda obra programada é Concerto Brandenburguês N° 3 em Fa maior, de Johann Sebastian Bach (1685-1750) – músico alemão também do período barroco. Este concerto faz parte de um ciclo composto por seis pelas.

Em seguida, será apresentada a Sinfonia N° 45 em Fa menor, de Franz Joseph Haydn (1732-1809), importante compositor, considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas.

A Sinfonia Nº. 40 em Sol menor, K. 550, de Wolfgang Amadeus Mozart, que também compõe o repertório, é conhecida como a "Grande". Mozart foi um dos maiores compositores austríacos do período clássico e mostrou habilidade musical prodigiosa desde sua infância.

Encerra o concerto a Abertura Coriolano, Op. 62, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), compositor alemão do período de transição entre o Classicismo e Romantismo, considerado um dos pilares da música ocidental. Coriolano foi escrita para servir de abertura a uma tragédia do mesmo nome, do jurista e poeta Heinrich-Joseph von Collin, secretário civil do imperador da Áustria, baseada na vida dos homens ilustres gregos e romanos de Plutarco.

Serviço

Série Clássica (Orquestra Sinfônica do Paraná)

Sábado, 24 de setembro, às 19h30, na Igreja Adventista do 7º Dia (Rua Carlos de Carvalho, nº 400, Centro – Curitiba).

Entrada franca

Nenhum comentário: