terça-feira, 4 de outubro de 2011

Em parceria com a ADRA, Defesa Civil capacita população

A Defesa Civil do estado em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) realizou no final de semana, no auditório das Faculdades Unidas do Norte de Minas- Funorte, no campus São Norberto um curso  sobre os objetivos da instituição estadual.

Samuel Nunes

O diretor da ADRA Brasil – Regional MG, Valmor Ricardi destacou importância do curso e da parceria com a Defesa Civil Estadual

As cerca de 80 pessoas que nos dois dias participaram das aulas teóricas receberam noções sobre as ações desenvolvidas pelo órgão, além de conhecimentos voltados, por exemplo, para mapeamento de áreas de risco, elaboração de plano de contingência, administração de abrigos temporários, preenchimento da Notificação Preliminar de Desastres (Nopred) e da Avaliação de Danos (Avadan).

Halysson Câmara representante estadual, ressaltou em sua palestra a relevância do curso para garantir mais segurança à população. O fato de contar com a participação de jovens, é segundo ele, de grande relevância, pois são voluntários importantes para a Defesa Civil. 

Já Madson Malveira (Defesa Civil Municipal) destacou a importância da capacitação de voluntários,  pois segundo ele, a vontade das pessoas em colaborar é fundamental, mas é preciso o conhecimento para que a ajuda seja eficiente.

Para o diretor da ADRA Brasil – Regional MG, Valmor Ricardi, o principal objetivo do curso foi treinar as pessoas para que se sentissem seguras para agir rapidamente em casos de emergências, principalmente no tempo das enchentes.

Durante os dois dias de treinamentos os participantes receberam orientações sobre como prestar socorro imediato às vítimas, realização de cadastramento de famílias, como cuidar de abrigos e  ainda, como proceder em relação à distribuição de cestas básicas.

Um dos participantes, o acadêmico de medicina Manoel Machado disse que a parceria da Adra com a Defesa Civil permitiu a ele e aos demais ter um conhecimento mais técnico do que é este órgão e ainda que, a capacitação vai ser fundamental quando for necessário ajudar a população em tempos difíceis.

A opinião de Manoel é compartilhada pelo funcionário público Edson Rodrigues que salientou ainda a necessidade de cada segmento da sociedade contribuir de alguma maneira para amenizar a situação das pessoas que vivem, por exemplo, em áreas de risco.

Nenhum comentário: