sábado, 22 de outubro de 2011

No Recife, estudantes estão confiantes no primeiro dia do Enem

Candidatos entram na Unicap para fazer provas do Enem (Foto: Vanessa Bahé/G1)Candidatos entram na Unicap para fazer provas do
Enem (Foto: Vanessa Bahé/G1)

A expectativa para realizar uma boa prova une as histórias de quatro estudantes que esperam para iniciar, às 12h, as provas deste sábado (22) do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife. Elisete, Amanda, Rafael e Guilherme se preparam para responder as questões que envolvem Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias numa maratona de quatro horas e meia.

O dia de Elisete Umbelino, 16 anos, será um pouco diferente do convencional. Ela estuda na Escola Adventista do Recife, no bairro da Boa Vista, e é Adventista do 7º Dia, que guarda os sábados apenas para atividades de lazer. Por isso, Elisete vai ficar confinada junto a outros jovens evangélicos até o fim da tarde, quando começará a prova que seguirá até 22h30. "Vou ficar em uma sala orando e cantando até o pôr do sol, guardando meu sábado. Espero fazer uma boa prova porque venho estudando o ano inteiro para passar. Quero fazer Engenharia Biomédica ou Florestal", conta Elisete.

Já para Amanda Alves, 19 anos, a rotina de prova será igual à da maioria dos participantes. Amanda é aluna da Escola Assembleia de Deus, em Cavaleiro, Jaboatão, e espera obter uma boa nota para fazer o curso de Nutrição. "Não estudei muito, tentava tirar duas horas do meu dia para me dedicar aos livros, mas espero fazer uma boa prova também", afirmou a jovem.

Outro candidato com boas expectativas para o primeiro dia do Enem é o estudante Rafael Portela de 17 anos. Ele é aluno do Colégio Mater Christi, no bairro de Casa Forte, e pretende passar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o curso de Ciências Atuariais. "Estou bastante tranquilo e venho estudando durante o ano todo. Só nas últimas semanas dei uma relaxada para não ficar nervoso", explicou Rafael.

Guilherme Martins, candidato ao Enem no Recife (Foto: Vanessa Bahé/G1)Guilherme Martins, candidato ao Enem no Recife
(Foto: Vanessa Bahé/G1)

Também tranquilo, o aluno da Escola Pintor Lauro Villares, nos Torrões, Zona Oeste do Recife, Guilherme Martins, 19 anos, diz que está calmo porque já passou por algumas experiências desse tipo. "Participei de alguns concursos e sei como é essa maratona de provas. Minha expectativa é ter uma boa nota para passar no curso de Letras. Quero ser professor, gosto muito de ler e fazer redação", comenta Guilherme

Nenhum comentário: